Filme inédito no Eurochannel mostra tentativa de tomada da Estônia pela Rússia sob o ponto de vista de um jovem casal
No início do século XX, as ideias comunistas se espalharam pela Europa Oriental e a Estônia não foi exceção. Para dar um panorama do que ocorreu à época e mostrar como a Rússia Soviética tentou controlar o país vizinho, o Eurochannel apresenta o inédito Dezembro em Chamas, no dia 5/11, segunda-feira, às 20h.
Filme provocativo que mostra as mudanças em Tallin, capital da Estônia, sob o ponto de vista de um casal recém-casado, Dezembro em chamas mistura drama, ação e romance para narrar uma história baseada em fatos reais sobre a tentativa comunista para tomar Tallin, em 1º de dezembro de 1924.
A trama começa quando Tanel Rouk (Sergo Vares) e sua esposa Anna (Liisi Koikson) tentam fugir para a França. Na manhã da viagem, uma rebelião começa porque os membros do Comintern (organização internacional comunista criada por Lênin para reunir os partidos comunistas de todos os países) tentam instalar um governo comunista no país. A aventura toma um rumo inesperado, deixando os planos do casal na incerteza.
Refletindo sobre a vibrante história da Estônia, o diretor Asko Kaske convida os espectadores a sentir o alvoroço de seu país nos anos 1920. Os processos e as tragédias do regime comunista na Estônia são mostrados por meio da separação forçada dos dois protagonistas. Mas a esperança de um mundo em paz e a forma para alcançá-lo também estão presentes.
Considerado um dos mais ambiciosos projetos cinematográficos da Estônia nos últimos anos, Dezembro em chamas foi o filme nomeado pelo país para concorrer ao Oscar de 2009 e teve um orçamento modesto de 1,7 milhões de euros.
Dezembro em Chamas (Estônia, 2008)
Diretor: Asko Kase
Gênero: drama, história
Elenco: Sergo Vares, Liisi Koikson, Tõnu Kar
Comentários