DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 03 A 07 DE MARÇO



SEGUNDAS DA MÚSICA - 03/03

PROGRAMA NACIONAL  INÉDITO 
“SUVACO 20 ANOS” (documentário)
Dia 03 de março, segunda, às 21h30
Horários alternativos: terça, à 1h30 e às 15h30 / quarta, às 9h30 / domingo, à 1h30 e às 17h30

Sinopse: No ambiente de roda de samba, o documentário registra os integrantes do bloco de carnaval Suvaco do Cristo, no Rio de Janeiro, relembrando seus sambas e resgatando as histórias do tradicional bloco carioca, em seus 20 anos de existência.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  INÉDITO 
“CORAÇÕES A MIL” (documentário)
Dia 03 de março, segunda, às 22h30
Horários alternativos: terça, às 2h30 e às 16h30 / quarta, às 10h30 / domingo, às 4h30 / segunda, à 0h30
Sinopse: A comédia musical de 1986 dirigida por Jom Tob Azulay tem como dupla central  Jairo, comunicólogo, tipo intelectual e desligado, e Su, a super-tiete. Ele, detentor de um discurso ininteligível, trabalha para uma importante agência de comunicação social, da qual recebe a difícil missão de descobrir "a fórmula secreta" usada pelo ídolo Gilberto Gil para conquistar as plateias. Ela, apaixonada pelo astro, não perde um único show. O elenco conta com Gilberto Gil, Regina Casé e Joel Barcellos.

TERÇAS DAS ARTES - 04/03
PROGRAMA NACIONAL 
“TEIMOSIA DA IMAGINAÇÃO: Aurelino - Sombra Viva” (série)
Dia 04 de março, terça, às 23h
Horários alternativos: quarta, às 3h e às 17h / quinta, às 11h / domingo, às 3h30 e às 19h30
Sinopse: “Teimosia da Imaginação” apresenta mestres das artes plásticas de diversas regiões do Brasil que iniciaram e desenvolveram suas obras de maneira intuitiva, sem qualquer formação artística oficial. Ela promove um mergulho no universo criativo e pessoal de cada um desses artistas, dando-lhes espaço para que eles mesmos se revelem ao espectador.A série fala sobre a inevitabilidade da expressão artística e da interferência criativa de pessoas que têm tudo para não fazê-lo, mesmo que as circunstâncias sociais, financeiras ou psíquicas sejam desfavoráveis.
O episódio desta semana revela um pintor enigmático, trazendoà tona a arte e a personalidade de um potente criador, o artista plástico Aurelino. Há muito,ele permaneceu apagado pela marginalização, pela intolerância por sua classe social e também pela configuração psíquica peculiar. O documentário acompanhasua rotina em Salvador e seu processo criativo, proporcionando o contato com a intensa carga política do seu discurso cifrado.
 
PROGRAMA INTERNACIONAL  INÉDITO EXCLUSIVO
“ARQUITETURAS – Museu Judaico de Berlim” (série)
Dia 04 de março, terça, às 23h30
Horários alternativos: quarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / domingo, às 4h e às 20h
Sinopse: “Arquiteturas” traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas de todo o mundo.O episódio desta semanase dedicaao Museu Judaico de Berlim. O projeto assinado por Daniel Libeskind questiona onde começa e termina a arquitetura, e se é possível construir em lugares onde tudo foi destruído, sem ocultar os traços do que não existe mais.

QUARTAS DO CINEMA - 05/03
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS INÉDITO 
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “Ferreira Gullar - A Necessidade da Arte”, “Caminho Niemeyer” e “Candeias, da Boca pra Fora”
Dia 05 de março, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 16h / domingo, às 8h30
Sinopse: "A Vida é Curta!" desta semana exibe três curtas-metragens que falam sobre grandes figuras brasileiras. “Ferreira Gullar - A Necessidade da Arte” é dirigido por Zelito Viana e traz depoimentos do poeta que dá nome ao filme sobre a arte como necessidade vital. Ferreira Gullar ainda fala das transformações que sofreu através da história e da relação criativa que se estabelece entre o homem e a obra de arte através do olhar. Em seguida, “Caminho Niemeyer” – também com direção de Zelito Viana – integra as obras de Oscar Niemeyer em Niterói (RJ). Por último, “Candeias, da Boca pra Fora” fala sobre a obra e a estética de Ozualdo Candeias, um dos cineastas mais inventivos do Brasil, realizador do reverenciado “A Margem”. O filme conta com depoimentos de José Mojica Marins, Carlos Reichenbach, Jairo Ferreira e Inácio Araújo, entre outros. A direção é de Celso Gonçalves.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“CURTA! RELÂMPAGO - O Sanduíche” (filme)
Dia 05 de março, quarta, às 22h45
Horários alternativos: quinta, às 2h45 e às 16h45 / sexta, às 10h45 / sábado, às 21h45
Sinopses: O filme mostra os últimos momentos de um casal, a hora da separação. E o fim de alguma coisa pode ser o começo de outra. Ao mesmo tempo, mostra outro casal nos primeiros momentos, na hora da descoberta. Encontros, separações e um sanduíche. No cinema, o sabor está nos olhos de quem vê. A direção do filme é assinada por Nelson Diniz, Janaína Kramer Morra, Felippe Monnaco e Milene Zardo.

PROGRAMA INTERNACIONAL INÉDITO EXCLUSIVO
“FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA – Roma, Cidade Aberta”(série)
Dia 05 de março, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / domingo, às 2h30 e às 20h30
Sinopse: A série francesa traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. O episódio desta semana faz uma análise de “Roma, Cidade Aberta” (1945). O filme deRoberto Rossellini foi produzido em um momento essencial da história do cinema.Enquanto parte da Itália ainda estava ocupada pelo exército alemão, ele fala sobre o sofrimento de Roma, desde a queda de seu ditador, Mussolini. O episódio traz imagens de arquivo e entrevistascom os diretores Roberto Rossellini e Federico Fellini, a atriz italiana Anna Magnani, o cineasta François Truffaut, entre outros.

QUINTAS DO PENSAMENTO - 06/03
PROGRAMA NACIONAL ESTREIA 
“ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU: O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ” (documentário)
Dia 06 de março, quarta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 2h30 e às 16h30 / domingo, à 0h e às 21h30 / segunda, às 10h30

Sinopse: O documentário, que traz a última entrevista do conceituado geógrafo Milton Santos, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias, procurando explicar, ou até mesmo elucidar, os seus efeitos, as crises que promove e o papel da mídia neste contexto.

SEXTAS DO PENSAMENTO - 07/03
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA 
“ESTRATÉGIA XAVANTE” (documentário)
Dia 07 de março, sexta, às 22h
Horários alternativos: sábado, às 2h e às 14h / domingo, às 6h30 / segunda, às 4h15 e às 16h / terça, às 10h
Sinopse: O documentário dirigido por Belisario França aborda a estratégia desenvolvida pelo povo xavante na tentativa de preservar seu território e manter sua tradição com autonomia. Eles optaram por fazê-lo através das histórias contadas por jovens índios que estudaram os costumes brancos nas grandes cidades com o objetivo de se tornarem interlocutores de seu povo.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“ADEUS CAMARADAS - Ameaças” (série)
Dia 07 de março, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 3h30 e às 23h / domingo, às 18h30 / segunda, às 17h30 / terça, às 11h30

Sinopse: Mesmo antes de sua morte, a idade de ouro de Brehznev estava desaparecendo. O crescimento econômico diminuiu, os gastos militares aumentaram e os suprimentos alimentícios estagnaram. Mas as elites do Partido tampouco estavam em boa forma. Em apenas cinco anos, três líderes partidários - Brehznev, Andropov e Chernenko - morreram. Além disso, os satélites eram controlados por homens dispostos a defender seus poderes com violência, como era o caso do General Jaruzelski.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado