Curta! completa dois anos e traz novidades
A programação inclui os documentários "Dominguinhos", "Serras da Desordem" e "Filhos do João - O Admirável Mundo Baiano"
Em novembro, mês do aniversário de dois anos do Curta!, o telespectador ganha uma programação especial com documentários e filmes inéditos. No dia 3/11, às 22h, o canal exibe "Dominguinhos", que vai ao ar pela primeira vez na televisão brasileira. Ilustrado com raras imagens de arquivo, o documentário - com direção de Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro - conta a biografia do cantor, compositor e sanfoneiro.
No mesmo dia, estreia a série "Pernambuco Contemporâneo", às 23h45, que apresenta novos grupos musicais pernambucanos de diferentes estilos - do popular tradicional ao rock. No total são seis episódios exibidos semanalmente às segundas-feiras que trazem performances de artistas como Hugo Linns e bandas como Joseph Tourton, Wassab e Pouca Chinfra. O primeiro episódio será sobre o grupo Rua.
Ainda na primeira semana do mês, dia 5/11, às 21h, o Curta! exibe o filme "A Falta que nos Move". O longa-metragem, dirigido por Christiane Jatahy, mistura ficção e realidade ao retratar cinco atores em um apartamento esperando uma pessoa, sem saber se ela realmente chegará. "A Falta que nos Move" foi todo rodado em 13 horas ininterruptas e o processo da direção incluiu orientar os atores por mensagens de texto durante a filmagem.
Sexta-feira, dia 7/11, às 21h, é a vez do premiado "Serras de Desordem", de Andrea Tonacci. Vencedor na categoria de melhor filme no Festival de Gramado 2006, o curta é considerado um dos mais importantes e contundentes dos últimos anos por sua abordagem original sobre a questão indígena.
Com 115 minutos de duração, o documentário "A Odisseia Musical de Gilberto Mendes" vai ao ar pela primeira vez na TV brasileira no dia 10/11, às 21h40. O longa-metragem de Carlos de Moura Ribeiro Mendes celebra a obra de Gilberto Mendes, um dos mais importantes compositores eruditos brasileiros de vanguarda. O filme traz apresentações de suas obras, entrevistas e imagens de arquivo.
No dia 17/11, às 22h, o canal apresenta "Notas Soltas Sobre um Homem Só", uma homenagem ao centenário de nascimento de Camargo Guarnieri, um dos mais importantes compositores brasileiros. Sua obra e método de criação são analisados a partir de entrevistas com alguns dos compositores mais expressivos da atualidade. O filme reúne ainda entrevistas históricas dadas pelo próprio Guarnieri, trechos de aulas de piano, fragmentos de três concertos para violino e orquestra, além de uma conversa entre o regente Lutero Rodrigues e o violinista Luiz Filipe sobre a execução dessas obras.
Em homenagem a Hugo Carvana, que morreu no início de outubro deste ano, o Curta! exibe quarta, dia 19/11, às 20h, "Humor Amargo"(1973), clássico de Sérgio Santeiro. O filme traz Carvana e Paulo José em cinco esquetes que evidenciam o drama de viver no Brasil pós-ditadura militar.
Na sequência, às 23h, começa a segunda temporada da série francesa "Filmes que Marcaram Época", composta por quinze documentários sobre clássicos do cinema mundial. O primeiro episódio analisa "Tess – Uma Lição de Vida", do cineasta Roman Polanski. Na semana seguinte, dia 26/11, no mesmo horário, a série tem um capítulo dedicado a "Os Guarda-Chuvas do Amor", de Jacques Demy.
No dia 24/11, às 22h, o Curta! exibe "Filhos de João - O Admirável Mundo Baiano" que conta a criação e a trajetória do grupo Novos Baianos. Com muitas imagens de arquivo, o documentário faz uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado pelos integrantes do grupo e aborda a influência musical que o cantor João Gilberto exerceu sobre eles.
No dia 26 de novembro, às 20h, vai ao ar "Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show", de Eduardo Escorel e Julio Bressane. Exibido pela primeira vez na TV brasileira, o documentário de 1966 registra o primeiro show da cantora baiana no Rio de Janeiro, na finada boate Cangaceiro, em Copacabana, após sua consagração como intérprete da música Carcará no espetáculo Opinião. O filme também traz imagens do cotidiano de Bethânia e encontros com Caetano Veloso, Anecy Rocha, Wanda Sá, Rosinha de Valença, Silvinha Teles, entre outros nomes.
Para encerrar o mês, no dia 29/11, vai ao ar, às 21h, o especial "Figuras da Dança". A série estreia com um episódio sobre Paulo Pederneiras, diretor geral e artístico do Grupo Corpo, e continua a ser exibida em dezembro.
Comentários