HBO ESTREIA SUA NOVA SÉRIE DOCUMENTAL “HERÓIS COTIDIANOS”
A partir de 03 de novembro, canal exibe episódios inéditos todas as segundas-feiras, às 21h
São Paulo, 30 de outubro de 2014 – A HBO Latin America anuncia a estreia da série documental Heróis Cotidianos para o dia 03 de novembro, segunda-feira, às 21h. A produção conta com seis episódios de uma hora cada que apresentam histórias reais de personagens que, por acaso, se tornaram verdadeiros heróis contemporâneos. Longe de serem pessoas famosas, a série homenageia os heróis do dia a dia e das causas esquecidas que causaram um impacto significativo na vida daqueles que os rodeiam.
Heróis Cotidianos é uma série única, assim como seus protagonistas. Desde mulheres que suavizam a trajetória de imigrantes ilegais em busca do sonho americano, até o projeto de inclusão social realizado por um casal de professores aposentados, cada episódio é um acontecimento que mostra o melhor do ser humano. São histórias reais e comoventes que inspiram e fazem o telespectador olhar de forma diferente para os que estão ao seu redor.
Sinopse dos episódios:
O Cometa (03 de novembro): Em cima de um ônibus escolar transformado em observatório espacial – chamado de "Cometa" –, o casal de professores aposentados Enoc e Mari atravessa a Península da Baixa Califórnia levando sua paixão pela astronomia a mulheres, homens e crianças da região. Durante a viagem, eles encontram Antônio, um menino humilde cuja inteligência e interesse em astronomia os cativa. Juntos, eles levam o garoto para conhecer o Dr. Rodolfo Neri Vela, o primeiro astronauta mexicano. O convite é subir a bordo do "Cometa", em uma viagem cheia de magia e inspiração, numa travessia em direção ao que faz a todos evoluírem como seres humanos: a capacidade de imaginar, de refletir e de ser generoso com o outro. Diretora: Alejandra Sánchez.
A Colheita (10 de novembro): A escassez de água é um problema crítico em muitas partes do mundo. No norte de Jalisco, no México, Enrique Lomnitz, diretor da iniciativa Ilha Urbana, tornou-se um verdadeiro herói ao ajudar a comunidade a resolver o problema da falta de água. Para isso, Lomnitz percebe que o melhor é pôr em prática o que parece óbvio: captar água da chuva e não deixar passar nenhuma oportunidade de coletar a água e "salvá-la" do desperdício. Diretor: Juan Carlos Rulfo.
Las Patronas (17 de novembro): Das centenas de milhares de centro-americanos sem documentos que atravessam o México a cada ano, apenas alguns conseguem cruzar a fronteira com os Estados Unidos. Em busca de melhores oportunidades, viajam por semanas, em trens de carga, numa travessia marcada pelo medo, perigo, fome e desespero. No povoado de Amatlán de los Reyes, Veracruz, um grupo de mulheres mexicanas suaviza o árduo caminho deles entregando comida e água. No episódio "Las Patronas", estas protetoras mulheres mostram suas histórias, crenças e os motivos pelos quais são heroínas do nosso tempo. Diretor: Ernesto Contreras.
Os Invisíveis (24 de novembro): Quase seis milhões de mexicanos vivem e trabalham nos Estados Unidos ilegalmente. Em busca de uma vida melhor, eles ajudam a construir cidades e enviam dinheiro para as famílias que ficaram para trás. A força que os sustenta é a comunidade, cheia de tradições, crenças e mulheres heroicas que mantêm a união no local. São heróis e heroínas que lutam contra a discriminação, os maus-tratos e a distância. Diretora: Mercedes Moncada.
A Gangue (1° de dezembro): Depois de viver a infância e a juventude em meio à violência, como vítima e agressor, Carlos Cruz decidiu mudar o rumo de sua vida e, juntamente com alguns amigos fundou o '"Cauce Ciudadano" (em português, "Comportamento Cidadão"). Trata-se de uma organização que constrói alternativas pacíficas para o desenvolvimento individual, por meio de intervenções de recuperação e fortalecimento social. Agora, Carlos e sua equipe se consideram como uma "gangue de construtores da paz" e trabalham para resgatar jovens da criminalidade. São esses mesmos jovens que contam as suas histórias: uma dura realidade, cheia de revelações e esperanças. Diretor: Everardo González.
Los Topos (08 de dezembro): Depois de 30 anos de criação, o grupo Brigada de Resgate, "Topos Tlatelolco A.C."− que nasceu após um trágico terremoto no México, em 1985 − continua a prestar serviços de resgate voluntário, apoio e assistência em áreas de desastres. O episódio mostra quem são esses homens e mulheres que lidam com uma vida dupla, na qual cotidiano e família se misturam com treinamentos e chamadas de resgate. Estes heróis cidadãos vão revisitar antigas histórias, se reencontrar com pessoas que ajudaram a salvar e fechar ciclos de tragédias e dores com lembranças de reconstrução e vida. Diretora: Lucia Gaja
Os seis episódios de Hérois Cotidianos contam com produção executiva de Luis F. Peraza, Roberto Rios, Jorge Tijerina e Paul Drago, da HBO Latin America Originals. Os produtores executivos são Eckehardt von Damm, Alex Balassa e Antonio Cervantes.
Comentários