HISTORY exibe especial sobre pandemias e seus riscos para a humanidade
Vírus resistentes a medicações e um planeta hiperconectado: a receita para ciclos mais frequentes de alto contágio
1º/2, sábado, 20h40
Nos últimos dias, o mundo entrou em alerta vermelho por conta do novo coronavírus. Outras doenças contagiosas têm assustado a humanidade recentemente, entre elas, sarampo, H1N1, SARS (Síndrome Aguda Respiratória Grave) e ebola. Neste sábado, dia 1º de fevereiro, o HISTORY apresenta o especial Pandemia, que investiga se os vírus podem ser o grande carrasco da humanidade.
Existe o risco de que a raça humana possa ser extinta por completo nas próximas décadas. A previsão é alarmista, mas se justifica: o ciclo de pandemias que assola a Terra, causando devastações e milhões de mortes, vem se tornando cada vez mais curto. A humanidade está em uma época de hiperconexões. Por isso, as doenças viajam mais rápido e seu controle está mais difícil.
Além disso, a medicina tradicional não conseguiria evitar o colapso iminente do sistema de saúde. O especial de duas horas de duração explica ainda porque os avanços nos medicamentos representam uma solução, mas também um risco: no mesmo laboratório, e com a mesma tecnologia com que são investigadas as vacinas genéticas, são desenvolvidas também as armas biológicas.
Vírus e bactérias resistentes a drogas, além de doenças que até ontem estavam erradicadas, e que agora se manifestam com maior intensidade, podem se tornar altamente letais e colocar toda a humanidade em risco.
Classificação indicativa: 14 anos
Comentários