Podcast "É Nóia Minha?" recebe Lu Ferreira e Alana Anijar para discutir sobre o mundo offline
Convidadas conversam sobre relação viciante com redes sociais e a necessidade de uma pausa neste universo
"Parece muito batido, mas a verdade é que a gente não para de ver motivo para estar on-line – nem para deixar de estar" – é assim que a host Camila Fremder inicia o papo dessa semana em seu podcast "É Nóia Minha?", exclusivo do Spotify, que recebe convidados semanalmente. Para fomentar a discussão, a host convidou a blogueira, influenciadora e podcaster Lu Ferreira (mais conhecida como Chata de Galocha) e a psicanalista e também podcaster Alana Anijar.
Conseguir manter a atenção plena para realizar qualquer tipo de tarefa está cada dia mais difícil. Nossa mente raramente se prende a algo, principalmente quando pensamos em tarefas mais monótonas em questão de estímulos, como ler um livro, escrever um texto ou limpar a casa. Atualmente, até assistir uma série com o celular do lado se tornou algo complicado.
Fremder traz sua experiência pessoal: "eu sinto que tenho mais facilidade em assistir uma série na presença de Codré (marido dela), pois como ele está do meu lado, me dá vergonha de pegar o celular, até no meio de algo que estou querendo assistir" e Ferreira concorda: "quando eu noto, já estou em um site fazendo uma compra".
Do ponto de vista psicanalítico, Anijar afirma que "nós precisamos criar mecanismos externos para controlar este comportamento, pois nosso cérebro sozinho está apresentando bastante dificuldade de ser controlado - lá em casa, quando vamos assistir uma série, deixamos o celular no quarto. Com certeza, esse uso desenfreado do celular atrapalha a produtividade".
Estamos totalmente viciados no celular e isso precisa ser olhado de maneira atenta, principalmente com as crianças que já nascem com os tablets em mãos. Se pararmos de estimular nosso cérebro a atividades mais tranquilas, a tendência é que daqui um tempo ele pare de responder a esses estímulos e podemos caminhar para uma geração que não lê livros e nem escreve.
O Podcast "É Nóia Minha?" é um original do Spotify que recentemente completou 4 anos, superando as estimativas de vida de um podcast; sempre sob comando e coordenação de Camila Fremder, o programa já trouxe mais de cem convidados diferentes para dividir nóias e conta com uma audiência semanal de mais de 400 mil ouvintes. Você pode ouvir novos episódios todas as semanas, às segundas e quintas na plataforma de streaming.
|
Comentários