O FOLCLORE BRASILEIRO E O UNIVERSO MÁGICO DAS LENDAS DA AMAZÔNIA INVADEM O CANAL INFANTIL. TV RÁ TIM BUM.



Estréia no dia 3 de maio na TV Rá Tim Bum o programa LENDAS DO BRASIL - JURO QUE VI. Trata-se de uma série de desenhos animados, que será exibida aos sábados e domingos, em três horários, às 13h35, 17h35 e 21h.

Produzido pela MULTIRIO, com processo inovador, o programa conta com a colaboração dos alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, que são parceiros de profissionais da equipe de animação da empresa, na constituição das histórias e dos personagens, sempre do universo das lendas e do folclore brasileiro. Quatro animações integram a série: O Curupira, O Boto, Iara e Matinta Perera.

Mitos, lendas, arquétipos... Narrativa e criatividade... Escutar e contar histórias... Dialogar com as crianças... Compartilhar experiências... O projeto Juro que Vi reúne um pouco de tudo isso, na produção de desenhos animados, que visitam alguns dos mitos mais ricos do folclore brasileiro, a partir de um processo de trabalho.

As histórias são contadas sob a ótica das crianças. Elas entram em contato com as lendas brasileiras, orientadas por seus professores, e depois se reúnem em oficinas com a equipe da MULTIRIO para recontá-las e indicar caminhos para as histórias.

O canal também leva ao ar, a partir de 1º de maio, os novos episódios do CATALENDAS, um programa infantil que utiliza o criativo universo do teatro de bonecos e trabalha o mágico mundo das narrativas populares brasileiras.

As histórias contadas pelo povo são recriadas por escritores, com apoio de um consultor. Valoriza cada detalhe da nossa cultura e estimula a curiosidade e a imaginação de nossas crianças. Os produtores utilizam recursos naturais da Amazônia para criar uma estética original, o que faz de cada episódio uma curiosa surpresa. O tempo de duração é de 15 minutos. Apresentado por dois personagens típicos da floresta: Dona Preguiça, a contadora de histórias, representa a sabedoria, e o Preguinho, um macaquinho que faz o papel do nosso telespectador alvo, crianças de 4 a 12 anos. O programa, produzido pela TV Cultura do Pará, que se juntou com a Cia. In Bust de teatro com bonecos, será exibido de segunda a sexta-feira, às 13h35, e aos sábados e domingos, a partir das 21h15.

As inúmeras peças do TEATRO RÁ TIM BUM também poderão ser conferidas pela garotada aos sábados e domingos, incluindo a inédita "Iara a Mãe D'Água". O espetáculo, adaptado para a televisão, conta a história do casamento entre a terra e a água. Um pescador, pobre e faminto, não conseguia de maneira alguma encher sua rede de peixe, até o dia em que conhece uma sereia, a linda Mãe D'Água, que com uma canção trouxe milhares de peixes para o pescador.

Com o passar do tempo, os dois se apaixonam e a sereia troca sua vida na água por pernas e se entrega ao amor do pescador. Após prometer que nunca desrespeitaria e maltrataria os seres que vivem na água, o pescador se casa com a Mãe D'Água. Os dois têm muitos filhinhos e vivem uma vida feliz. O grande problema começa aparecer durante as noites de lua cheia, que fazem a sereia sentir muita saudade de seu antigo habitat. Então, ela volta para o rio de onde veio e deixa o pescador em uma situação difícil: agora quem terá que largar tudo e mudar de vida será ele. A peça será exibida nos dias 17 e 25, às 19h, e 31, a partir das 14h35.

Confira a programação completa:
Dia 3 (sábado) - Auto da Infância (às 14h35)
O Menino que virou História (às 19h)

Dia 4 (domingo) - Rainha Marmota (às 14h35)
João e Maria (às 19h)

Dia 10 (sábado) - Chapeuzinho Vermelho (às 14h35)
Auto da Infância (às 19h)

Dia 11 (domingo) - O Alquimista (às 14h35)
Viva feliz e contente, Transforme Pedra em Gente (às 19h)

Dia 17 (sábado) - O Tesouro do Balacobaco (às 14h35)
Iara a Mãe D'Água (às 19h)

Dia 18 (domingo) - Língua de Boi (às 14h35)
Todo Bicho Tudo Pode, sendo o Bicho que se É (às 19h)

Dia 24 (sábado) - Os Três Porquinhos (às 14h35)
Beterraba, Segredos e Patacoadas (às 19h)

Dia 25 (domingo) - Auto da Infância (às 14h35)
Iara a Mãe D'Água (às 19h)

Dia 31 (domingo) - Iara a Mãe D'Água (às 14h35)
João e o Pé de Feijão (às 19h)


SINOPSES DAS PEÇAS



BETERRABAS, SEGREDOS E PATACOADAS

O espetáculo Beterrabas, segredos e patacoadas, encenado pela Confraria do Beco Teatro, dirigido por Mário Masetti, conta as aventuras do casal Rosalina e Ariosto, que desejam se casar, mas não sabem de que forma irão comunicar a decisão ao pai da moça, um duque rico e muito rigoroso. Quem ajuda os jovens namorados nessa batalha é Arlequim, um grande amigo e escudeiro do rapaz, que na intenção de ajudar, acaba aprontando muitas confusões e complicando ainda mais a vida do casal. O espetáculo foi inspirado na comédia Dell Arte (comédia de improviso) e destaca a importância da opinião das crianças para uma boa relação entre pais e filhos.
O TESOURO DO BALACOBACO

O espetáculo infantil O Tesouro de Balacobaco, dirigido por Mário Masetti, trata da viagem de três personagens oriundos dos mais distantes lugares do mundo: um esquimó solitário da Groenlândia; um canguru boxeador da Austrália; e uma pingüim da Patagônia - que busca sua individualidade. Certo dia, os personagens são surpreendidos por um papel dentro de uma garrafa. O bilhete era um convite que os desafiava a encontrar um famoso tesouro de Balacobaco, local que ninguém sabia onde ficava. Eles aceitam o desafio e, em meio a grandes aventuras e inusitadas situações, aprendem grandes lições e se deparam com sentimentos como o autoconhecimento, afetividade e solidariedade, além da ética. Ao final do espetáculo, após uma longa e dura jornada, a pingüim Dolores, o esquimó Papik e o canguru Lucky descobrem finalmente o que é chamado de tesouro de Balacobaco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado