DENGUE É TEMA DO DISCOVERY CHANNEL


Epidemia que assola o Estado do Rio de Janeiro foi registrada nos anos 90 no Havaí e em Nova York

O Discovery Channel, canal reconhecido pela excelência em conteúdo baseado na vida real, leva ao ar dois episódios de Diagnóstico Desconhecido dedicados à dengue, doença viral que já infectou cerca de 85 mil pessoas só no Rio de Janeiro. Os episódios Epidemia desconhecida e Febre na Ilha e serão exibidos neste sábado, 12 de abril, às 20h e 21h respectivamente. Ambos relatam epidemias da doença e as medidas adotadas pelos governos do Havaí e dos Estados Unidos para controlar a dengue e erradicar o mosquito na década de 90.

O primeiro episódio, com exibição às 20h, Epidemia desconhecida , relata como um vírus desconhecido causou pânico na população de Nova York em 1999 ao infectar 20 milhões de vidas. Os cientistas nunca haviam visto nada parecido. Conforme a doença se espalhou para os estados vizinhos, agentes de saúde iniciaram campanhas para proteger o resto do país. A médica especialista em doenças infecto-contagiosas, Dra. Déborah Asnis, liderou a batalha contra o vírus que até então ela também desconhecia. Testes de sangue com os cidadãos e até na população de pássaros da cidade comprovaram a epidemia causada pelo vírus, denominado West Nile. Após mais de 2 anos, o vírus alcançou cerca de trinta estados, sendo que o estado da Louisiana foi o que mais sofreu. Até o verão de 2002, o vírus West Nile infectou centenas de novas vítimas, o que resultou em dezenas de mortes.

Em seguida, às 21h, irá ao ar o episódio Febre na Ilha, revela uma epidemia de dengue na ilha Maui, no Havaí. O primeiro caso foi registrado em uma mulher vinda de uma pequena vila rural chamada Nahiku. A paciente entrou no centro médico da ilha com sintomas de diarréia e gripe. Após ser medicada com antibióticos e não melhorar, 119 novos casos semelhantes foram registrados no local. Confirmada a epidemia, o médico responsável, apoiado por agentes de saúde do Havaí, e com a ajuda da população local, iniciou uma agressiva campanha de combate à doença. Não houve mortes, após as investigações, constatou-se que a epidemia teria origem no Taiti, onde provavelmente mosquitos transmissores picaram turistas que, após a contaminação, visitaram outras ilhas do arquipélago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado