Atenção, senhores passageiros!


'Brasil a Bordo', novo humorístico assinado por Miguel Falabella, estreia nesta quinta-feira, dia 25, na Globo

"Prefere ir de ônibus?". É com essa saudação que os passageiros da Piorá Linhas Aéreas são recebidos assim que chegam ao guichê da companhia aérea, no aeroporto. E a frase, capaz de fazer até os piores publicitários do mercado revirarem os olhos, e que serve também como slogan da empresa, é motivo de orgulho para os seus donos. Também, pudera: o chamariz é apenas uma das muitas esquisitices que tornam a companhia completamente singular. Se pensou em frota de aviões, esqueça. A Piorá dispõe de apenas um. Finger – aquela ponte que liga o terminal do aeroporto ao avião para oferecer conforto e praticidade aos passageiros? A empresa não tem. Opções variadas de rotas internacionais? Também não. No cardápio dos voos, supostas delícias vendidas como apetitosos bem casados, por exemplo, são espertamente substituídas por restos de massa molhados com cachaça e açúcar. Para administrar o dia a dia dessa companhia completamente mambembe, é claro: administradores à altura.

Em 'Brasil a Bordo', seriado de autoria de Miguel Falabella e direção geral e artística de Cininha de Paula, que estreia na Globo amanhã, dia 25 de janeiro, após 'Big Brother Brasil', o público acompanha o dia a dia da família Cavalcanti, dona da Piorá Linhas Aéreas, uma companhia de aviação falida que cruza os céus transportando tipos populares e excêntricos. No humorístico, o que torna singular a família protagonista e vira condição de entendimento entre parentes completamente disfuncionais, além do fato de serem donos da Piorá, é a boa dose de delírio que, acrescida à comédia anunciada pelas esquisitices e absurdos de cada um deles, permeia a relação entre todos.

Após inúmeras falcatruas nos negócios, Berna (Arlete Salles), a matriarca dos Cavalcanti, conseguiu afundar a Piorá. Pega ainda pela crise econômica do país e proibida, pela justiça, de voar, a família não teve dinheiro nem para concluir a reforma da casa. Restou a eles, além de desviar dos sacos de cimento que transformaram a mansão onde moravam em um grande canteiro de obras, aprender a contornar também a nova situação financeira. O vislumbre de alívio só surge quando o juiz responsável pelo caso da Piorá decide que a empresa pode voltar a funcionar. Mas a sentença carrega um detalhe: a empresa pode voltar a funcionar, desde que os funcionários também tenham participação no quadro diretor da companhia. A partir daí o choque de ideais entre os antigos e os novos administradores promete movimentar – e muito – as coisas.

Se, ao menos, as viagens seguissem tranquilas, "tudo bem". Mas acrescente à lista dos piores serviços de todos os tempos situações desesperadoras, como um passageiro tendo um ataque cardíaco em pleno voo, uma promoção de casamento nos céus durante uma tempestade daquelas e um sequestro de voo liderado por um homem-bomba apaixonado. Tudo isso "controlado" por uma tripulação maluca, cujo comandante mais experiente pilota com o brevê vencido e todos os integrantes, além de terem sido reprovados no exame psicotécnico, não perdem uma só oportunidade para se dar bem. E aí: prefere ou não prefere ir de ônibus?

"Eu sempre acho que, na verdade, o que leva o seriado são as personagens. Elas é que contam a história. Os Cavalcanti são uma família disfuncional, em uma companhia disfuncional, em um país disfuncional, então é a comédia da loucura total", diz Miguel Falabella. "'Brasil a Bordo' é muito doido e ao mesmo tempo muito engraçado. A gente não pode esquecer que se trata do humor do Miguel Falabella. É um humor crítico, de certa forma debochado, mas também familiar. E esse é um dos aspectos que considero mais interessantes de trabalhar com o Miguel: independentemente do universo no qual ele coloque a história, esse universo conta com a família, e essa família é o Brasil", completa Cininha de Paula.

Uma sessão extraordinária

 

No primeiro episódio de 'Brasil a Bordo', que vai ao ar amanhã, quinta-feira, dia 25, o dia amanhece e o sol penetra pelas frestas das paredes inacabadas da mansão dos Cavalcanti. Durval (Marcos Caruso) acorda, desce as escadas e esbarra com Jacira (Andrea Dantas), que coloca a mesa do café. Cumprimenta a empregada antes de tropeçar em um dos cavaletes que servem de mesa à sala em reforma e acaba com uma lata de tinta colada na calça do pijama: este seria só mais um começo desafortunado de um dia qualquer na vida de um comandante desafortunado. Seria. Mas hoje, não. Hoje, Durval acordou com um propósito. Hoje, apesar da recente coleção de infortúnios que só parece aumentar a cada dia, a sorte de Durval e de toda a sua família está para mudar. Hoje é dia de sessão extraordinária.

 

Mas assistir a essa mudança de sorte com data e hora marcadas não é programa para um homem só. Principalmente porque Durval nunca foi um homem só. Desde que o casamento com a ex-esposa lhe garantiu, além da entrada para a família dela, a entrada nos negócios das irmãs Cavalcanti - a Piorá Linhas Aéreas -, o comandante aprendeu que sempre é possível dividir a vida com mais um. E mais alguns. A única vez em que viu essa situação se inverter foi quando a esposa morreu. Mas ele próprio já estava tão inserido no seio familiar que por ali ficou, rodeado de cunhados, concunhados e sobrinhos. Os Cavalcanti sempre dividiram tudo: a mansão, os negócios, as trambicagens, a riqueza e a pobreza. Esta última, aliás, a mais recente e fiel companhia da família, desde que eles faliram a companhia aérea.

 

Durval então percorre a mansão em reforma atrás dos parentes. Bate na porta do quarto de Berna (Arlete Salles) e Gonçalo (Luiz Gustavo); encontra com Vadeco (Miguel Falabella); interrompe o sono de Decenove (Frank Borges) e Camilinho (Rafael Canedo) e a cantoria nos aposentos de Caravelle (Sophie Charlotte) e Johnny Beautiful (Magno Bandarz). Sono, discussões, romance, tudo pode esperar, já que é chegado o grande dia em que o juiz, em sessão extraordinária, vai dar a sentença sobre o caso da Piorá.

 

Reunida em frente à televisão, a família escuta atenta às palavras do juiz, que afirma que se a companhia deseja continuar voando para pagar as dívidas trabalhistas, os Cavalcanti têm autorização. Entretanto, para desespero dos parentes, a autoridade afirma que é necessário haver nova gestão e que os funcionários também precisam fazer parte da mesa diretora.

 

Mal acabam de receber a notícia, eles ouvem a campainha da mansão tocar insistentemente. São eles: os funcionários. Ou melhor: os mais novos administradores da Piorá. A comissária São José (Maria Vieira) e as despachantes Shaniqwa (Mary Sheila de Paula) e Almira (Stella Miranda) entram na sala com tudo, garantindo missão de paz. Isso, é claro, se puderem exercer o poder que agora lhes é de direito. Mas o quarteto da velha guarda não dá o braço a torcer de imediato. Como se já não estivessem em um beco sem saída, Berna, Gonçalo, Vadeco e Durval veem a situação piorar quando o núcleo jovem da família adere ao lado dos funcionários, traindo seus próprios pais e tios e fazendo com que a sessão extraordinária se revele nem tão extraordinária assim.

Nos bastidores da Piorá

Quepes, abotoaduras, trolleys e maquiagem de primeira classe: construindo o universo de uma família do ramo da aviação

Quando não estão na mansão da família para alguma reunião da companhia, discutindo ou tramando o plano da vez, é no aeroporto ou dentro do próprio avião que os Cavalcanti e os funcionários da Piorá se encontram. Durante o trabalho, vestidos de acordo, eles até enganam à primeira vista e chegam a passar um resquício de credibilidade aos passageiros de primeira viagem. Isso porque as equipes de Cenografia, liderada por Mario Monteiro; Produção de Arte, liderada por Marcia Rossi; Figurino, liderada por Sonia Soares; e Caracterização, liderada por Dayse Teixeira, se dedicaram a um grande trabalho de pesquisa sobre o universo da aviação. "'Brasil a Bordo' não é um documentário, trata-se de ficção. É uma brincadeira sobre uma companhia falida, então as personagens fazem coisas que profissionais do ramo da aviação jamais poderiam fazer", adianta e diverte-se o autor, Miguel Falabella. Ainda assim, para colocar de pé a Piorá Linhas Aéreas e dar vida aos seus mantenedores, as equipes de Produção do seriado uniram forças e colocaram as mãos na massa.

"Além da mansão, a Produção de Arte e a Cenografia trabalharam conjuntamente para a composição de dois cenários principais: o avião e o cenário do aeroporto, nos Estúdios Globo. Buscamos muitas referências e fizemos muita pesquisa. Visitamos aeroportos, contamos também com a assessoria de dois pilotos e uma comissária de bordo e assistimos a filmes", diz Marcia Rossi. A produtora de arte conta que, a partir disso, tudo foi sendo desenhado: "Apostamos em poltronas para a tripulação e muitos objetos, como bandejinhas para a comida, uma cafeteira do tamanho específico para a galley (como é chamada a cozinha do avião), os rádios das atendentes de terra, computadores e telefones para o aeroporto cenográfico, o balcão de informações da Piorá, entre outros diversos", lista.

Já na hora de se vestir para o trabalho, toda a tripulação usa o uniforme da Piorá, como é de praxe para as companhias aéreas. Mas os cabelos e maquiagens, pensados para reafirmar as diferentes personalidades dos Cavalcanti e dos funcionários da Piorá, pontuam a expressividade de cada personagem. "Um exemplo é a personagem da grande Arlete Salles, a Berna. Ela é uma mulher que já fez muitas plásticas durante a vida e é tão vaidosa que faliu a companhia aérea. Por isso, para ela, apostei em um cabelo solto, bonito e glamouroso, e muitos produtos que deixassem o rosto com uma aparência bem jovem, aparentando plástica. Existe sempre a brincadeira de que ela vai estourar algum ponto da última plástica feita durante os momentos em que o avião dá alguns trancos", lembra Dayse Teixeira, entre risos.

Perfil dos personagens

Família Cavalcanti

Berna (Arlete Salles) – É a matriarca da família Cavalcanti. Casada com Gonçalo (Luís Gustavo), comanda as operações da Piorá e também o dia a dia da mansão e dos parentes. Cínica, soluciona os problemas das viagens com esquemas escusos e mambembes.

Vadeco (Miguel Falabella) – Cunhado de Berna (Arlete Salles), é um dos comandantes da Piorá e vive competindo e implicando com o cunhado Durval (Marcos Caruso), com quem divide a cabine nos aviões. Abandonado pela mulher, é pai de Caravelle (Maria Eduarda de Carvalho) e um mulherengo de primeira.

Durval (Marcos Caruso) – O outro cunhado de Berna (Arlete Salles) é o comandante mais experiente da Piorá e não abandona o posto, mesmo com o brevê vencido. Começa a filosofar frases sem sentido sempre que lhe dão a palavra. Não tem muita sorte com as mulheres, mas resolveu o problema se relacionando com bonecas infláveis, tratadas por ele como pessoas reais. É pai de Decenove (Frank Borges).

Gonçalo (Luís Gustavo) – É o chefe da família Cavalcanti, mas só na vontade, já que quem manda de verdade em tudo é a mulher, Berna (Arlete Salles). Mesmo após as muitas plásticas da matriarca, ainda consegue se espantar com as mudanças na fisionomia dela.

Caravelle (Maria Eduarda de Carvalho) – A filha única de Vadeco (Miguel Falabella) é apaixonada por Johnny Beautiful (Magno Bandarz), a quem faz questão de declarar amor de formas exageradas. Tem um caso sério de carência, o que, segundo ela, é a causa de uma cleptomania.

Johnny Beautiful (Magno Bandarz) – Marido de Caravelle (Maria Eduarda de Carvalho) é um aspirante a músico e a comandante. Sempre com o violão a tiracolo, vive a criar versos sem sentido, inspirado pelas situações cotidianas.

Decenove (Frank Borges) – Filho de Durval (Marcos Caruso), trabalha como comissário na Piorá Linhas Aéreas. É casado com Camilinho (Rafael Canedo).

Camilinho (Rafael Canedo) – Marido de Decenove (Frank Borges), é ator, mas trabalha como comissário na Piorá. Além do emprego, possui um vlog e passa o tempo todo filmando os parentes e os absurdos que acontecem nos voos da companhia aérea e no dia a dia da mansão dos Cavalcanti.

Jacira (Andrea Dantas) – Empregada da mansão dos Cavalcanti, participa dos esquemas mirabolantes de Berna (Arlete Salles) e serve à família, mas os lembra o tempo todo de que pode processa-los a qualquer momento.

Cleonice (Renata Brás) – Uma das amantes de Vadeco (Miguel Falabella), é uma mulher bonita e sensual. Acaba garantindo lugar cativo na mansão dos Cavalcanti quando passa a contribuir com as despesas da casa, para a alegria de Berna (Arlete Salles) e Gonçalo (Luís Gustavo).

Piorá Linhas Aéreas

Shaniqwa (Mary Sheila de Paula) – É a forte e decidida atendente do aeroporto, que não leva desaforo para casa. Constantemente bate de frente com os patrões exploradores da Piorá.

São José (Maria Vieira) – A comissária da Piorá Linhas Aéreas veio de Portugal para o Brasil fugindo da crise econômica e vive a contar histórias nostálgicas e excêntricas de sua terra natal.

Almira (Stella Miranda) – Funcionária antiga da Piorá Linhas Aéreas, divide com Shaniqwa (Mary Sheila de Paula) a função de atendente no aeroporto. Está sempre atrás de pretendentes e tem uma atração declarada pelo comandante Vadeco (Miguel Falabella).

Pixuleco (Gabriel Lima) – Engraxate do aeroporto, é um jovem inteligente. Eventualmente trabalha como prestador de serviços da Piorá Linhas Aéreas.

Babá (Niana Machado) – A própria. Ela voltou! A icônica personagem de 'Pé na Cova' aparece nos momentos mais inoportunos e agora vive a assustar os passageiros durante os voos da Piorá enquanto grita "Vai cair!".

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado