DRIVEN NO VH1

O programa recria todos os passos que fizeram nomes como Madonna e Beyoncé ser o que são hoje. Da infância aos primeiros sinais de sucesso, narrado por quem participou da trajetória das estrelas. Nessa semana confira a história de Janet Jackson, Shakira, Ashton Kutcher e Green Day.

Driven: Janet Jackson - 15 de janeiro, às 12h

Janet Damita Jo Jackson, a filha de Joe e Katherine Jackson, nasceu em 16 de março, em 1966, em Gary, no estado de Indiana. Crescendo em uma época em que seus irmãos se tornaram uma das maiores sensações na história da música, não precisou passar pelo trabalho duro que seus irmãos se submeteram antes do Jackson 5 fazer sucesso.

Antes de se tornar cantora, atriz e dançarina, Janet foi uma menina sapeca. A estréia no showbiz da caçula de nove irmãos foi no show dos irmãos em 1974, em Las Vegas. Aos 11 anos, ela tornou-se atriz em uma série da CBS, Good Times, no papel de Gordon Woods. Dois anos mais tarde, apareceu em Minha Família É uma Bagunça.

A mais protegida criança da família recebia atenção constante do pai. Aos 16 anos, ele ajudou-a no lançamento do primeiro álbum, pela A&M Records. Como o LP não fez sucesso, Janet voltou para a TV e em 1983, conquistou um papel na série de TV Fame. Apesar da supervisão severa dos pais, Janet fugiu com o namorado James Debarge aos 18 anos. Oito meses depois, o casamento foi anulado e ela voltou para casa.

A cantora lançou o segundo disco, Dream Street, em 1984. Depois de um segundo fracasso, assumiu o controle da carreira e, pela primeira vez, trabalhou sem a batuta do pai. Em 1986, lançou o terceiro álbum, Control, que apresentava uma Janet bem mais sensual e dona de uma ginga mais intensa, fruto da colaboração com os produtores Jimmy Jam e Terry Lewis. Com uma mistura de hip hop e r&b, o disco tornou-se um sucesso, vendeu mais de quatro milhões de cópias e levou cinco músicas ao Top 10, incluindo When I Think of You. O álbum não apenas trouxe fama à Janet, mas tornou-a uma mulher sexy e vibrante.

Dezessete anos depois de Control levar Janet ao estrelato da música, o som e a imagem da cantora continuam fazendo sucesso. Ao longo da carreira Janet vendeu milhões de álbuns e suas músicas desfilaram pelos topos das paradas. Muitas vezes foi considerada a cantora mais bem paga da música da história, superando até mesmo seu irmão Michael.

Driven: Shakira 16 de janeiro, às 12h

Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em Barranquilla, uma cidade costeira da Colômbia. Filha de pai libanês e de uma mãe católica devota, a mais nova de nove irmãos do primeiro casamento do pai, desde cedo revelou talento como compositora e cantora. Aos quatro anos de idade, surpreendeu a família ao dançar dança do ventre num restaurante árabe sem mesmo ter treinado ou tido aulas. Era óbvio que a música estava na alma dela. Quando a família sofreu com a morte repentina do irmão mais velho, Shakira observou as lágrimas por trás dos óculos escuros do pai e compôs sua primeira canção Tu Gafas Oscuras.

Com o apoio e encorajamento da família, ela participou de competições de talentos em Barraquilla, tornando-se uma celebridade local. Com isso, atraiu os olhos da produtora Mônica Ariza, que sabia que ela estava ávida por se tornar uma superstar. Esse encontro marcaria uma nova etapa na vida da cantora: a chance de provar seu talento para o mercado. Através de Mônica, Shakira conseguiu marcar um teste com o executivo da Sony na Colômbia, Ciro Vargas. A jovem entusiasmou-o e Ciro voltou para os estúdios da Sony bastante excitado com a nova descoberta. Infelizmente, os executivos estavam menos receptivos que Ciro e julgaram Shakira terrível.

Recusando o não como resposta, Ciro Vargas e Shakira prepararam uma surpresa para os executivos da Sony, com uma apresentação surpresa. Foi quando ela conseguiu comprovar sua dança encantadora e voz poderosa.

Os executivos renderam-se ao talento da jovem e, aos 13 anos, Shakira fechou um contrato para a gravação de três álbuns. Em seguida, lançou o primeiro LP Magía. O álbum conseguiu um sucesso local, mas não teve a exposição esperada, apesar do clipe e de um significativo espaço nas rádios. No segundo trabalho, a Sony assumiu as rédeas e ela perdeu o controle criativo do trabalho. O resultado foi um disco que apresentava o estilo dos produtores e não da cantora. Peligro praticamente encalhou nas lojas devido a produção de qualidade pobre e, rapidamente, desapareceu do mercado. Aos 15 anos, quando a Sony decidiu não ir além do terceiro álbum, a carreira musical de Shakira parecia ter um mesmo fim rápido de quando deslanchou.

A carreira de Shakira estava na beira de um colapso, mas ela estava determinada a fazer música com seu próprio estilo. Assim, conseguiu um lugar em Viña Del Mar, no Chile, um dos mais populares concursos musicais da América Latina. Ela ganhou o segundo lugar e a exposição proporcionou uma revitalização na carreira. Depois disso, descobriu que para conquistar algo maior, teria de se mudar para Bogotá, a capital da Colômbia.

Ela e a mãe arrumaram as malas e partiram em busca do grande sonho e, assim que chegaram, Shakira conseguiu o papel principal na novela colombiana El Oásis. Embora atuar não fosse a verdadeira paixão dela, ela sabia que a exposição ajudaria a ganhar credibilidade que precisava para perseguir a música. Por toda sua aparição nas telas, ela continuou a escrever e logo se aproximou da Sony para falar do contrato inacabado. Por sua vez, a Sony reconheceu o trabalho de Shakira e concordou em lhe dar uma última chance.

Shakira apareceu numa compilação de rock colombiano com a música Donde Estás Corazón. Em seguida, a música explodiu nas paradas do país e colocou Shakira no mercado latino-americano de uma forma que ela nunca havia experimentado. Entusiasmada com o sucesso, a Sony da Colômbia concordou em gravar mais um álbum. O resultado foi Pies Descalzos. Esse foi praticamente o álbum de lançamento da cantora, que consolidou a voz poderosa e as letras de músicas penetrantes. Logo, esse álbum tornou-se o número um e Estoy Aqui liderava as paradas.

Enquanto divulgava Pies Descalzos, Shakira voltou a cidade natal para um grande show de boas-vindas, o primeiro desde que havia se tornado uma estrela. Naquela noite aconteceu uma tragédia quando havia mais de 50 mil fãs no lugar. A confusão acabou culminando na morte de duas pessoas. O fato atingiu profundamente a cantora. Devido à profunda crença religiosa, ela interpretou o acontecimento como um sinal de que talvez devesse parar de cantar. O apoio dos amigos e da família ao redor dela, fizeram-na perceber que isso não era verdade e que deveria continuar com a carreira.

Shakira deu a volta por cima e rápido atraiu a atenção do produtor Emilio Estefan, que transformou a carreira de vários cantores latinos, incluindo a da mulher, Gloria. De cara, reconheceu o estilo único e o potencial de Shakira para se tornar uma grande estrela da música. Juntos, produziram o álbum Donde Estan Los Ladrones. O disco não saiu sem ultrapassar obstáculos. Durante a pré-produção, uma pasta com todas as letras das músicas foi roubada no aeroporto, mas Shakira usou isso como inspiração e voltou com uma nova fornada de letras. Donde Están Los Ladrones fez o maior sucesso no mercado hispânico, dos EUA, ocupando por 11 semanas a pole position da parada latina da Billboard.

A vontade de Shakira em atingir o maior número de pessoas possível levou-a para uma maratona a fim de se lançar no mercado americano. Ela começou a ter aulas de inglês e até mesmo escreveu um disco na nova língua.

O primeiro single Whenever, Wherever foi lançado em novembro de 2001 e se tornou um sucesso, assim como os videoclipes. O trabalho seguinte, Laundry Service, vendeu cerca de 3,5 milhões de cópias nos EUA. Depois disso, ninguém podia negar que a cantora havia conquistado os americanos.

Quatro anos mais tarde, com o lançamento de Fijacion Oral v.1, seguido pela versão com músicas em inglês Oral Fixation vol. 2, ela mostrou que está com tudo e ninguém pode impedi-la.

No programa, confira as entrevistas de:

  • William Mebarak, pai: "Quando ela tinha nove anos, começou a compor música com letras e melodia. Um dia ela disse: 'Pai, eu quero que você escute essa canção, Tu gafas oscura's". No momento em que perdi meu filho mais velho, escondi minha tristeza por trás dos óculos escuros. "Então, percebi que ela estava fazendo uma conexão com os óculos que eu usava".
  • Kathy Kopp, amiga: "O show de dança do ventre dela estava incrível, pois ela era muito boa, cuidadosa e bonita".
  • Emilio Estefan: "Todo mundo começou a falar de Shakira. Isso a pôs numa posição de destaque no mundo latino-americano".
  • Luis Fernando Ochoa, produtor: "Shakira estava no ponto certo da carreira dela para romper o molde tradicional e apta para um grande estouro criativo".
  • Tommy Mottola: "Havia algo muito convincente e inspirador em ouvir as músicas dela, mesmo ela tendo aquela idade".
  • Tonino Mebarak, irmão: "Ela achou que aquelas pessoas morreram porque foram vê-la cantar. Pensou em abandonar a carreira, não queria mais continuar cantando"

Momentos raros e nunca vistos, o especial aborda:

· Cenas da cantora praticando dança do ventre aos 11 anos na casa em Barranquilla;

· Cenas da participação de Shakira na apresentação no "Vina Del Mar", no Chile, aos 16 anos;

· Cenas da estréia de Shakira na novela colombiana El Oasis, aos 17 anos.

Driven: Ashton Kutcher – dia 17 de Janeiro, às 12h

Nascido na cidade de Cedar Rapids nos confins do estado de Iowa, Kutcher fez uso de sua boa aparência e inteligência para se transformar em um fenômeno cultural do meio-oeste norte-americano.

Driven: Ashton Kutcher traça o retrospecto da vida de um homem que vive sob os holofotes de Hollywood desde os seus dias de pobreza, analisando os grandes feitos e aquele algo mais que o ajudou a transpor todos os obstáculos na vida. O programa apresenta entrevistas daqueles que presenciaram todos os momentos da vida do ator.

Confira alguns fatos da vida do artista a serem exibidos pelo Vh1:

  • Christopher Ashton Kutcher nasceu em 7 de fevereiro de 1978, em Cedar Rapids, no estado de Iowa. Cinco minutos depois veio seu irmão que nasceu com paralisia cerebral.
  • Até os 13 anos, sua vida que era normal, mudou de figura. O pai perdeu o emprego após 20 anos trabalhando como açougueiro. O relacionamento entre seus pais começou a mostrar sinais de desgaste e seu irmão rapidamente ficou doente depois do coração falhar e precisou de um transplante.
  • Na adolescência, Ashton invadiu sua escola, mas foi preso e jogado na cadeia. Por conta disso, foi acusado de arrombamento e invasão e condenado a três anos de "provação", fazendo com que deixasse de lado os planos de ir para Los Angeles.
  • Permanecendo em Iowa, conseguiu estudar na graduação em engenharia bioquímica na Universidade do Estado.
  • Após estudar um ano, a sorte de Ashton mudou quando foi "descoberto" em um restaurante local e recebeu a proposta de se tornar modelo. A resposta foi positiva e, em pouco tempo, partiu rumo a Nova Iorque para uma nova carreira.
  • Apesar do sucesso nas passarelas, Ashton voltou-se para a atuação.
  • A primeira tentativa de entrar no mundo do entretenimento rendeu a ele dois papéis em nos programas Teenage Wasteland e Wind on Water. Forçado a escolher entre as duas propostas, optou pela Teenage Wastelandm que mais tarde trocou o nome para That 70's Show e tornou-se um sucesso completo.
  • A estréia do ator no cinema foi em Cara, Cadê Meu Carro?
  • Ashton também partiu para a produção. Hoje, ele tem um programa na MTV chamado Punk'd.

Driven: Green Day, dia 18 de Janeiro, às 12h

A transformação dos integrantes Green Day de garotos do cenário independente em astros da música internacional foi marcado por uma década de individualismo e um vocal feroz. Recém-saídos de uma cena punk com o disco de diamante pelo sucesso do álbum Dookie, em 1994, o trio voltou para mais uma vez dominar o mundo após ganhar o Grammy com o trabalho de American Idiot. Mas, a escalada para ao sucesso foi tudo, menos fácil.

Billie Joe Armstrong (nascido em 17 de fevereiro de 1972) e Mike Dirnt (nascido Michael Ryan Pritchard em 4 de maio de 1972) cresceram nas margens de East Bay, em São Francisco. Quando criança, Billie Joe sofreu traumas emocionais quando seu melhor amigo e o pai morreram quando tinha apenas 10 anos, deixando para trás o garoto, a mãe e uma criança de cinco anos.

Mike também começou cedo na vida de "excluído": foi adotado por um casal quando era bebê. Aos sete anos, o casal se divorciou e Dirnt teve de decidir entre os dois, até finalmente optar pela mãe adotiva e a irmã mais velha. Ela se esforçou para fazer as coisas acontecerem e quando Mike tinha 15, foi forçada a deixar sua casa e se mudar para a Bay Area. Quando isso aconteceu, Mark tomou a grande decisão de ficar em Rodeo e se mudar para a única família a que realmente sentia fazer parte: a de Billie Joe.

Em 1986, Mike e Billie Joe fundaram sua banda, se autodenominando Sweet Children. No ano de 1989, mudaram o nome para Green Day quando o baterista John Kiftmeyer (vulgo Al Sobrante) ingressou na banda. Naquele ano, a trio independente lançou o primeiro álbum, 39/Smooth, pela Lookout Records. Quando Kiftmeyer decidiu seguir o colegial ao invés de seguir com uma carreira musical, a banda recrutou outro punk local, Ter Cool.

Ter (nascido Frank Edwin Wright III em 9 de dezembro de 1972) cresceu isoladamente nas montanhas na área norte de São Francisco, em um local chamado Lawtonville. Com pouco a fazer e ninguém por perto, o garoto de 12 anos fez amizade com o vizinho Larry Livermore da banda de pop-punk The Lookouts. Eles gravaram um álbum e iniciaram uma temporada regular no punk club Gilman Street, em Berkeley. Foi justamente lá que Ter conheceu Billie e Mike, resultando na duradoura e atual formação do Green Day.

Com o sucesso do álbum Kerplunk, o Green Day chamou atenção das gravadoras. Em uma das mais difíceis decisões a serem tomadas e correndo o risco de sofrer represália da comunidade punk que os tornou famosos, a banda assinou um contrato com uma subsidiária da Warner Brothers, chamada Reprise Records. Dookie, o primeiro trabalho na nova gravadora, foi lançado em 1994 e, imediatamente, levou a banda ao reconhecimento internacional. Apenas três anos mais tarde, a banda cairia de novo nas graças da imprensa mundial com o hit Good Riddance/Time Of Your Life.

Ao mesmo tempo em que a fama trouxe riqueza e notoriedade, foi também uma carga pesada para os três. Seus começos miseráveis estavam se chocando com a nova realidade. No ano de 2001, era a própria família que estava correndo perigo. As relações fora da banda começaram a se desintegrar e o Green Day estava próximo de terminar. Finalmente, as coisas se acertaram em 2003: os integrantes perceberam que não queriam largar a única família que realmente esteve lá por eles – aquela que encontraram em cada um.

O fruto desse tomada de decisão foi a punk opera American Idiot, que em poucos dias alcançou o topo das paradas, reposicionou a banda no cenário musical e ainda rendeu o Grammy de melhor álbum de rock.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado