Eurochannel apresenta show “caseiro” de Franz Ferdinand
Naturais da Escócia, mais precisamente da cidade de Glasgow, a sensação Franz Ferdinand retorna à cidade natal para uma apresentação no popular Festival de Edimburgo. Realizado em 2005, no espaço Princess Street Gardens, a banda tocou para uma platéia de seis mil fãs. Em Franz Ferdinand – Live in Edinburgh , eles tocam sucessos como Do You Want To, The Fallen, Michael, The Dark of the Matinee e Take Me Out. O show vai ao ar no dia 11/3, domingo, às 21h.
Ultimamente, publicações especializadas atestam que o futuro do pop britânico resume-se ao quarteto de Glasgow, Escócia. O jornal The Independent sentenciou: "Primeiro o Top of The Pops, depois, o mundo", em referência ao lendário programa de música pop da BBC no qual o Franz Ferdinand se apresentou. Seguiram-se participações no programa de Jools Holland, um concerto para 100 mil pessoas no réveillon em Edimburgo, e uma indicação para o prêmio de melhor banda nova, da revista NME. O grupo mescla toques dos anos 1980 e conquistou o sucesso com singles como Take Me Out, faixa que chegou a desbancar grandes nomes da parada britânica. Os integrantes do grupo são egressos da Escola de Artes de Glasgow.
O baixista Bob Hardey, o baterista Paul Thompson e o vocalista Alex Kapranos, procuravam um nome para a banda que transmitisse a sensação de ritmo. Segundo Kapranos, certo dia, ao assistirem uma corrida de cavalos, havia um animal na disputa chamado Arquiduque. Eles se lembraram, então, do herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando, cujo assassinato foi um dos motivos para o início da Primeira Guerra Mundial. O apelido do monarca era Franz e, assim, definiram o nome. O CD de estréia foi Franz Ferdinand (2003), e o segundo (e mais recente) álbum da banda se chama You Could Have it So Much Better (2005), que trouxe o hit Do you Want To .
Euromusic: Franz Ferdinand – Live in Edinburgh
Estréia dia 11/3 (domingo), às 21h
Comentários