HISTÓRIAS DO ESPORTE inédito mostra especial sobre ginástica rítmica
Sob o comando de Bárbara Laffranchi a seleção foi a duas Olimpíadas e venceu o Pan de Winnipeg (1999) e de Santo Domingo (2003). Mas a Confederação resolveu mexer na equipe pouco antes da última Olimpíada e a briga foi parar na Justiça. O HISTÓRIAS DO ESPORTE foi até Londrina entrevistar Bárbara. Em Curitiba, falou com o advogado Francisco Zardo, contratado pela ex-técnica da seleção para cuidar do caso. Lá tentaram ouvir também a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Vicélia Florenzano. Mas depois de a aguardarem por duas horas, a professora saiu sem ser vista do ginásio em que estava, enquanto um funcionário saia com seu carro por outra, e embarcou rapidamente no aeroporto Afonso Penna. Desta vez, parece que ela não quis falar. Mas a ESPN Brasil ainda espera ouví-la em outra oportunidade.
A nova equipe de ginástica rítmica treina em Vitória (ES. Quem assume esta seleção é a técnica Mônika Queiroz, que tem um trabalho marcante na ginástica rítmica individual, com a atleta capixaba Tayanne Mantovanelli, única remanescente da equipe que ficou em oitavo lugar no conjunto na Olimpíada de Atenas. Mas a juventude da equipe não assusta nem a técnica nem a sua auxiliar, Juliana Coradine, integrante da equipe medalha de outro no Pan de Winnipeg.
Programa mensal da ESPN BRASIL, o HISTÓRIAS DO ESPORTE traz sempre o perfil de um grande campeão ou de uma jovem promessa, além de mostrar um pouco de nosso país. Tenta reconstituir passagens que marcaram época, buscando imagens inéditas, em arquivos pessoais ou numa pequena gaveta de um órgão público, para resgatar fatos que normalmente são esquecidos com o tempo.
Comentários