PEDRO LUÍS APRESENTA NOVO PROGRAMA, QUE ESTRÉIA DIA 14 DE JUNHO NO CANAL BRASIL

Destino Brasil Música - Um Outro Som

Pedro Luís dá o tom do mais novo programa do Canal Brasil: Destino Brasil Música - Um Outro Som. O cantor e compositor carioca (da banda Pedro Luís e A Parede e um dos criadores do Monobloco) apresenta a série de 12 programas, produzida pela Girassol Comunicações, que retratará o universo musical particular e inusitado de doze cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Aracajú, Belém, Curitiba, Vitória, Porto Alegre, Belo Horizonte, Natal, Salvador e Recife.

Com direção de Pedro Flores da Cunha e Daniyel Ruiz, o Destino Brasil Música - Um Outro Som, revelará o universo musical dos artistas, retratando sua identidade, proposta, gênero, método de trabalho, além de projetos em que eles estão envolvidos. Jovem e atual, a série mostrará estilos musicais que variam do samba até a nova geração eletrônica. A idéia é falar de música através da própria música.

O programa ainda constata que a música popular brasileira (MPB), além de sua relevância como manifestação estética tradutora de múltiplas identidades culturais, apresenta-se como uma das mais poderosas formas de preservação da memória coletiva.

"Em um país pulsante como o Brasil, a música vai além da vibração sonora, e acaba revelando nossa história, cultura, desejos e alegria", comenta Pedro Luís, que a cada programa revela as particularidades de uma cidade diferente.

O diretor Pedro Flores ressalta que o Destino Brasil Música - Um Outro Som é uma oportunidade de divulgação não só da música local, como também do destino turístico de cada localidade. "Também retratamos as riquezas naturais e culturais das cidades, os ritmos, os instrumentos e o folclore", explica.

Aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, Destino Brasil Música - Um Outro Som tem patrocínio da Redecard e a parceria de veiculação no Canal Brasil da Globosat. A estréia está prevista para o dia 14 de junho (quinta-feira), às 21h.

PROGRAMAS em ordem de exibição

São Paulo (gravado em setembro de 2006)

O programa entrevista o "Quinteto em Branco e Preto", grupo de samba que toca na noite de São Paulo. Parte de seus integrantes são fundadores do samba da vela no bairro de Santo Amaro. O programa mostra também um bate-papo com a galera do Instituto, que trazem um novo conceito de criação musical, tendo como base a música eletrônica. Fizeram várias trilhas sonoras para filmes nacionais.

Curitiba (gravado em novembro de 2006)

Em Curitiba o programa conheceu o grupo FATO, que faz música urbana através de uma desconstrução sonora, utilizando elementos tradicionais como o tamanco proveniente do Fandango. Do outro lado, Pedro Luís entrevista a banda Maxixe Machine, grupo "punk-samba" que criou o projeto GGG (Grande Garagem que Grava), uma pequena garagem que serve de palco para gravações de shows de bandas independentes.

Natal (gravado em dezembro de 2006)

Influenciada pela MPB, Khrystal registra hoje o ritmo COCO, percorrendo canções potiguares, paraibanas, alagoanas, pernambucanas, ícones desse estilo musical. Outro foco do programa é a banda DuSouto, que dá o tom eletrônico à musica potiguar. A banda conta com um DJ e um VJ que projeta imagens ao longo do show. Além disso, o programa aborda também o projeto "Som da Mata", cujo objetivo principal é promover o melhor da música instrumental potiguar.

Brasília (gravado em março de 2007)

A Casa de Farinha, banda composta principalmente por mulheres, valoriza a mistura da música contemporânea com elementos tradicionais, através de muita percussão e ousados tons de voz. Do outro lado, Eduardo Rangel, compositor brasiliense que mostra seu trabalho autoral ao lado da Orquestra Filarmônica de Brasília, composta por 60 músicos sob a regência do Maestro Joaquim França.

Aracajú (gravado em março de 2007)

A banda Naurea é um coletivo de sete artistas que fazem referências à cultura negra e utilizam instrumentos provenientes do forró e samba. Já a banda Karne Krua tem como principal característica músicas que abordam temas sociais e políticos, falam sobre a raça humana e a seca nordestina. Plástico Lunar, a terceira banda desse programa é inspirada no rock psicodélico dos anos 60.

Rio de Janeiro (gravado em janeiro de 2007)

O programa mostra o melhor do carnaval de rua da cidade, envolvendo cinco blocos carnavalescos: Céu na Terra, Rio Maracatu, Cordão do Boitatá, Rancho Flor do Sereno e Monobloco. Um programa alegre e colorido em meio a fantasias, composições, batuques e muito samba.

Belo Horizonte (gravado em abril de 2007)

Pedro Luís entrevista Maurício Tizumba, músico, ator, cantor e compositor que preserva as raízes e a memória afro-mineira, contribuindo para manter vivas as tradições populares. Através desse artista, o programa apresenta o Congado - uma manifestação religiosa de origem africana. Outro destaque é Affonsinho, compositor, cantor, violonista e guitarrista que já fez diversas parcerias com músicos como Chico Amaral, Cássia Eller, entre outros.

Recife (gravado em fevereiro de 2007)

Pedro Luís conversa com o músico e publicitário Lula Queiroga, ícone cultural da cidade, um dos grandes parceiros de Lenine. Na cidade do Frevo, o Destino Brasil Música também apresenta o inovador "Spock Frevo Orquestra", aplaudido mundialmente.

Salvador (gravado em março e abril de 2007)

Os destaques são os músicos Ramiro Musoto e Roberto Mendes. Ramiro Musotto é percussionista, programador de bases eletrônicas e produtor. Contribuiu para a formatação da música pop da Bahia como ela é conhecida hoje. Já o cantor e compositor Roberto Mendes busca com sua música valorizar o autêntico samba chula oriundo do recôncavo baiano.

Porto Alegre (gravado em abril de 2007)

O grupo "Arthur de Faria e seu conjunto" tem como fator de unidade a diversidade. Mistura de conceitos, de sonoridades e de ritmos como MPB, jazz, música de câmara, pop, funk, metal, tangos e milongas. Os Relógios de Frederico é um coletivo musical formado pelos grupos Chumbo Grosso, Faskner e os próprios Relógios. Com uma sonoridade própria, o grupo junta elementos do funk, da música brasileira e da música acadêmica contemporânea.

Vitória (gravado em maio de 2007)

Nesse programa a viagem vai da música pop-eletrônica ao Hip Hop da periferia, desembocando em um projeto social que leva o congo tradicional para as escolas. Nossas bandas "anfitriãs" são Zé Maria, que já tem uma projeção nacional e internacional, Supeitos na Mira, que muito mais do que uma banda são um movimento, e o Grupo Manguerê, de Fábio Carvalho.

Belém (gravado em maio de 2007)

O programa conta com a banda Trio Manari, especialista em ritmos amazônicos, que faz uma fusão ao ritmo eletrônico. Do outro lado, está o Coletivo Rádio Cipó, que vai além de uma banda. É um núcleo de produção e um projeto, que musicalmente se define como uma fusão de atitudes e ritmos brasileiros: funk de morro, samba, pontos de terreiros, carimbo e batucadas. E a banda La Pupuña, que mistura uma série de elementos como o rock, merengue, surf music, brega e, é claro, a guitarrada paraense.


VEICULAÇÃO:
Canal Brasil
Inédito: Quintas às 21h
Horário Alternativo: Sextas às 16h, Sábados às 13h e Terça-feira às 11h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado