Eurochannel relembra 30 anos sem Maria Callas em documentário exclusivo


Exibida na Sessão Horizonte, a produção foi destaque no Festival de Veneza deste ano

 

Exatamente 30 anos depois da morte de Maria Callas, o Eurochannel lembra vida e obra da maior diva da música erudita do século XX no dia 16/09, domingo, às 17h, com o documentário exclusivo Maria Callas, 30 Anos Depois (Callas Assoluta, 2007, França/Grécia) produzido especialmente para a data.

 

O especial de 90 minutos, que vai ao ar no trigésimo aniversário da morte da cantora, viaja no tempo e conta a trajetória de sucesso da soprano. Imortalizada como dona de uma voz de amplitude rara e habilidade cênica inigualáveis, Maria Callas atuou em óperas dos mais diversos estilos.

 

Entre os papéis mais marcantes estão Amina, Gioconda, Medea e Norma, histórias cujas conotações dramáticas poderiam muito bem ilustrar o tom da vida pessoal de Maria Callas. Entre os acontecimentos que estamparam os jornais da época, esteve o fim do casamento com seu empresário, um homem mais velho, e o conturbado romance com o milionário grego Aristóteles Onassis.

 

Nascida Ánna María Cecilía Sofía Kalogerópulu, em Nova York, em 1923, a cantora mudou-se para a Grécia, terra de seus pais, em 1937. Após estudar canto no Conservatório de Atenas, ela deu início a uma carreira de enorme sucesso, que teve seu ápice na Itália, em 1948, quando protagonizou a ópera Norma, de Bellini.

 

Depois de apresentações nas principais casas de espetáculos do mundo durante a década de 1950, a voz de Maria Callas começou a dar seus primeiros sinais de cansaço, o que a fez abandonar os palcos em 1965. Após ensinar música na famosa Juilliard School, de Nova York, a cantora lírica voltou a se apresentar para o grande público em 1974, em uma série de shows especiais.

 

Ao final da temporada, a soprano se recolheu em seu apartamento de Paris, onde ficou até sua morte, decorrente de um ataque cardíaco, em 16 de setembro de 1977. Atendendo ao seu desejo, suas cinzas foram jogadas no Mar Egeu.

 

Eurocinema : Maria Callas, 30 Anos Depois

Estréia dia 16/9 (domingo), às 17h (com reapresentação às 22h)

Comentários

praticksexo disse…
Já tinha lido muito, em revistas e numa biografia, sobre Callas;pesquisado videos na net e visto algumas matérias sobre La Divina,mas nada comparado a esse documentario.Assisti não só na estreia, mas como todas as reprises q pude!
Primoroso...

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado