VH1 ROCK DOCS: A história das drogas

The Drug Years é um documentário de quatro horas que registra o nascimento do uso de drogas ilícitas nos Estados Unidos e o impacto cultural na segunda metade do século 20. Essa jornada pela cultura das drogas no país é contada através de entrevistas com atores, músicos, jornalistas, advogados, ex-usuários e ex-traficantes. Confira relatos notáveis de Peter Coyote, Jackson Browne, Ray Manzarek, do The Doors, Ice-T, Liz Phair, Juliette Lewis, Rob Thomas, Common, Tommy Chong, Richard Belzer, Richard Lewis, Chuck D, Russell Simmons, B-Real, John Mellencamp, e Henry Rollins.

O documentário apresenta um filme inédito sobre Ken Kensey e os testes psicodélicos da banda Merry Prankster em um ônibus ao longo dos EUA em 1964. Uma rara tomada em Woodstock traduz o papel das drogas ao criar a experiência de uma nova utopia humana. Ainda, o especial traz vídeos caseiros sobre antigos traficantes e cenas marcantes de mães viciadas em crack.  

A História das Drogas: O Início

Quarta-feira, 03 de outubro, às 23h

Nos EUA dos anos 60, surge a contracultura. A descoberta dos sons de Charlie Parker, Jack Kerouac e Allen Ginsberg, mantras psicodélicos, de Timothy Leary, os "testes ácidos" públicos de Ken Kesey e o grupo musical Merry Pranksters atingem desde os beboppers aos hippies, passando pelos beatniks. O primeiro episódio mostra como a maconha e o LSD ajudaram uma nova geração a "abrir as portas da percepção" e como as drogas tornaram-se uma ferramenta para desafiar a população e os valores conservadores. 

A História das Drogas: Fazendo Sua Cabeça

Quarta-feira, 10 de outubro, às 23h

A contracultura vira alvo da mídia. As experiências psicodélicas são compradas e vendidas na avenida Madison e em filmes de Hollywood, como Busca Alucinada e Sem Destino. Enquanto isso, nas ruas cresce a popularidade das drogas. Nos shows e casas noturnas, a música é embalada pelo LSD. A visão utópica dos anos 60 parece desintegrar-se e o ápice do pesadelo acontece quando morrem três ícones do rock'n'roll: Jim Morrison, Janis Joplin e Jimi Hendrix. O governo começa a tomar as primeiras medidas antidrogas. 

A História das Drogas: Juventude Perdida

Quarta-feira, 17 de outubro, às 23h

Se os anos 60 foram tempos de abrir a mente, a década de 70, segundo as palavras do jornalista gonzo Hunter S. Thompson, era para ficar "doidão e  chapado". Era a era de ouro da cocaína e do humor de Cheech e Chong. Em 1976, a maconha estava na beira da aceitação, com advogados de mente aberta escrevendo discursos para o presidente Carter. A cocaína conquistou a elite. Mas os profetas psicodélicos dos anos 60 nunca imaginaram que seu legado se transformaria em estudantes "doidões" indo para os shoppings.  

A História das Drogas: Apenas Diga Não!         

Quarta-feira, 24 de outubro, às 23h 

O último episódio aborda o crescente uso das drogas nos anos 80 e 90, a perda da inocência da cocaína, o fogo da mídia sobre o crack e a relação da comunidade hip-hop com as drogas. Começam a surgir tratamentos de reabilitação de celebridades e usuários. A cultura rave e o ecstasy são considerados uma volta aos anos psicodélicos da década de 60. Para finalizar, o especial levanta uma série de questões: como aconteceu a disseminação das drogas? Qual a lição tirada disso? Qual o impacto das drogas na cultura pop e na sociedade? É possível existir um país com as drogas legalizadas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado