Documentário inédito do Eurochannel registra a ebulição de Jane Birkin
Com uma hora de duração, o documentário Rendez-Vous com Jane Birkin (Rendez-Vous Avec Jane, 2005, França), destaque inédito da programação do dia 14/9, domingo, às 21h no Eurochannel, analisa a carreira da londrina mais "francesa" que a cultura mundial já conheceu. Dirigido por Regis Roinsard, o programa é recheado de belas canções – todas em homenagem à Jane.
Sozinha ou em companhia da atriz francesa Sabine Azéma, a bela é seguida pelas câmeras em bares, restaurantes e até no palco, onde se apresenta ao lado do cantor italiano Paolo Conte. Além disso, o documentário mostra um dos ambientes em que Jane Birkin se sente mais confortável: no estúdio de gravação, onde ela trabalha na canção Il n'y aura Plus d'Hiver, com Yann Tiersen, músico famoso por suas composições para o longa de sucesso O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, 2001).
Duetos com nomes de peso dão ainda mais graça e profundidade às canções imortalizadas por sua voz. Em versões exclusivas, ela conta com a participação de Marianne Faithfull, que substitui Brian Ferry nos vocais de Every Dream Home a Heartache, e Daniel Darc, em Mes Amis. Além disso, Dominique A acompanha Jane Birkin com voz e violão em Revenir au Monde, enquanto Cali a homenageia em Pour Jane. Seus dois últimos discos (Rendez-Vous, de 2004, e Fictions, de 2006), inclusive, são compostos por várias colaborações de grandes nomes da música mundial.
Aos 61 anos, Jane Birkin nem pensa em parar de trabalhar. No Festival de Cannes do ano passado ela apresentou Boxes (2007), filme dirigido por ela e estrelado por Geraldine Chaplin. Atualmente, Jane curte o sucesso de sua filha com Serge, a também atriz e cantora Charlotte Gainsbourg.
Euromusic: Rendez-Vous com Jane Birkin
Dia 14/9 (domingo), às 21h
Comentários