GNT homenageia centenário de morte de Machado de Assis

Um dos escritores mais célebres do país, Machado de Assis marcou a literatura brasileira com clássicos como "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Este ano marca o centenário de morte do escritor e, para homenageá-lo, o GNT reapresenta a série "O Rio de Machado de Assis", em três capítulos, a partir do dia 9 de outubro, às 22h. Durante o período em que morou no Rio de Janeiro, o escritor relatou como poucos o espírito da cidade no século XIX. E é esse perfil da cidade que o programa retrata sob a ótica de três personagens: Capitu, interpretada por Fernanda Torres; Brás Cubas, por Paulo José; e o conselheiro Aires, vivido por Tonico Ferreira.

Depoimentos de Nélida Piñon, Silviano Santiago, Autran Dourado, Edlan Van Steen, Rachel Jardim e Geraldo Carneiro enriquecem o passeio pelo "Velho Rio", mostrando locações nostálgicas sempre presentes nas obras de Machado, como a Rua do Ouvidor, o Morro do Livramento, a Lapa e os famosos bondes.

Filho de uma portuguesa com um mulato e nascido no Morro do Livramento, Machado ficou conhecido como um "autor transeunte" pelo gosto em passear pelas ruas da cidade. Com isso, foi testemunha de um período de mudanças pelo qual o Rio passou desde a chegada da Família Real ao Brasil.

O "Rio de Machado de Assis" conta com a produção executiva de Norma Bengell em co-produção com o GNT. A direção e roteiro são de Kika Lopes e Sonia Nercessian, e a narração fica por conta de José de Abreu.

 

O Rio de Machado de Assis

GNT - Canal Globosat

No ar às quintas-feiras (9, 16 e 23), às 22h

Horários alternativos: sexta, às 9h30, sábado, às 4h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado