TV Rá Tim Bum e Instituto Chico Mendes lançam programa sobre espécies ameaçadas,

            A criançada que curte a programação da TV Rá Tim Bum, canal por assinatura controlado pela Fundação Padre Anchieta, não vai desgrudar o olho da telinha nem mesmo nos comerciais. É que a partir do próximo sábado (17) estarão rodando nos intervalos uma série de 13 programetes trazendo informações sobre espécies ameaçadas de extinção, de forma lúdica e bem humorada para a público infantil. O pioneirismo da série está em ser voltada para a família, mostrando a biodiversidade brasileira num canal exclusivo de produções nacionais.

            Em três minutos e meio, crianças e adultos poderão conferir informações sobre características, hábitos e modos de vida das espécies muriqui, macacos-prego, micos leões, guaribas, peixe-boi, arara azul-de-lear, cachorro vinagre, jacaré-açu, tartarugas marinhas, golfinho rotador, baleias, onça pintada e lobo guará. "Nosso objetivo com isso é fazer com que as crianças saibam como se comportam esses animais, suas características e a importância de preservá-los", explica a presidente substituta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Silvana Canuto.

            Segundo o diretor de Conservação da Biodiversidade, Marcelo Marcelino, a parceria entre ICMBio e Fundação Padre Anchieta começou ainda em 2008, quando foi articulado um Acordo de Cooperação Técnica. "Nossa meta é fazer com que informações sobre a biodiversidade brasileira cheguem cada vez mais aos brasileiros e ao mundo. É preciso que se conheça as potencialidades do Brasil, avançando nas ações para conservá-la", explica Marcelino.

            A série integra a primeira fase de um pacote que prevê produção de outros produtos em estudo: uma série de documentários, com rigor mais científico e roteiro televisivo de interesse geral do grande público; álbum de figurinhas – tanto impresso quanto virtual; além de jogos educativos que retratem a biodiversidade brasileira.

            Segundo o diretor de Projetos Especiais da TV Rá Tim Bum, Mauro Garcia, a sociedade brasileira só tem a ganhar com os produtos fruto dessa parceria. "Estarão garantidos resultados audiovisuais, lúdicos e de informação, aliando a seriedade científica do ICMBio à competência na área audiovisual da Fundação Padre Anchieta, em particular das emissoras TV RáTimBum, o primeiro e único canal infantil brasileiro da TV por assinatura; e TV Cultura, emissora pública", afirma Garcia.

            Ambas as TVs são de alcance nacional e permitirão a difusão para toda a sociedade brasileira das informações sobre a biodiversidade brasileira. "O objetivo é levar informações com qualidade científica e audiovisual, promovendo com isso uma maior conscientização sobre a riqueza da biodiversidade brasileira", afirma Garcia.

            Para isso, os conteúdos foram adequados à linguagem dos públicos infantil e adulto. "Somos bombardeados com muitas informações sobre a fauna e flora de outros países em vários canais de TV, e as que nos chegam, com visões estrangeiras, muitas vezes são equivocadas. A idéia é começar a reverter isso", explica Garcia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado