ANIMAL PLANET INVESTIGA A SUPOSTA EXISTÊNCIA DE SEREIAS


Reconstituições do suposto percurso evolutivo e pesquisa liderada por biólogo marinho compõem análise mostrada no especial 


Em 2004, quando apareceram várias baleias mortas em uma praia de Washington, o biólogo marinho Dr. Brian McCormick quis saber o motivo. Ele suspeitava que testes com o sonar da Marinha estariam causando as mortes – mas, ao investigar a possibilidade, esbarrou em um novo mistério. No sábado, 19 de março, a partir das 21h, o Animal Planet apresenta a história dessa investigação que terminou com suposta descoberta de uma nova espécie, no especial SEREIAS (MERMAIDS). 

A produção mostra o trabalho de pesquisa de McCormick e sua equipe, além de testar, por meio de recursos computadorizados, a possibilidade de que um animal evoluísse a ponto de trazer em sua fisiologia características humanas e de espécies aquáticas, configurando a existência de seres muito parecidos às sereias que conhecemos das narrativas fantásticas. 

Tudo começou quando os sons dos microfones submarinos foram analisados para investigação da morte das baleias: eles haviam captado os exercícios da Marinha na área, junto com o canto melancólico das baleias – mas algo mais foi registrado: um som não identificado, uma série de ruídos emitidos por uma criatura desconhecida. 

McCormick achava que poderia ser uma nova espécie de baleia ou golfinho. No início, o progresso foi lento, até que mais um grupo de baleias apareceu morto na África do Sul, chamando a atenção da equipe. Lá, eles encontraram os restos parcialmente devorados de um animal que ninguém soube identificar. Com a ajuda da autópsia, McCormick chegou a uma conclusão espantosa: a nova criatura marinha tinha parentesco com os seres humanos. 

A história teria origem em um passado remoto, há oito milhões de anos, quando os macacos começavam a viver fora das árvores. Por meio dos recursos de computação gráfica, encontraremos um grupo deles vivendo na costa, recolhendo mariscos e crustáceos nas poças d'água dos rochedos. Mais tarde, esses macacos teriam se aventurado a entrar em águas mais profundas, mergulhando em busca de alimento e nadando impulsionados por duas pernas.   

Alguns milhões de anos depois, suas pernas teriam se tornado uma estrutura de cauda única e as patas traseiras se diferenciaram. Eles não são mais macacos, mas o que chamaríamos de "proto-sereias". Como os golfinhos, elas também desenvolveram a habilidade de localizar seres e coisas por meio da emissão de sons. 

No século XVI, os homens já exploravam a navegação e as lendas sobre sereias são alastradas, incitando também a busca por esses animais. Por fim, SEREIAScondensa as duas narrativas em uma só, para chegar a uma conclusão sobre o que aconteceu naquela praia de Washington, no início de 2004. E a conclusão baseada nas provas apresentadas é surpreendente. 

SERVIÇO: SEREIAS
Canal:
 Animal Planet
 
Estreia: 
sábado, 19 de março, às 21h
Classificação indicativa:
 14 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado