Cultura brasileira dá o tom da programação de fim de ano no Futura
Música e literatura nacionais em destaque no réveillon do Canal
O Futura preparou uma programação bem brasileira para o réveillon. No dia 31 (terça-feira), o canal vai combinar música e literatura nacionais, começando com o Especial Afinando a Língua - 2013, às 21h, no qualTony Bellotto apresenta os melhores momentos da temporada. O Afinando mostra uma compilação que reúne diversos estilos por meio dos convidados: Lenine, Bráulio Tavares, Cidade Negra, Viviane Mosé, Zeca Baleiro, Ferreira Gullar, For Fun, Thalita Rebouças, Gabriel, o Pensador, Paulo Lins, Isabela Tavianni, Martha Medeiros, o grupo Bossacucanova tocando Vinicius de Moraes, Paulinho Moska, José Miguel Wisnik,Nando Reis, Chacal, Mc Sapão, Hélio De La Peña; Teresa Cristina, Adriana Falcão, Zélia Duncan e Nelson Motta.
No mesmo dia, as lembranças afetivas de Ana Lontra Jobim vêm à tona na entrevista da ex-mulher do maestro Tom Jobim para a apresentadora e escritora Bia Corrêa do Lago no episódio especial de Umas Palavras, às 22h30. A conversa é acompanhada pela exibição do documentário A Casa do Tom - Mundo, Monde, Mondo, dirigido por Ana. No filme, ela conta sua história amorosa e familiar e revela como aprendeu a observar e a fotografar a natureza a partir dos olhos de Tom. As imagens do documentário foram registradas na época da construção de sua casa no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, no sítio da família em Poço Fundo, na serra fluminense, e em Nova York. Em 2014, completam 20 anos da morte do maestro. No ar às 23h.
Afinando a Língua Especial
Exibição: 31/12, terça-feira, 21h
Duração: 40 min
Classificação indicativa: livre
Umas Palavras Especial
Bia Corrêa do Lago entrevista Ana Lontra Jobim
Exibição: 31/12, terça-feira, 22h30
Duração: 30 min
Classificação indicativa: livre
Cine especial - A Casa do Tom– Mundo, Monde, Mondo
Direção: Ana Lontra Jobim
Exibição: 31/12, terça-feira, 23h
Reprise: 1/1, quarta-feira, 21h30
Duração: 50 min
Classificação indicativa: livre
Resumo: O documentário, lançado em 2007, foi dirigido e narrado pela viúva do cantor, Ana Jobim. Ela selecionou imagens, fotos, poemas, entrevistas do cantor a partir de 1987. O filme mostra o amor do compositor pela música, família e natureza, e é ambientado na casa que estava construindo no Jardim Botânico, no sítio da família em Poço Fundo, na serra fluminense, e em Nova York. O poema "Chapadão" inspirou Ana a fazer o filme, e Tom Jobim começou a escrevê-lo quando a casa do Jardim Botânico ainda estava sendo construída. "A casa levou quatro anos para ficar pronta e o poema, oito", contou Ana no documentário.
Comentários