Martin Braithwaite, a contratação emergencial do Barcelona que pode impactar a tabela de classificação da LaLiga





O FC Barcelona exerceu seu direito de fazer uma "contratação de emergência" - fora da janela de transferências, por conta das lesões de Luis Suárez e Ousmane Dembélé -buscando o atacante dinamarquês Martin Braithwaite, do Leganés. Tal transferência pode impactar a tabela de classificação da LaLiga tanto na parte superior, quanto na inferior.

Transferências feitas fora do período das janelas de contratações (no verão e inverno europeus), só são permitidas em circunstâncias muito específicas. Neste caso, as autoridades da LaLiga Santander deram permissão ao Barça somente depois que foi confirmado que o atacante francês Ousmane Dembélé precisaria passar por um procedimento cirúrgico no tendão, e perderia o restante da temporada.

Por conta disso, o regulamento limitou o clube blaugrana a contratar apenas um jogador de outro clube da LaLiga - com as quais outras opções consideradas no Camp Nou foram Angel Rodriguez, do Getafe; Loren Moron, do Real Betis; e Willian Jose, da Real Sociedad.

Por fim, a equipe do Camp Nou decidiu fechar mesmo com Braithwaite, ativando a cláusula de liberação de € 18 milhões incluída no contrato do jogador, de 28 anos, com o LeganésAssinando, assim, um contrato de quatro temporadas com o dinamarquês. O jogador, poderoso e rápido, consegue chutar com os dois pés, e também atua pelos dois lados do campo, o que dará ao treinador Quique Setién opções interessantes no ataque.



Braithwaite chegou à Espanha nos subúrbios de Madrid, contratado pelo Leganés em janeiro de 2019, após boa passagem pelo Middlesbrough, da Inglaterra. Curiosamente, seu primeiro gol na LaLiga foi sobre o Barcelona, na derrota dos Pepineros por 5-1 no estádio do Camp Nou. O jogador, que já foi jogador de Esbjerg e Toulouse, atuou por nada menos que 43 partidas com as cores do Leganés, na LaLiga, marcando 10 gols e dando oito assistências. Sendo fundamental para a possível permanência do clube na elite espanhola.

Convocado pela Dinamarca pela primeira vez em 2013, Braithwaite alcançou sete gols em 39 partidas internacionais, incluindo quatro duelos na Copa do Mundo de 2018. Agora, espera-se que ele também represente seu país na fase final do Campeonato Europeu.

Com isso, ele se torna o quarto jogador dinamarquês a vestir a camisa blaugrana na história do clube. O mais famoso de todos foi seu compatriota Michael Laudrup, que jogou 167 partidas da LaLiga pelo clube catalão, antes de uma transferência controversa para o eterno rival, o Real Madrid, em 1994.

Allan Simonsen, por sua vez, representou os catalães no final dos anos 70 e no início da década de 80, com grande sucesso, marcando 31 gols em 98 jogos. Enquanto o jogador nascido em Copenhague, Ronnie Ekelund, mal jogou na temporada 1993-94, sob a liderança de Johan Cruyff.



Acontece que Leganés também perdeu seu outro grande atacante durante o mercado de inverno europeu, quando o Sevilla FC ativou a cláusula de liberação do atacante marroquino Youssef En-Nesyri. Por outro lado, os atacantes Miguel Ángel Guerrero (espanhol) e Roger Assale (marfinense) chegaram a Butarque. Podendo, agora, contribuir para que a equipe de Javier Aguirre continue sua batalha contra o rebaixamento.

É bastante provável que Braithwaite faça sua estreia pelo Barcelona diante do Eibar, em duelo marcado para o próximo sábado (22), no estádio do Camp Nou, pela 25ª rodada da LaLiga. Podendo, também, marcar presença no grande clássico do outro final de semana, contra ninguém menos que o Real Madrid, em partida fundamental para a disputa do título espanhol. Afinal, o Barça está a apenas um ponto da equipe da capital, que lidera a tabela de classificação com 53 pontos.



Não é só futebol. É LaLiga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado