Novo clipe de Travis Scott é inspirado em curta-metragem de cineasta brasileiro

Novo clipe de Travis Scott é inspirado em curta-metragem de cineasta brasileiro



Em 2018, o cineasta e diretor brasileiro Pedro de la Fuente lançou o curta-metragem intitulado "Castells". Disponível através da plataforma Vimeo, o curta teve uma bem-sucedida temporada em festivais como o Kinsale Shark Awards de 2019, onde ganhou o prêmio por melhor curta-metragem, National Geographic Short Film ShowcaseDirectors Notes e MadeGood, conquistando label de filme cult em seu ano de lançamento. Quase cinco anos após sua estreia, o filme ainda move pessoas que o encontram por acaso ou por recomendações de amigos e é considerado a gravação mais relevante e reveladora desta tradição cultural catalã, oferecendo uma perspectiva profunda sobre os Castells.

 

Os Castells e os Castellers, aqueles que compõem as torres humanas, representam uma parte integral da rica cultura catalã. A prática data do século XIX, mas suas origens ainda são desconhecidas. O filme foi produzido entre várias viagens à Catalunha no ano de 2018, fruto de uma mistura de amor e curiosidade por essa prática cultural centenária. O filme não apenas captura a essência da tradição, mas também mergulha nas complexidades e na importância das torres para a comunidade. A prática une todas as faixas etárias e gêneros, com mais de mil pessoas colaborando para erguê-las. Os Castellers se reúnem de 2 a 3 vezes por semana, estreitando laços, compartilhando momentos e construindo não apenas torres, mas também conexões profundas.

 

Em Abril deste ano, um renomado diretor de videoclipes entrou em contato com Pedro, cineasta por trás do curta "Castells". O diretor expressou o interesse em licenciar imagens do documentário para um projeto associado ao rapper norte-americano Travis Scott. Segundo ele, a inspiração para o projeto havia partido do próprio Travis, que desejava retratar a prática das torres humanas em sua arte. Uma mudança na direção criativa encerrou prematuramente as negociações do projeto, mesmo após disponibilização de material referente ao filme para a equipe do rapper. No entanto, no último dia 15 de agosto, Travis Scott lançou, em todas as plataformas de vídeos, o videoclipe da música "Sirens", onde ele assume o papel de um casteller. Com ângulos e abordagens narrativas bastante similares às de Castells, tornou-se nítida a inspiração para essa produção. 

 

"No mundo das artes sempre haverá referência e inspiração. Por um lado fiquei com a sensação de que poderiam ter me chamado para fazer o clipe, por outro, me sinto orgulhoso em ter sido fonte de inspiração para o artista.", conta Pedro.  

 

O clipe conta hoje, uma semana após o seu lançamento, com mais de 4 milhões de visualizações. 



Assista o curta Castells 

https://vimeo.com/330743725

 

Assista o clipe

Travis Scott - SIRENS



Créditos:

Diretores: Pedro e James (Pedro de la Fuente e James Worsley)

Produtora Executiva: Thais Altman

Produção: Montserrat Rossel Xicola

Diretor de Fotografia: Pedro de la Fuente

1o. Assistente de Câmera: Horia Ionescu | Ana Ferron

Score: Studio Uno Mas

Compositor: Russ Chimes

Sound Design: Greg Niemand e Evan Gildersleeve para Mount Audio

Sound Mix: Roland Heap para Sound Disposition

Pós-produção: The Mill London

Colorista: Alex Gregory

Produção de Cor: Charlie Morris

Edição: Autobahn

Runner: Victor Garrido Vergés

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

‘Acampamento Intergaláctico’, primeiro filme de Ronaldo Souza, do Gato Galactico, anuncia sessões antecipadas e abre pré-venda

‘Acampamento Intergaláctico’, primeiro filme de Ronaldo Souza, do Gato Galactico, anuncia sessões antecipadas em novas cidades