CIBERNÉTICAS chega ao Canal Futura e Globoplay
Documentário aborda equidade de gênero na tecnologia
São Paulo, 20 de setembro – A Deusdará Filmes anuncia o lançamento do documentário CIBERNÉTICAS no Canal Futura/Globoplay no dia 20 de setembro. Com patrocínio da Unisys, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a produção debate a equidade de gênero e a experiência das mulheres na educação e no mercado de trabalho no campo da tecnologia. Disponível no catálogo gratuito da Globoplay, o filme será acessível para todos os públicos a partir das 22h30.
O documentário explora as dificuldades do setor para o público feminino, bem como o papel da educação na formação das profissionais do futuro. CIBERNÉTICAS busca inspirar e criar um território simbólico favorável para meninas e mulheres de todo o Brasil. Dessa forma, o filme quer incentivar a chegada de novos talentos femininos no setor. "O incentivo ao aprendizado da linguagem computacional pode significar para muitas meninas uma janela de oportunidade para o futuro, já que a tecnologia tornou-se um importante funil de acesso ao mercado de trabalho. Por isso a urgência em criar espaços que permitam que meninas, jovens e mulheres se vejam atuantes na área", diz Graziela Mantoanelli, diretora do documentário.
Clique Para Download |
A produção de 52 minutos conta com depoimentos de Aildes Monteiro (Gerente de Projetos na Unisys), Camila Achutti (fundadora e CEO do MasterTech), Emmanuelle Richard (desenvolvedora de fintech), Isabelle Christina (líder do Projeto Meninas Negras), Liane Tarouco (professora da UFRGS e precursora do movimento de internet no Brasil), Silvana Bahia (coordenadora do PretaLab) e Soraya Medeiros (doutoranda em ciências da computação no Instituto Metrópole Digital em Natal RN).
O projeto conta com o patrocínio da Unisys pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e inclui filme, podcast, reportagens e ações educativas e de mobilização social. A produtora do filme promove exibições em escolas públicas e privadas em todo o Brasil, além de exibições em parceria com organizações como TecKids, AFESU, Porto Digital de Recife, unidades do CCBB pelo Brasil e no Itaú Cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro com roda de debate no clube dos professores.
"Tudo isso para reconhecer e valorizar as inúmeras iniciativas dedicadas a criar novas oportunidades para meninas e mulheres atuarem em ciência e tecnologia, buscando para além dos números, a construção de espaços de respeito e igualdade de oportunidades", diz Claudia Gomes, VP Jurídica para América Latina e integrante do comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão da Unisys.
Comentários