Dia Mundial do Teatro: CurtaOn apresenta especial ‘Gente de Teatro’com estreia de ‘Antígona 442 a.C.’

Andrea Beltrão na peça "Antígona" (Créditos: Divulgação/Curta!)



ALÉM DE FILME SOBRE PEÇA DE ANDREA BELTRÃO, ESPECIAL CONTA COM PRODUÇÕES QUE HOMENAGEIAM NOMES COMO ZÉ CELSO MARTINEZ, AUGUSTO BOAL E BIA LESSA E SÉRIE SOBRE GRUPOS TEATRAIS


No Dia Mundial do Teatro, 27 de março, o CurtaOn – streaming do canal Curta! – disponibiliza uma seleção de dezenas de filmes e séries com grandes nomes dos palcos brasileiros, o especial "Gente de Teatro". Entre as produções, a série "Companhias do Teatro Brasileiro", um painel documental da evolução da arte teatral no Brasil, e a estreia do filme "Antígona 442 a.C.", uma expansão cinematográfica da peça "Antígona" – ambos, filme e peça, são protagonizados por Andrea Beltrão.
 

Após passar por festivais e mostras de cinema, o filme dirigido por Maurício Farias não se contenta em ser apenas uma câmera virada para o palco e vai muito além, fazendo uso de recursos cinematográficos para expandir a origem teatral do texto: a peça "Antígona", tragédia homônima escrita por Sófocles há 2500 anos.

No espetáculo, Andrea Beltrão é a personagem-título, uma jovem princesa filha de Édipo e Jocasta.

Desejando honrar a morte de seu irmão Polinices, morto em guerra, ela enfrenta o rei Creonte, cuja ordem era a de deixá-lo sem sepultamento. Ao desobedecer a determinação real, Antígona paga com a própria vida. É estabelecido, então, o confronto entre o Estado e o cidadão. Ao contrário do autor original, que adapta um mito já conhecido para o teatro, Beltrão e Amir Haddad — que assina a dramaturgia a seu lado — partem do teatro para o mito.
 

Além de "Antígona 442 a.C.", a seleção conta com filmes como "Paulo Autran - O Senhor dos Palcos", "Guarnieri", "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido", "Sergio Britto – Mestre dos Palcos", além de episódios de séries como "Companhias do Teatro Brasileiro" e "Asdrúbal Trouxe o Trombone", além do episódio de "Onde Nascem as Ideias" sobre a diretora Bia Lessa.

CurtaOn está disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e em seu site oficial (CurtaOn܂com܂br).


Confira alguns destaques do especial "Gente de Teatro":


Gente de Teatro

 

"Antígona 442 a.C." - ESTREIA

O filme Antígona 442 a.C. traz Andrea Beltrão como a personagem-título da trama: Uma jovem princesa que enfrenta a ordem do rei, que determina que um de seus irmãos que lutou na guerra, fique sem sepultura. Antígona enterra o seu irmão e por isso paga com a própria vida. Dramaturgia de Andrea Beltrão e Amir Haddad. Direção: Maurício Farias. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado