Renato Machado apresenta documentário Uma Semana na Provence


Estreia do programa especial acontece nesta quinta-feira, às 20h, no canal Sabor & Arte

Renato Machado durante as gravações em Provence (Mônica Morel/Divulgação)



Um dos mais respeitados nomes do jornalismo brasileiro, Renato Machado faz aniversário nesta quinta-feira (21), mas quem ganha presente são os assinantes do canal Sabor & Arte. A data foi escolhida para a estreia do documentário Uma Semana na Provence.


Neste programa especial, que será exibido na faixa nobre, às 20h, Renato Machado convida o assinante para conhecer a emblemática região de Provence, localizada no Sudoeste da França. O projeto materializa um desejo pessoal do anfitrião, que acredita que este é um lugar ideal para se aproveitar o que de melhor a vida tem a nos oferecer.


Ao ser convidado a destacar os atrativos, ele demonstra ser um exímio conhecedor dos hábitos locais. "O sol, o mar e, no inverno, a neve nas montanhas. E mais: o frescor dos alimentos e o ritmo de vida calmo que contrasta com as cidades francesas", resume.


Com pitadas de sensibilidade e afeto, Renato Machado conversa com moradores locais, como a pastora Mathilde: com um bebê no colo, ela também vive cercada por lindas cabras e cachorros. As histórias do jornalista e da mulher que abandonou a vida na cidade se cruzam por acaso num recolhido campo entre os vilarejos.


O apresentador ainda percorre adegas, vinhedos e os campos de oliveiras, além de experimentar os sabores das feiras locais e mostrar como o plantio e o consumo de produtos orgânicos são extremamente valorizados na região.


Em uma terra onde os campos floridos existem em abundância, outro destaque é a visita a uma escola de perfumistas, onde Machado testemunha o entusiasmo dos alunos, diante das primeiras sensações que o olfato proporciona. São os aromas provençais.


Disposto a apresentar aos telespectadores a "sua Provence", o jornalista se envolveu com cada detalhe da produção, incluindo, por exemplo, a escolha da trilha sonora — embalada por peças do compositor Claude Debussy, que potencializam ainda mais o caráter autoral do projeto.


Como o título do documentário sugere, as gravações duraram uma semana. Renato Machado celebra a parceria para a exibição do projeto na televisão. "O canal Sabor & Arte abre uma porta para um mundo que sempre me despertou interesse", diz.



Sobre Renato Machado

O jornalista Renato Machado atuou como âncora e editor-chefe do telejornal Bom Dia Brasil, além de exercer funções de repórter e correspondente internacional no Grupo Globo. Referência no mundo do vinho, assinou as colunas Em volta da Mesa do Jornal O Globo e Momento do Brinde na Rádio CBN. 

Na França, conquistou o Les Trophées Culture de L´Esprit Alimentaire, prêmio que reconhece cidadãos não franceses que tenham feito contribuição notável para a cultura daquele país. Recebeu uma indicação ao Emmy Awards por seu trabalho no Globo Repórter com o tema "A Arte como Passaporte". Atualmente, ele está à frente da Provence Produções como sócio-diretor.



Sabor & Arte, um canal de gastronomia!

O universo da gastronomia em um só canal: eventos, cultura, lifestyle, documentário, jornalismo e, claro, receitas. Assista ao Sabor & Arte nas operadoras Claro (561), SKY (495), Vivo (617), Oi (153) e nas plataformas de streaming Newco Plus e Watch Brasil. No Samsung TV Plus tem uma versão especial do canal: o Sabor & Arte 2.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado