Segunda Edição do AXN Film Festival

Diretores independentes concorrerão a prêmios
e poderão ampliar o alcance de seus curtas

O AXN Film Festival, festival de curtas-metragens que o canal AXN promove para divulgar talentos promissores do cinema latino-americano, lança sua segunda edição e as inscrições podem ser feitas até 20 de julho através do site www.axnfilmfestival.com. O site desafia os futuros cineastas a Pensar em Curta. Esta competição permite que os participantes mostrem seu talento a um grupo seleto de cineastas, compartilhem seu trabalho com 19 milhões de assinantes em toda a América Latina e ainda concorram a US$ 10 mil.

"Esta nossa iniciativa faz com que um produto com acesso restrito e poucas oportunidades de exibição como o curta, chegue a um público maior, como os espectadores de TV por assinatura", acredita o supervisor de produção do AXN e cineasta, Edcarlo Silva.

Para inscrever um trabalho o diretor deve ter mais de 18 anos e o curta deve ter de 1 a 30 minutos, ter sido filmado em português ou espanhol e produzido a partir de janeiro de 2005. Não serão aceitos animações ou documentários. Para mais detalhes os interessados deverão consultar o regulamento no site do festival.

A seleção dos dez curtas finalistas acontecerá entre agosto e outubro, período em que serão analisados por um seleto júri formado por grandes nomes do cinema latino-americano. O canal AXN irá exibir os curtas em programas especiais de meia-hora durante o mês de novembro e anunciará os vencedores em um programa com 1 hora de duração em dezembro.

Em 2006, quando a competição aconteceu pela 1ª vez, foram recebidos 564 curtas de toda a região, sendo 121 brasileiros, segundo país com mais inscrições, atrás apenas do México. O júri contou com nomes de peso como Sérgio Machado (Onde a Terra Acaba), Fernando Meirelles (indicado ao Oscar por Cidade de Deus) e Guillermo Arriaga (também concorreu ao Oscar com Babel).

O nacional No Princípio Era o Verbo, de Virgínia Jorge, empatou em 1º lugar com o colombiano Boom!, de Juan Valenzuela. Na seqüência vieram o argentino A Família de Roque, de Ricardo Piterbarg, em segundo, e o mexicano O Dia Perfeito, de Bernardo Loyola, em terceiro.

"A personalidade e a linguagem próprias da região são ricas e bem traduzidas em imagens, comprovando que cada vez mais latino-americanos têm a necessidade de contar grandes histórias em poucos minutos", afirma a gerente de marketing do canal, Stefania Granito

A primeira página do site desta competição instiga: "toda história merece ser contada e todos nós temos algo a contar, apresentando a inspiração de Charlie Kaufmann, que afirma no roteiro do filme Adaptação: "o mundo real é a melhor fonte para se criar histórias. E quer melhor que o mundo real de tamanha imensidão para se inventar ficções?".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado