Supergrass detona em show exclusivo no Eurochannel
A formação da banda se deu por volta de 1994, por Gaz Coombes no vocal e guitarra, Mickey Quinn no baixo e Danny Goffey na bateria. Antes disso, Goffey e Coombes já haviam tocado juntos na banda Jennifers. O som era praticamente clonado do Ride, e os Jennifers chegaram a lançar um single pela gravadora Nude Records (a mesma do Suede). No entanto, a história do Jennifers não vai longe e logo Coombes, Goffey e Quinn acabam tomando um outro rumo, formando uma nova banda. As influências mais evidentes do novo projeto eram as bandas inglesas dos anos 1960, adicionando um vigor, entusiasmo e energia punk de bandas tão díspares como Pixies e Buzzcocks.
O primeiro lançamento do Supergrass é o single Caught By The Fuzz, hoje em dia clássico do britpop. O debut I Should Coco chegou às lojas em maio de 1995 e não demorou a alcançar o topo da parada inglesa. A responsável pela façanha é a divertida Alright, o hit do verão daquele ano. O videoclipe gravado na Portmeiron ajudou a banda a ficar conhecida no resto do mundo. In It For the Money repetiu o sucesso anterior ao chegar ao segundo lugar na Inglaterra, com vendas na casa do milhão de cópias. A banda retornaria em 1999 com um disco que ficou conhecido entre os fãs como X-Ray Album. O Supergrass chegou ao seu quarto álbum, o Life at Other Planets, talvez o disco mais audacioso da banda até então.
Depois de uma coletânea em comemoração aos 10 anos da banda, Supergrass is 10, lançada em 2004, a banda solta no ano seguinte Road To Rouen, para muitos a obra-prima do grupo inglês.
Euromusic: Supergrass – Live in Concert
Dia 1/7 (domingo), às 21h
Comentários