Pan 2007 é na ESPN Brasil

 

Uma equipe de feras do jornalismo esportivo comanda uma programação 100% dedicada ao evento

 

A ESPN Brasil, que já tem tradição pela qualidade da cobertura jornalística de grandes eventos esportivos, se prepara para dar mais um show durante os XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007. De 13 a 29 de julho, toda a programação regular do canal dá lugar às transmissões das competições e, quando houver eventos simultâneos, haverá transmissões também na ESPN. No total, os canais ESPN BRASIL e ESPN devem colocar no ar 260 horas de programação ao vivo, direto do Rio de Janeiro.

 

"O Pan é mais um grande desafio. Como nossa equipe entra em campo todos os dias, nós já estamos preparados. Mais uma vez, a ESPN Brasil reúne um time de profissionais renomados e de atletas medalhistas para apresentar ao fã de esporte a melhor informação e análise jornalística deste importante evento que volta ao Brasil depois de 44 anos", conta José Trajano, diretor de programação e jornalismo da ESPN no Brasil.

 

A transmissão do Pan na ESPN Brasil começa no dia 13 de julho, a partir das 10 horas, com o jogo que marca a estréia da seleção feminina de handebol na competição e depois, às 16 horas, com a cerimônia de abertura direto do Estádio do Maracanã. Durante todo o período dos Jogos, a programação ao vivo começa às 9 horas, com o Jornal do Pan, que terá uma hora de duração, com apresentação de Maurício Jahu e Lílian Fernandes. Ao longo do dia, o canal transmite as competições de vários pontos da cidade, intercaladas por flashes do Jornal do Pan. À meia-noite, vai ao ar outra edição especial do telejornal, desta vez com apresentação de João Carlos Albuquerque e Carla Gomes, também com uma hora de duração, trazendo reportagens e um resumo de tudo o que aconteceu no dia. Logo após, será exibido o telejornal Sportscenter, com as notícias dos outros eventos esportivos no Brasil e no mundo.

 

Equipes de reportagem por toda a cidade

 

A equipe dos canais ESPN no Brasil terá 60 pessoas no Rio de Janeiro. Serão nove equipes de reportagem espalhadas pela cidade com os repórteres André Plihal, Eduardo Elias, Fernando Gavini, Helvídio Mattos, Cícero Mello, Patrícia Lopes, Marcelo Duarte, Renata Falzoni e Luis Roberto Formiga , trazendo a cobertura das principais competições, as medalhas, as equipes brasileiras e o dia-a-dia do evento.

 

Renata Falzoni e Formiga vão acompanhar as chamadas "disciplinas radicais" do Pan, como Mountain Bike, BMX e Esqui Aquático, e também farão reportagens sobre outros esportes, lançando seu olhar especial e cheio de adrenalina sobre as demais modalidades. 

 

O jornalista e "curioso" Marcelo Duarte (autor da série "Guia dos Curiosos" e apresentador do programa "Loucos por Futebol" da ESPN Brasil) fará seus já consagrados quadros especiais, que primam pelo inusitado e pelo bom humor. No quadro "Curioso", ele vai desvendar as particularidades da competição e do Rio e no "Pan de Açúcar", ele vai mostrar as delícias gastronômicas doces da Cidade Maravilhosa.

 

Narração e comentários de primeira

 

Novamente, a ESPN Brasil vai contar com uma equipe de comentaristas de primeira linha: Vôlei - Ana Moser (medalha de ouro na Olimpíada de Atlanta 1996) e Maurício Jahu (quatro vezes campeão brasileiro e vice-campeão mundial juvenil); Basquete - Wlamir Marques (duas vezes campeão mundial e tetracampeão sul-americano), Zé Boquinha (bicampeão paulista, campeão mineiro, goiano e carioca) e Maria Helena Cardoso (técnica que liderou a seleção feminina ao título no Pan de Havana em 1991); Hipismo - Ivan Camargo (dono de diversos títulos nacionais e internacionais, como o ouro na Liga Sul-Americana em 1993) e Murilo Tartoni (recordista brasileiro de altura e vice-campeão brasileiro com cavalos novos); Natação - William Lima (ex-técnico da seleção brasileira) e Alberto Klar (ex-técnico da seleção brasileira), Atletismo - Adauto Domingues (medalha de ouro no Pan de Indianápolis em 1987 e no Pan de Havana em 1991 e treinador de atletas da equipe brasileira como Marilson dos Santos, vencedor da Maratona de Nova York) e Neilton Moura (treinador de atletas da equipe brasileira); Nado Sincronizado - Carolina Silveira (treinadora de atletas da equipe brasileira); Saltos Ornamentais -  Cristina Guimarães (há 18 anos forma atletas olímpicos e pan-americanos como supervisora técnica do Esporte Clube Pinheiros), Canoagem/RemoCarlos Bezerra (ex-treinador da equipe brasileira), entre outros.

 

Além deles, também estará a postos o consagrado time de comentaristas de futebol para acompanhar ao vivo todas as partidas das seleções feminina e masculina. Entre os comentaristas estão: Paulo Calçade, Paulo Vinícius Coelho, Mauro Cézar Pereira e Silvio Lancelotti.

 

O time de narradores também reúne feras do jornalismo esportivo como João Palomino, Cledi Oliveira, Rogério Vaughan, Paulo Andrade, Everaldo Marques, Luis Carlos Largo, Marco Antonio Rodrigues e Paulo Soares.

 

A ESPN Brasil terá duas bases no Rio: uma no IBC (International Broadcast Center) e outra na própria sucursal do canal, localizada na Av. Rio Branco.

 

ESPN transmite o Pan ao vivo para os EUA

 

Não são apenas os canais ESPN do Brasil que estarão no Rio para o Pan 2007. A ESPN Deportes, um canal da ESPN voltado para a comunidade latino-americana que vive nos Estados Unidos, também comprou os direitos e vai transmitir cerca de 150 horas do evento ao vivo. A ESPN Deportes virá para o Brasil com uma equipe de cerca de 25 pessoas e terá como base o IBC.

 

Qualidade e independência na cobertura de grandes eventos esportivos

 

A ESPN Brasil é especializada na cobertura jornalística de grandes eventos internacionais, tais como as Olimpíadas de Atlanta (1996), Sydney (2000) e Atenas (2004), os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999) e Santo Domingo (2003) e as Copas do Mundo da França (1998), Coréia/Japão (2002) e Alemanha (2006). Neste período, o canal conquistou uma posição de liderança no segmento de TV por assinatura, alcançando uma enorme receptividade junto ao público.

 

Devido à qualidade de sua programação e à independência e credibilidade de sua equipe profissional, a emissora vem se destacando também na visão rigorosa da crítica especializada. Por duas vezes, a ESPN Brasil foi a vencedora do Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), a mais importante premiação da televisão brasileira. Em 1995, foi reconhecida como a "Melhor Programação Esportiva". Repetiu a dose em 1998, recebendo destaque como a "Melhor Cobertura Esportiva" da Copa do Mundo da França.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado