O FUTEBOL DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Em razão dos 20 anos da morte do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, falecido em 17 de agosto de 1987, o programa Grandes Momentos do Esporte, leva ao ar o especial "O Futebol em Drummond", no domingo (19/08), às 12h, na TV Cultura .
Apresentado por Hélio Alcântara, o especial mostra toda paixão do poeta pelo futebol e os textos (a grande maioria, crônicas) que escreveu sobre o esporte, e que foram publicados durante décadas em grandes jornais brasileiros.
O programa traz o depoimento de Pedro Drummond, neto do poeta, que revela "intimidades" curiosas do avô, sobretudo a respeito de suas preferências futebolísticas e das reações mal-humoradas aos maus resultados; do professor de Literatura da USP Flávio Aguiar, que lê e analisa os vários textos de Drummond sobre o futebol, contidos no livro "Quando é Dia de Futebol"; e dos ex-jogadores da Seleção Brasileira Tostão e Reinaldo, fãs confessos do escritor.
O livro Quando é Dia de Futebol é uma coletânea de crônicas do poeta, organizado pelos netos Pedro Augusto Graña Drummond e Luis Mauricio Graña Drummond, lançado em 2002. Nestes textos, Drummond faz analogias entre futebol e política (época da ditadura militar, por ocasião da Copa do Mundo no México, em1970) e revela uma admiração pela Seleção Argentina de Futebol, por causa da ligação afetiva, já que sua filha Julieta era casada com um argentino.
Comentários