ESPECIAL TCM ALFRED HITCHCOCK: MESTRE DO SUSPENSE EM SETEMBRO


No mês de setembro o canal TCM Classic Hollywood, vai dedicar o mês ao Grande Mestre do Suspense Alfred Hitchcock.
Será dois documentários e vários filmes que marcaram a carreira de Alfred Hitchcock.


GRANDES CINEASTAS: ALFRED HITCHCOCK ESTRÉIA!


Em 1973, o crítico de cinema Richard Schickel escreveu e dirigiu uma série de documentários explorando a carreira de seis talentosos e influentes diretores de Hollywood: Howard Hawks, King Vidor, George Cukor, Raoul Walsh, Vincente Minnelli e Alfred Hitchcock. Este mês, o TCM Classic Hollywood exibe o especial “The Men Who Made the Movies: Alfred Hitchcock”, em homenagem ao fascinante mestre do suspense. O documentário legendado apresenta uma entrevista exclusiva e clipes com seqüências de famosos filmes do diretor, como “A Sombra de Uma Dúvida” (1943), “Psicose” (1960) e “Os Pássaros” (1963). Os clipes contam com observações do próprio Hitchcock e narração do ator Cliff Robertson. Célebre por ter inventado seu próprio gênero de suspense, Hitchcock ainda explica como dramatizava seus medos transferindo-os à tela e à mente dos espectadores.

Terça-feira, 4 de Setembro 22h Domingo, 15 de Setembro 00h20

O GÊNIO POR TRÁS DO SHOWMAN ESTRÉIA!

Este documentário realizado em 1999 para a TV aborda os primeiros trabalhos do diretor Alfred Hitchcock na Inglaterra, embora o foco principal sejam os clássicos que produziu nos Estados Unidos, como “A Sombra de uma Dúvida”, “Um Corpo que Cai”, “Janela Indiscreta” e “Psicose”. Em pauta, seu famoso “MacGuffin” – artifício que utilizava nas filmagens –, suas inevitáveis aparições em seus filmes e os trabalhos que fez para a TV. A filha de Alfred, Patricia Hitchcock, nos presenteia com uma entrevista, assim como os célebres Brian De Palma, Jonathan Demme, Robert Altman, Tippi Hedren e Janet Leigh. A narração é de Kevin Spacey.

Quarta-feira, 19 de Setembro 00h05 Sábado, 29 de Setembro 22h

OS ASSASSINOS ENTRE NÓS


A SOMBRA DE UMA DÚVIDA

Neste obscuro e inquietante suspense (o favorito de Alfred Hitchcock), Teresa Wright é Charlie Newton, uma jovem que mora com seus pais na cidade de Santa Rosa, no norte da Califórnia. A jovem tem uma relação muito próxima com seu “adorável” tio Charlie Oakley (Joseph Cotten), o único capaz de compreender sua necessidade de um dia ir embora da cidade pequena onde mora. Quando a vida se torna muito monótona, Charlie convida seu tio à casa da família. Mas, desta vez, a chegada de dois detetives (MacDonald Carey e Wallace Ford) no meio da investigação do caso do “assassino da viúva alegre” modifica o comportamento do tio. A jovem começa, então, a desconfiar que seu querido tio não seja realmente o homem que parece ser… O roteiro escrito por Alma Reville (a esposa de Hitchcock), Thornton Wilder e Sally Benson se baseou em uma história de Gordon McDowell inspirada no caso real do assassino em série Earle Leonard Nelson. Destacam-se a magnífica fotografia de Joseph Valentine e a extraordinária estréia de Hume Cronyn como um assassino amador, além do cínico retrato que Hitchcock realiza sobre a típica família americana de classe média.

Terça-feira, 4 de Setembro 23h


FESTIM DIABÓLICO

Baseada ligeiramente no caso real dos famosos assassinos Leopold e Loeb, “Festim Diabólico” tem, como protagonistas, a Brandon e Philip (John Dall e Farley Granger), dois amigos que decidem assassinar um companheiro de estudos, por considerá-lo intelectualmente inferior. Interpretando de maneira errada a filosofia nietzcheana ensinada por seu professor Rupert (James Stewart), Brandon e Philip estrangulam David com uma corda e escondem o corpo em uma velha arca. Depois, organizam uma festa para a qual convidam o pai de David, sua namorada Janet e ao professor Rupert, um astuto criminologista que começa a suspeitar que algo estranho esteja acontecendo no apartamento. Adaptada de uma obra de Patrick Hamilton, este título significou um grande desafio técnico para Alfred Hitchcock, já que ele tentou filmar toda a história em uma única tomada. Na realidade, no filme se fazem três mudanças de ângulos de câmera, que ocorrem a cada vinte minutos, para permitir a mudança dos rolos durante a projeção do filme. Durante a filmagem, a cenografia estava montada sobre trilhos, para permitir o acesso silencioso da câmera. “Festim Diabólico” também foi o primeiro filme que Hitchcock realizou em cores e o primeiro que produziu. Além disso, incluiu uma visão audaciosa sobre o homossexualismo, ainda que não fosse explícito entre seus protagonistas, devido à censura de 1940. Os espectadores mais detalhistas poderão observar o diretor atravessando a rua em uma aparição especial durante os créditos de abertura.

Sábado, 8 de Setembro 22h

OS PÁSSAROS

Melanie (Tippi Hedren) é uma bela e rica jovem da alta sociedade de San Francisco. Em uma loja de animais conhece, por acaso, o charmoso advogado Mitch Brenner (Rod Taylor), que procura um par de periquitos para dar de presente à irmã Kathy. O advogado, que conhece Melanie por meio de jornais e revistas, a trata com desprezo e vai embora. Furiosa, mas intrigada, a jovem decide comprar um par de pássaros e levá-los à casa de Mitch. Mas ele foi visitar a mãe (Jessica Tandy), em Bodega Bay. Melanie, então, viaja até lá com os animais. Quando chega à cidade, se depara com um fenômeno muito estranho: os pássaros começam a atacar os habitantes do lugar de modo inexplicável. Tudo começa com uma gaivota que bica a cabeça de Melanie. Mas as coisas ficam realmente perigosas quando centenas de pássaros perseguem a população em uma festa infantil. Com 371 cenas trucadas (a maioria ainda atual), Hitchcock conta uma das histórias mais pessoais e surrealistas de sua genial filmografia. Bernard Herrmann foi o compositor da inquietante trilha sonora composta por sons de pássaros que provocam calafrios no espectador.

Sábado, 8 de Setembro 23h25 SUPOSTOS CULPADOS

SABOTADOR

Este filme de espionagem foi considerado por seu diretor Alfred Hitchcock, como a versão americana de “Os 39 Degraus” (1935). Robert Cummings, Priscilla Lane e Norman Lloyd são as estrelas de uma história de intriga, romance e comédia (apesar do diretor querer, na verdade, a Gary Cooper, Barbara Stanwyck e Harry Carey como trio protagonista). Cummings interpreta a Barry Kane, o operário de uma fábrica aeronáutica, injustamente acusado de provocar a morte de um companheiro, ao bombardear a fábrica. Na realidade, o crime foi cometido por um agente nazista. E Kane, decidido a limpar seu nome, tenta localizar o misterioso Frank Fry (Norman Lloyd), o homem que teria provocado o atentado. No caminho, encontra a linda Patricia Martin (Priscilla Lane) que, no principio, não acreditava na sua inocência. Depois de uma perseguição que se estendeu até Nova York, os dois homens se enfrentam na Estátua da Liberdade. Nesta oportunidade, Hitchcock realizou sua tradicional participação especial parado em uma banca de revistas frente à qual o vilão estaciona seu automóvel.

Terça-feira, 11 de Setembro 22h
FRENESI

“Frenesi” marca a volta de Alfred Hitchcock à Inglaterra após 22 anos. O filme foi baseado na novela de Arthur La Bern “Goodbye Picadilly, Farewell Leicester Square” e conta a história de um famoso serial killer de Londres que estrangula suas vítimas com uma gravata. As suspeitas caem sobre Richard Blaney, um amargo e hostil ex-oficial da força aérea cuja ex-esposa acaba de ser assassinada. Blaney tem uma namorada, a garçonete Barbara Jane, e um melhor amigo, o vendedor de frutas Bob Rusk. Todos, de alguma maneira, têm ligação com os crimes. As cenas de perseguição são clássicas de Hitchcock e relembram outros filmes do diretor, como “Disque M Para Matar” e “Intriga Internacional”. Uma das principais seqüências do thriller é um tiroteio eletrizante sobre longas escadarias. Na cena, o movimento da câmera é o principal elemento de suspense. “Frenesi” foi o penúltimo filme do mestre do suspense e é considerado um de seus títulos mais violentos.

Terça-feira, 11 de Setembro 23h55

INTRIGA INTERNACIONAL

Este filme de espionagem foge de todo o convencionalismo, Um serviço americano criou um agente inexistente, chamado George Kaplan. O publicista Roger O. Thornhill (Cary Grant) é perseguido por espiões como o agente Kaplan, enquanto almoçava em um hotel. Thornhill, um homem normal, que pouco teria a ver como protagonista de um filme deste tipo, entra em um mundo de pesadelos sem fim. Primeiro é conduzido ao esconderijo do malvado Philip Vandamm (James Mason), que lhe pede uma informação. Depois, é drogado e jogado dentro de um carro montanha abaixo. Milagrosamente, consegue se salvar. Ele não pode fazer uma denúncia, porque quem acreditaria em uma história tão absurda? Nem sequer a sua mãe (Jessie Royce Landis) acredita nele. Quando volta para o esconderijo de Vandamm, o local já não existe mais: transformou-se na casa do embaixador Lester Townsend (Philip Ober). Para piorar a situação , Townsend é assassinado mais tarde, deixando o Thornhill como principal suspeito. Em sua fuga desesperada, Grant conhece a Eve Kendall (Eva Marie-Saint), uma agente sedutora que parece ser o caminho da salvação: a recuperação de uma vida normal! Um filme hitchcockiano por excelência.

Sábado, 15 de Setembro 22h



INTRIGA POLÍTICA

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS

Neste inquietante thriller psicológico (filmado originalmente em 1934), Alfred Hitchcock mostra como umas tranqüilas férias familiares podem se transformar em um verdadeiro pesadelo. O médico norte-americano Ben McKenna (James Stewart), sua esposa Jo (Doris Day) e seu filho Hank (Christopher Olsen) descansam numa viagem pelo Marrocos. Em um ônibus, conhecem o misterioso turista francês Louis Bernard (Daniel Gelin) e, no dia seguinte, presenciam o seu assassinato no mercado local. Mas, antes de morrer, Bernard lhes revela detalhes de um assassinato que acontecerá em um espetáculo no Albert Hall de Londres. Para que McKenna não revele o plano, o assassino seqüestra o pequeno Hank e o leva a Londres. Ben e Jo então viajam até lá para enfrentar uma angustiante história de espionagem e assassinatos. Esta jóia do mestre do suspense conta com uma grande atuação de James Stewart, como o médico inocente e atormentado cuja tensão contagia o espectador. A canção “Whatever Will Be, Will Be (Que Sera, Sera)”, interpretada por Doris Day, ganhou um Oscar® e tornou-se um grande sucesso na época.

Terça-feira, 18 de Setembro 22h

CORTINA RASGADA

Durante a Guerra Fria, o brilhante físico norte-americano Michael Armstrong (Paul Newman) decide desertar à Alemanha Oriental. Quando assiste em Copenhague a uma conferência internacional, se muda a Berlim Oriental e lá oferece seus serviços aos comunistas. Surpresa pela repentina mudança ideológica, sua namorada e assistente Sarah Sherman (Julie Andrews) o segue e tenta convencê-lo a voltar. Na realidade, o cientista quer obter informação sobre a tecnologia nuclear russa, em especial, sobre o que o professor Lindt (Ludwig Donath) conhece a respeito do projeto Gamma-5. Durante sua permanência em território comunista, lhe designam o “guarda-costas” alemão Gromek (Wolfgang Kieling). Depois de descobrir o que procurava, Michael inicia uma perigosa e inquietante fuga ao lado de sua namorada Sarah. Este impecável thriller de espionagem inclui algumas das cenas mais brutais do cinema de Hitchcock: a longa e violenta seqüência na qual Newman assassina o guia Gromek. Por objeções do estúdio, a trilha sonora de “Cortina Rasgada” não é de Bernard Herrman, o tradicional compositor dos filmes de Hitchcock, e sim de John Addison. Aos sete minutos, o genial diretor aparece em uma aparição especial levando um bebê em um hotel.

Sábado, 22 de Setembro 22h

TOPÁZIO

Baseada num romance de Leon Uris, “Topázio” transcorre durante os anos prévios à crise dos mísseis nucleares de 1962. O oficial russo Boris Kusenov (Per-Axel Arosenius) foge para os Estados Unidos junto com sua família. Ali, o desertor revela, ao agente da CIA Michael Nordstrom (John Forsythe), que um informante francês chamado “Topázio” está transmitindo informações secretas da OTAN para Moscou. Michael contata, então, ao seu colega francês Andre Devereaux (Frederick Stafford) para que viaje a Cuba e mate o infiltrado. O espião contará, na ilha, com a ajuda da aristocrática anti-castrista Juanita de Córdoba (Karin Dor), amante de um homem de confiança de Castro. Graças a ela, Andre poderá fotografar as instalações dos mísseis russos em Cuba. O surpreendente final de “Topázio” foi motivo de conflito com a produção, a tal ponto que Hitchcock teve que filmar três finais diferentes. Como o governo francês não estava de acordo com o final escolhido pelo diretor, decidiu-se que o filme fosse concluído com o suicídio de um personagem. Aos 28 minutos, Hitchcock faz sua clássica aparição como um homem que se levanta repentinamente de sua cadeira de rodas e caminha pelo aeroporto.

Domingo, 23 de Setembro 00h05


OBSESSÃO & REPRESSÃO

PSICOSE

Esta obra-prima do genial Alfred Hitchcock foi um marco na história do cinema. Foi um dos primeiros filmes dos anos 60 a ampliar o que podia se mostrar na tela ao incluir rápidos nus, sexo fora do casamento e fortes explosões de violência. “Psicose”, também, mudou para sempre a forma do thriller, ao enfocar o lado psicológico do assassino, além de incluir a morte do protagonista muito antes do fim. Janet Leigh interpreta a Marion Crane, uma jovem secretária de Phoenix que deseja melhorar suas condições financeiras para poder se casar com o namorado Sam (John Gavin). Descontente com a vida, a jovem decide roubar quarenta mil dólares que seu chefe lhe entrega para depositar no banco. Marion escapa da cidade e, depois de dirigir durante horas, faz uma parada em um hotel dirigido pelo pacato Norman (Anthony Perkins). Porém, o homem possui uma dupla personalidade e, enquanto Marion está no chuveiro, ele a assassina de modo selvagem com uma faca, em uma das cenas mais famosas da história do cinema. Com este e outros momentos memoráveis, o filme de Hitchcock gera, ainda hoje, grandes doses de tensão, terror e intriga.

Terça-feira, 25 de Setembro 22h


MARNIE, CONFISSÕES DE UMA LADRA

Neste fascinante filme de mistério e romance, Alfred Hitchcock relata a história de Marnie (Tippi Hedren), uma ladra compulsiva que rejeita o contato físico com os homens. Além disso, Marnie fica perturbada quando vê qualquer coisa de cor vermelha. Contratada para trabalhar para o psiquiatra Mark Rutland (Sean Connery), Marnie não hesita em tentar roubá-lo. Mas o chefe fica tão fascinado e intrigado com a história que se casa com Marnie também para tentar descobrir as causas de sua conduta obsessiva. Mais adiante, uma terrível circunstância colocará a fria ladra contra a parede, e seu marido a forçará a confrontar-se com seu temido passado. Tippi Hedren surpreende pela profundidade com que interpreta seu papel. Sean Connery compõe apropriadamente o sensível psiquiatra atraído pela idéia de viver com uma ladra. A trilha sonora de Bernard Herrmann adiciona paixão e intriga à adequada trama estabelecida pelo roteiro. Entre os atores coadjuvantes figuram Mariette Hartley como uma secretária e Bruce Dern como um marinheiro. Este último participaria, 12 anos depois, de “Trama Macabra”, o último filme de Hitchcock. “Marnie, Confissões de Uma Ladra” é baseado em uma história de Winston Graham.

Terça-feira, 25 de Setembro 23h55


UM CORPO QUE CAI

Obra prima do suspense e um dos grandes títulos do genial Alfred Hitchcock. Em “Um Corpo Que Cai”, James Stewart interpreta a Scottie Ferguson, um detetive da polícia que, depois de uma experiência traumática em uma perseguição pelos telhados de San Francisco, passa a sofrer de uma terrível fobia de altura. Ante seu irremediável problema, Scottie se vê forçado a deixar seu cargo na polícia. Mas Gavin (Tom Helmore), um amigo de infância, o contrata para que siga sua bela esposa Madeleine (Kim Novak), que se comporta de forma muito estranha. Obcecada com seu passado, Madelaine parece estar possuída pelo espírito de uma familiar chamada Carlotta. Scottie a persegue por San Francisco e se envolve na complexa e intrigante trama que oculta uma verdade surpreendente. Baseado no romance francês “D´entre les morts”, este thriller psicológico cativa o espectador desde o começo, com imagens fascinantes e o retrato de um inquietante universo atormentado. Como em “Psicose”, o mestre do suspense rompe as regras do gênero e se aprofunda em uma inquietante relação entre obsessão e atração pela morte.

Sábado, 29 de Setembro 23h45

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado