TCM CLASSIC HOLLYWOOD APRESENTA O MÊS DO OSCAR®

Em homenagem a cerimônia de entrega dos prêmios Oscar®, durante dez noites de fevereiro o canal oferece uma programação especial

Como preparação a esta noite de gala, o TCM apresentará durante dez noites filmes ganhadores como Melhor filme, máximo reconhecimento neste esperado evento.

O doce sabor da vitória é o nome deste especial que será transmitido de 14 a 23 de fevereiro, às 22h, e acompanhará a conta regressiva do Oscar® cuja a 80ª edição será transmitida no domingo, 24 de fevereiro, diretamente do Teatro Kodak de Los Angeles, e exibida ao vivo na TNT.


O especial começa na quinta-feira, dia 14 de fevereiro, às 22h com A um passo da eternidade (From Here to Eternity, 1953). Neste belo romance de Fred Zinnemann, os dias que antecederam o ataque a Pearl Harbor servem de cenário para algumas histórias de amor e angústia protagonizadas por Montgomery Clift, Donna Reed, Deborah Kerr e Burt Lancaster. O soldado Robert E. Lee Prewitt (Clift) é transferido para uma base militar em Honolulu. Seu novo capitão é Dana Holmes (Philip Ober), que quer forçá-lo de todas as maneiras a demonstrar suas notórias habilidades no boxe. O melhor amigo de Prewitt é o irrequieto Maggio (Frank Sinatra, em um papel que reavivou sua carreira), perseguido pelo cruel sargento James 'Fatso'' Judson (Ernest Borgnine). Enquanto isso, o sargento Milton Warden (Lancaster) inicia um affair com Karen (Debora Kerr), a esposa do capitão Holmes. Prewitt, por sua vez, se apaixona por Lorene (Donna Reed), a hostess de um clube para homens. Atenção para a cena mais famosa do filme: Burt Lancaster e Deborah Kerr em um momento romântico, deitados à beira mar com as ondas chocando-se contra os seus corpos. "A Um Passo da Eternidade" foi indicado a 13 Oscars®, vencendo em oito categorias: melhor filme, diretor, ator coadjuvante (Frank Sinatra), atriz coadjuvante (Donna Reed), fotografia, edição, som e roteiro.

O Poderoso Chefão Parte II (The Godfather: Part II, 1974), de Francis Ford Coppola será exibido na sexta-feira, 15 de fevereiro, às 22h. Na segunda parte da famosa trilogia baseada no romance de Mario Puzo, Francis Ford Coppola conta paralelamente à ascensão de Vito Corleone - desde sua trágica infância na Sicília - e a luta cruel de seu filho Michael (Al Pacino) para conservar o poder da família durante os anos 50. Um inesquecível Robert De Niro interpreta Vito, que, quando criança, foge para Nova York após o assassinato de seu pai. Lá, tenta sobreviver como pode ao lado de sua família. Depois de cometer um assassinato estratégico, Vito se transforma no líder de uma organização criminal poderosa. Após sua morte, Michael torna-se o novo chefe. Instalado em Lake Tahoe, tentará expandir o poder da família em Las Vegas, Hollywood e Cuba. Mas, quando percebe que seu suposto aliado, Hyman Roth (Lee Strasberg), planeja eliminá-lo, Michael coloca em ação um violento plano. Enquanto isso, também se dá conta de que sua ambição sem limites destruiu seu casamento com Kay (Diane Keaton) e transformou seu irmão Fredo (John Cazale) em mais um inimigo. "O Poderoso Chefão Parte II" ganhou seis prêmios Oscar®, incluindo os de melhor diretor e melhor filme.



Estréia no TCM Classic Hollywood, no sábado, dia 16 de fevereiro, às 22h A luz é para todos (Gentleman´s Agreement, 1947), Philip (Gregory Peck) é um jornalista e pai viúvo que se muda para Nova York para escrever uma série de artigos sobre o anti-semitismo. Enquanto a bela sobrinha de um editor o ajuda a se infiltrar nos circuitos certos, ele se faz passar por judeu para sentir na pele a discriminação, sem imaginar a quantidade de obstáculos que deverá atravessar. Este drama de Elia Kazan foi vencedor de três Oscars®: melhor filme, diretor e atriz coadjuvante (Celeste Holm).


Também estréia no canal, no domingo, dia 17, às 21h, O homem que não vendeu sua alma (A Man for All Seasons, 1966), Drama biográfico adaptado de uma peça brilhante de Robert Bolt - aliás, ele próprio fez a adaptação, dirigida por Fred Zinnemann. Paul Scofield repete o papel que havia interpretado no palco, na pele de Thomas More, um chanceler católico inglês que se recusa a aceitar o divórcio do rei Henrique VIII (Robert Shaw) para que ele se case com a amante, Anna Bolena. Dividido entre sua consciência católica e suas obrigações para com a coroa, Sir Thomas experimenta a situação mais delicada de sua vida dando início a um jogo de intrigas políticas e religiosas. Orson Welles participa como o cardeal Wolsey. "O Homem que Não Vendeu Sua Alma" foi indicado a oito Oscars®, levando a estatueta de melhor filme, direção, ator (Scofield), fotografia, figurino e roteiro.

Na segunda-feria, dia 18 de fevereiro, às 21h, estréia Oliver! (1968), Fantástica adaptação musical do clássico "Oliver Twist", de Charles Dickens, sobre um garoto que foge de um orfanato e une-se a um bando de crianças treinadas para roubar. Nas ruas, o pequeno Oliver (Mark Lester) envolve-se com duas figuras inescrupulosas vividas por Ron Moody e Oliver Reed. Até conhecer um homem bondoso que finalmente lhe dá abrigo. O filme apresenta com excelência boa parte da história por meio da música e da dança. Rodado inteiramente em Londres, "Oliver!" recebeu 11 indicações ao Oscar® e levou a estatueta nas categorias de melhor filme, direção de arte, direção (Carol Reed), trilha sonora e som. A coreógrafa Onna White recebeu um prêmio honorário por seu trabalho surpreendente


Gran Hotel (Grand Hotel, 1932), será exibido no dia 19 de fevereiro, às 21h. Produzido por Irving Thalberg, este drama estrelado pela diva Greta Garbo venceu o Oscar® de melhor filme, em 1932. A história se passa no luxuoso Grande Hotel de Berlim, onde, segundo o alcoólatra Dr. Otternschlag (Lewis Stone), "as pessoas vêm, as pessoas vão, mas nada acontece". A frase, no entanto, não funciona na prática, conforme observamos quando o falido barão Felix von Geigern (John Barrymore) arma um plano para roubar as jóias da famosa bailarina Grusinskaya (Garbo). Na confusão que se forma nas dependências do hotel, ainda entram a bela Flaemmchen (Joan Crawford), amante do executivo alemão Preysing (Wallace Beery), e o contador Otto Kringelein (Lionel Barrymore), um doente terminal.



Na quarta-feira, dia 20, às 21h, o canal transmitirá Platoon (Platoon, 1986), onde Chris Taylor (Charlie Sheen) é um estudante universitário que se alista como voluntário na Guerra do Vietnã. Uma vez em território asiático, ele fica à disposição de dois sargentos muito diferentes: Barnes (Tom Berenger), ressentido e violento, e Elias (Willem Dafoe), que luta com coragem sem perder a moral, ainda que particularmente não acredite na guerra. Durante o conflito, Taylor se mantém mais próximo de Elias, mas não compreende a necessidade do combate. Sobretudo após uma batalha que o marcará por toda a vida. Ganhador de sete Oscars®, "Platoon" foi o primeiro filme - depois vieram "Nascido em 4 de Julho" e "Entre o Céu e a Terra"- de Oliver Stone sobre a guerra do Vietnã. O próprio diretor aparece rapidamente como um oficial do exército.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado