Eurochannel exibe uma das últimas apresentações de Cat Stevens


Cat Stevens, o astro brilhante do folk rock britânico, é o destaque da noite do Eurochannel no dia 24/2, domingo, às 21h, com o concerto 'Majikat' Live. Gravado em 1976, em uma apresentação em Williamsburg, Virginia, o show mostra o cantor e seus principais sucessos em uma de suas últimas apresentações. Apenas 18 meses após esse show inesquecível, Stevens desistiria de sua carreira musical. O espetáculo foi gravado por sua equipe e as fitas estavam guardadas em um cofre – sem edição e praticamente esquecidas.

 

Steven Demetre Giorgiou, mais conhecido como Cat Stevens, nasceu em Londres. Filho de pai grego e mãe sueca, ele começou a carreira musical ainda no colégio, em 1965. Suas primeiras performances foram no Hammersmith College, com o nome artístico de Stevie Adams. Numa de suas apresentações, foi ouvido pelo produtor musical Mike Hurst e convidado a ir ao estúdio para gravar a música, I Love My Dog. Essa demo resultou no primeiro contrato com a Decca Records, já com o nome Cat Stevens. Em 1966, a canção entrou para a parada inglesa, entre as 40 melhores da época.

 

No dia 23 de dezembro de 1977, em uma decisão que parecia ter sido pensada há tempos, devido a uma necessidade pessoal, Stevens se tornou oficialmente muçulmano e mudou o nome para Yusuf Islam. Depois da mudança radical, Yusuf lançou seu último álbum, Back to Earth, em dezembro de 1978, que teve uma vendagem modesta. Ele se retirou do mercado da música pop e se dedicou a um casamento arranjado na nova religião, que resultou em cinco filhos. Destitui-se de todos os seus bens e fundou uma escola muçulmana perto de Londres. Ninguém ouviu falar dele por cerca de dez anos, quando ele reaparece, chocando seus antigos fãs, no final de década de 80.

 

Mesmo assim, suas canções continuavam populares, principalmente as da época pré-islamismo. Em 1990, a compilação, The Very Best of Cat Stevens, ficou em quinto lugar na Inglaterra. Em 2000, Yussuf Islam, fez uma turnê, tocando antigos sucesso da época de Stevens e algumas músicas novas.

 

Euromusic: Cat Stevens 'Majikat' Live

Dia 24/2 (domingo), às 21h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado