MGM ESTRÉIA “ CAPOTE” EM MARÇO

Vencedor do Oscar® de melhor ator para Phillip Seymour Hoffman, além de outros 43 prêmios e 42 indicações, incluindo Oscar® de Melhor Filme e melhor atriz coadjuvante para Catherine Keener


No dia 1º de março, estréia no canal MGM a premiada produção "Capote", inspirado na biografia do escritor Truman Capote.

O filme Capote (Capote, 2005) não é exatamente uma biografia. A maioria das biografias para cinema costuma trabalhar a vida do personagem a partir de um enredo construído de forma excessivamente linear, e freqüentemente interrompida com reviravoltas. Bennett Miller, o diretor de Capote, criou uma biografia do escritor Truman Capote, mas construiu o personagem a partir de um único trecho de sua vida, e claramente o mais decisivo: o momento em que Capote inicia seu primeiro romance de não-ficção A Sangue Frio, baseado no assassinato da família Clutter.

Colabora muito para este plano o fato de que a vida de Truman Capote como personalidade ter existido justamente por conta desta virada. Mas, ainda assim, isso não exclui o mérito do diretor. Obviamente, também, o filme não teria atingido o mesmo impacto se não fosse a brilhante atuação de Philip Seymour Hoffman, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator na premiação de 2006.

Hoffman é um grande ator. Sempre incorpora os personagens da maneira mais minuciosa possível, sejam fictícios (como em Boogie Nights ou Magnólia) ou reais (como em Quase Famosos, onde interpretou o crítico Lester Bangs). Sua intenção ao pegar um papel é reproduzir de maneira detalhista uma conduta digna somente à psicologia do personagem. Foram necessários quatro meses para que Hoffman estudasse o escritor e conseguisse reproduzi-lo no filme.

Tudo nesta produção é um pano de fundo para o personagem principal. Capote é visto como uma pessoa que se aproveita de todas circunstâncias disponíveis para escrever seu romance, mantendo-se sempre como centro das atenções. Trabalha-se a relação fonte e jornalista freqüentemente ao longo do filme. Desde o policial que investiga o assassinato, passando pelos seus amigos e namorado até o próprio assassino, que passa a depender do escritor, como numa relação quase amorosa.


E essa é uma questão profunda dentro do jornalismo. Até que ponto o profissional deve relacionar-se com sua fonte, principalmente numa situação em que esta necessita de sua ajuda, sem deixar de lado sua humanidade? Será o jornalista um oportunista de circunstâncias?

Capote é um filme inovador, com uma atuação brilhante e uma questão sempre atual que permeia a profissão do jornalista.

CAPOTE
Ficha técnica: Capote. EUA, 2005. Direção: Bennett Miller. Elenco: Phillip Seymour Hoffman, Craig Archibald, Clifton Collins Jr. e Catherine Keener. Gênero: Drama Duração: 114 min. Classificação: R

Sinopse: Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) pode ser definido como um personagem intenso, egoísta e sentimental. O filme trata do último grande livro de Capote, "A Sangue Frio" (In Cold Blood), e o processo de criação para escrevê-lo. Depois desta obra prima, o autor do primeiro romance de não-ficção não conseguiu publicar nada à altura e com o mesmo clamor crítico. Tudo começa com um crime em uma pequena cidade do Kansas. Dick Hickock (Mark Pellefrino) e Perry Smith (Clifton Collins Jr.) assassinam cruelmente uma família de quatro pessoas. Capote começa uma pesquisa intensa para o que seria seu próximo livro e desenvolve um laço com os assassinos - em especial com Perry - ao entrevista-los no "corredor da morte". Durante o filme, Capote se mostra aos poucos e percebe-se do que ele é capaz para conseguir o que deseja. Ele tem um amor-próprio elevado e uma grande auto-piedade. E é capaz de esquecer de sua amiga e principal ajudante Harper Lee (Catherine Keener) – que vivia seu momento de glória – por causa dos problemas com seu livro. Seu egoísmo parece ser algo subconsciente e ele se perde em suas lamúrias até que a solução vem através de uma chamada telefônica.

DATA      HORÁRIO
01.03.08 -    22h
02.03.08 -  20h
06.03.08  - 22h e 24h
07.03.08  - 18h15
16.03.08 -  17h35 e 24h
17.03.08  - 18h10
21.03.08  - 22h e 24h
22.03.08  18h10
26.03.08  18h e 23h45
30.03.08    22h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado