FUTURA ESTRÉIA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL SOBRE VINDA DA FAMÍLIA REAL


Entre os destaques, Canal exibe dois episódios especiais do Sala de Notícias e estréia uma série de curtas de animação sobre os 200 anos de D. João VI no Brasil. No sábado, a partir das 17h.


Nesta sábado, dia 8 de março, o Canal Futura exibe 3 programas especiais sobre os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro no dia 8 de março de 1808 e a herança desse tempo que permanece viva até hoje:

Sala de Notícias - Especial - 17h30

Na companhia de Renata Affonso, apresentadora do Sala de Notícias, a equipe do Futura atravessou o oceano rumo a Lisboa e Paris. O programa mostra de onde partiu a comitiva, no dia 29 de novembro de 1807, fugindo das tropas de Napoleão.

Em seguida, o programa aporta no centro do Rio de Janeiro, mais precisamente na Igreja de Nossa Senhora do Carmo - atual Igreja da Sé. Inteiramente reformada, ela será reaberta no dia 8 de março, data da chegada da Família.

Ao chegar ao Rio, a primeira providência de D. João foi alçar a Igreja do Carmo à condição de Capela Real. A partir daí, o local foi testemunha de episódios importantes nos 13 anos de permanência da Corte portuguesa no Brasil.

De volta aos tempos atuais, o programa mostra o minucioso trabalho de restauração da igreja, patrocinado pela prefeitura do Rio e executada pela Fundação Roberto Marinho.

Sob o piso da capela, os arqueólogos encontraram ossadas, vestígios de fortificações dos primórdios do Rio de Janeiro e outras pistas que ajudam a contar a história da ocupação da cidade.

Cabe ainda uma conversa com descendentes da Família Real, como a princesinha Amélia, que diz pretender reviver a tradição e, quem sabe, casar-se na igreja.

Sala de Notícias Especial sobre a chegada da Família Real no Brasil vai ao ar no sábado, dia 8, às 17h30 e no domingo, dia 9, às 17h30 e 20h30.



Sala de Notícias Entrevista - Alberto Costa e Silva - 18h

Dom João, apesar de conhecido como indeciso e vacilante, foi o único monarca a passar a perna em Napoleão. Quem conta essa história é o embaixador Alberto da Costa e Silva, historiador, membro da Academia Brasileira de Letras e coordenador da comissão responsável pelas comemorações do bicentenário da chegada da Família Real.

Em uma conversa no Sala de Notícias Entrevista, Alberto da Costa e Silva fala sobre o perfil de D. João e descreve a cidade que a corte encontrou quando chegou: era um Rio de Janeiro sujo e provinciano. O programa revela a tristeza do monarca no seu retorno a Portugal, em 1821, deixando para trás o Brasil que aprendeu a amar.


Sala de Notícias Entrevista com Alberto da Costa e Silva vai ao ar no sábado, dia 8, às 18h, e no domingo, dia 9, às 18h e 21h.


Dom João no Brasil - 18h30

Das mãos da historiadora Lilia Schwarcz e do desenhista Spacca surge o livro de história em quadrinhos Dom João Carioca - a Corte no Brasil. Baseado na publicação, que conta com humor toda a saga da transferência e da vida da Família Real no Rio de Janeiro, estréia o programete Dom João no Brasil.

A série de 12 episódios usa recursos de animação para contar a saída da família de Portugal, narrar a viagem pelo Atlântico e retratar seu cotidiano no Rio. Os simpáticos personagens da cartunista Spacca freqüentam as festas e rituais da Corte, participam das missões artísticas e científicas, dos casamentos e coroações e também de episódios históricos como a Rebelião do Porto, em Portugal.

Dom João no Brasil estréia dia 8, sábado, às 18h30, com reprise no próprio sábado, às 21h20, e no domingo, dia 9, às 18h30 e 12h20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado