O JAPÃO NA TV CULTURA: EMISSORA APRESENTA ESPECIAL SOBRE IMIGRAÇÃO JAPONESA


A TV Cultura apresenta nesta segunda-feira, dia 7 de julho, às 20h30, o especial "Brasil-Japão 100 anos de Imigração", que revela os fatos, histórias e personagens que marcaram o centenário da imigração japonesa.

No documentário, Heródoto Barbeiro fala sobre a história da imigração; os japoneses que vieram no navio Kasato Maru e formaram no Brasil a maior colônia fora do Japão; e os que vieram para lavoura e para a indústria.

O especial ainda traz Jorge Okubaro, jornalista e escritor, que comenta as diferenças entre ser imigrante nos dias atuais e no início do século passado, o isolamento em guetos e as privações. A atração aproveita para traçar um panorama dos principais momentos do centenário, a discriminação dos brasileiros, as dificuldades na lavoura e a perseguição pelos próprios japoneses.

O programa também aborda a vida dos dekasseguis: a busca de uma identidade, a divisão das famílias, as crianças japonesas que só falam português e o trabalho árduo para realizar o sonho de voltar ao Brasil em melhores condições de vida.

A economia e os esportes também ganham destaque neste especial, que mostra a chegada das indústrias japonesas na década de 70, o marasmo dos anos 80 e 90, e a retomada, com dados atuais sobre a importação e exportação Brasil-Japão. Também são retratados o comércio, com depoimento da Ministra da Casa Civil, Dilma Russef, no Japão; e o impacto do grau de investimento nas relações entre os dois países. No quesito esporte, Vladir Lemos fala sobre as modalidades orientais que fazem sucesso por aqui e os heróis que os brasileiros cultivam por lá.

Em outro bloco, o telespectador confere o perfil atual da colônia japonesa no Brasil e dos brasileiros no Japão; uma entrevista com um ex-kamikaze de 88 anos, que mora em Santos; as histórias do único brasileiro enterrado em cemitério japonês; e a beatificação de um religioso japonês.

Para fechar, arte, cultura e tecnologia. Uma reportagem apresenta o Japão nas ruas de São Paulo: obras de Tomie Ohtake, prédios Ruy Ohtake, lanternas da Liberdade e grafites inspirados em personagens orientais. Cunha Jr., do programa Metrópolis, mostra artistas japoneses que influenciaram a cultura brasileira e vice-versa, e a nova geração de artistas nipo-brasileiros. Sabrina Parlatore e Rodrigo Rodrigues, do Vitrine, falam das inovações tecnológicas criadas pelos japoneses; e a dupla de adolescentes do Pé na Rua, João Victor e Gabi, vai ao bairro da Liberdade, na capital paulista, e mostra a onda japonesa com as bancas de mangas, cosplays e karaokês, e a ocidentalização dos descendentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado