Especial do Eurochannel sobre o novo álbum do Coldplay explica o sucesso da banda
Para tentar desvendar o mistério que faz do Coldplay uma banda tão popular – e nem por isso rejeitada pela crítica especializada –, o Eurochannel exibe, dia 7/9, domingo, às 21h, o especial inédito Coldplay: Viva La Vida. Por meio de vídeos e entrevistas com John Buckland, Guy Berryman, Will Champion e, claro, o vocalista Chris Martin, o programa analisa o que mudou no som da banda.
Em um bate-papo descontraído, os integrantes do grupo falam sobre o novo álbum – considerado um pouco mais "ensolarado" que os anteriores – e sobre a evolução do Coldplay desde o primeiro trabalho, Parachutes (2000), passando pelo sucesso global de A Rush Of Blood To The Head (2002) e de X&Y. Além disso, eles discutem o processo criativo que deu origem ao Viva La Vida, cujo nome foi inspirado em um quadro da pintora Frida Kahlo. No novo disco, o quarteto trabalhou com produtores como Brian Eno, responsável por alguns dos principais êxitos dos irlandeses do U2.
Antes mesmo do lançamento do álbum, em junho, o single Violet Hill foi baixado do site oficial da banda por mais de 600 mil pessoas, mostrando que o Coldplay tem tudo para superar a marca de mais de 10 milhões de cópias vendidas do disco anterior. As novas canções, inclusive, parecem já ter entrado no hall dos maiores sucessos do grupo, assim como Yellow, Trouble, The Scientist, Clocks, Speed of Sound, Talk e várias outras, que fazem parte da trilha sonora essencial dos anos 2000.
Euromusic: Coldplay: Viva La Vida
Estréia dia 7/9 (domingo), às 21h
Comentários