MULTISHOW - Canal estréia Essa História Dava um Filme

Em cada episódio, um convidado famoso tem a experiência de dirigir um curta-metragem pela primeira vez

Na terça-feira, dia 09 de setembro, às 23h15, o Multishow vai estrear uma série totalmente diferente de tudo que já foi ao ar na TV brasileira: Essa História Dava Um Filme. Com produção da Conspiração Filmes e direção de Samir Abujamra, o programa vai transformar atores e músicos em diretores de cinema. O primeiro dos 13 episódios terá a participação de Malu Mader, que dirigiu os atores Thiago Lacerda e Dayse Lúcidi em seu primeiro curta-metragem.

 

Em cada programa, um convidado terá a chance de contar uma história criada ou vivenciada por ele no formato de um curta de quatro minutos. O diretor iniciante será responsável por todas as etapas da produção: escolha da história, elaboração de roteiro, seleção de locação e objetos de arte, casting de atores e direção das cenas. Além de Malu Mader, já passaram pela cadeira de diretor os músicos Di Ferrero, Pitty, Supla, Fernanda Takai e Gabriel, O Pensador.  

 

Essa História Dava Um Filme, uma mistura de reality, ficção, documentário e making of, vai mostrar o divertido processo da produção do curta-metragem desde as reuniões de pauta até as filmagens. Com 30 minutos na grade do canal, o programa vai exibir o filme do diretor convidado no último bloco.

 

O novo diretor tem que seguir algumas regras: a história a ser contada tem que caber em quatro minutos, a produção tem que se encaixar no orçamento de R$1.500 e o curta tem que ser filmado preferencialmente em um dia. Por isso, muitas decisões são tomadas em cima da hora pelo convidado, que às vezes se atrapalha com a função. Fernanda Takai teve que filmar sua história, que se passava em Santos, em Niterói. Di Ferrero aprendeu a fazer fumaça para tornar a cena de terror mais misteriosa com pó de café e jornal, na falta de uma máquina. O vocalista também precisou empurrar o táxi que levava para uma locação porque o carro quebrou no meio do caminho. Cada episódio mostra como o convidado lidou com os imprevistos sem perder a irreverência e o bom humor.

 

 

Os temas dos curtas produzidos até agora são variados e mostram a marca deixada por cada convidado que assinou a direção. Malu Mader utilizou uma história que ouviu de um amigo e a transformou em um curta com o lado cômico acentuado. Pitty preferiu fazer um faroeste contemporâneo: no lugar de tiros com balas, mocinho e bandido duelam com letras de músicas que ferem ao atingir o adversário. Di Ferrero escolheu um restaurante macabro como pano de fundo de seu filme de terror. Gabriel, O Pensador foi fiel à sua "carioquice" e imaginou dois soldados que se metem em encrenca ao fugir do quartel para se divertir em uma roda de samba. Fernanda Takai usou um conto literário de sua autoria que envolve um pacato personagem em busca da fama e uma ex-chacrete. Já Supla teve o dobro de trabalho em seu curta, pois escolheu protagonizar seu filme, que teve referência nas pornochanchadas brasileiras.

 

O programa registra todas as etapas da produção do convidado com duas câmeras Mini-DV que vão passando de mão em mão pela equipe. Com isso, nenhum momento se perde. Uma câmera especial é utilizada apenas para filmar as cenas do curta-metragem. Samir Abujamra é responsável por captar os melhores momentos dos bastidores do curta, enquanto o convidado responde por todas as decisões do filme.                    

         

Essa História Dava Um Filme teve origem em um projeto que chegou ao Multishow através do 1º Workshop de Criação e Produção realizado pelo canal em 2007. "Dos 42 projetos que recebemos no ano passado, foram selecionados seis para a produção de pilotos e Essa História Dava um Filme recebeu a melhor avaliação junto ao público na pesquisa realizada", afirma Christian Machado, gerente de produção artística do canal. "A atração além de entreter, ensina e dá dicas de como produzir. Para os jovens, nesta era youtubiana, será um manual bem interessante e divertido", explica Daniela Mignani, gerente de marketing do Multishow.

 

O curta de Malu Mader

 

O primeiro episódio vai mostrar a experiência da atriz Malu Mader como diretora de um curta-metragem. Ela escolheu se basear em uma história verídica que aconteceu com Thiago Lacerda, seu amigo, para transformar em um filme com tom de comédia. Na escalação do elenco, a diretora fez questão que o papel principal fosse interpretado pelo "dono da história", Thiago Lacerda. Ele contracenou com Dayse Lúcidi, que faz uma corretora de imóveis.    

 

Na trama, Thiago Lacerda está em busca de um novo apartamento e, para isso, vai visitar um imóvel em Ipanema junto com sua corretora. Ao chegar no prédio, o porteiro recebe o ator e o encaminha para o interior do edifício. Em seguida, Thiago descobre que o prédio está sendo assaltado e que o porteiro, na verdade, é um bandido disfarçado. Em pouco tempo, os assaltantes interrompem o roubo para se comportar como fãs do famoso ator que os visita.    

     

"Quero dirigir um filme há muito tempo e nunca pude por causa dos trabalhos como atriz. É muito gratificante escrever e dirigir um curta. Estar nos bastidores e conceber um filme é maravilhoso. Quero fazer muitos outros!", declarou Malu Mader no fim da experiência.

 

SERVIÇO

Multishow – Essa História Dava Um Filme

Estréia – terça-feira, dia 09 de setembro, às 23h15

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado