PROJETOS E SOLUÇÕES PARA POR FIM AO CAOS DO TRÂNSITO NO DISCOVERY CHANNEL.



Nova produção local do Discovery Channel traz a opinião de especialistas e autoridades, além de exemplos de sucesso como Curitiba e Londres

A frota de veículos de São Paulo já passou dos seis milhões e não pára de crescer: diariamente 900 novos carros entram em circulação de acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia e de Tráfego). Os paulistanos que enfrentam o trânsito e recordes de congestionamento chegam à conclusão de que o colapso está próximo. Com objetivo de oferecer alternativas para o trânsito de São Paulo, o Discovery Channel estréia o documentário SOLUÇÕES PARA O TRÂNSITO no domingo, 28 de setembro, às 21h.

A produção, com uma hora de duração, recorre às origens do trânsito paulistano para explicar como a cidade chegou à alarmante situação em que está e como isso afeta o cotidiano das pessoas. De forma dinâmica aliada a recursos de computação gráfica, SOLUÇÕES PARA O TRÂNSITO mostra como projetos que pareciam ambiciosos conseguiram sair do papel para se tornar realidade nas cidades de Bogotá, Cidade do México, Curitiba e Londres. Enquanto engenheiros, sociólogos e arquitetos avaliam a aplicabilidade das soluções apresentadas à cidade de São Paulo.

Entre os exemplos internacionais está o pedágio urbano de Londres, que apesar de polêmico trouxe resultados efetivos: 57 mil veículos a menos em circulação, aumento da frota de ônibus com a receita obtida com a taxa, reduzindo o tempo de espera dos passageiros, além do aumento de 50% dos usuários de bicicleta.

O programa também apresenta um caso de êxito brasileiro: o sistema de ônibus expresso de Curitiba, parte de um projeto que redesenhou o crescimento da cidade e as vias de trânsito exclusivas ao transporte. Hoje apesar de ser a capital brasileira com o maior número de carros por habitante, 28% da frota de 500 mil veículos fica na garagem no dias de semana. “O congestionamento é um problema de quase todas as metrópoles porque o automóvel ocupa um espaço muito grande”, afirma Eduardo Vasconcellos – Sociólogo e Engenheiro da Associação Nacional dos Transportes Públicos.

O futuro do transporte sobre rodas também é abordado em SOLUÇÕES PARA O TRÂNSITO. O Professor de Estudos do Transporte da Universidade de Oxford, David Banister fala sobre os ônibus guiados automaticamente. E Candido Malta, Arquiteto e Urbanista da USP, explica como será o Metrô Conceitual, projeto de transporte integrado a ser implantado em São Paulo até 2025. “Existem muitas pesquisas sendo feitas na tentativa de fazer o carro encolher: teremos um carro para uso na cidade que será metade do tamanho daquele que achamos ser o que precisamos. Podemos imaginar que além de ser um carro pequeno também será econômico e pouco poluente. Talvez até o carro elétrico, que ocuparia a metade do espaço e isso aumentaria o espaço disponível no sistema viário”, prevê Banister.

Para oferecer um painel amplo e completo o documentário inclui análises e relatos de:

  • Alexandre Delijaicov – Arquiteto e Professor de Projeto da FAU.
  • Ana Claudia – Estudante de São Paulo.
  • Candido Malta – Arquiteto e Urbanista da USP.
  • Comandante Hamilton – Piloto de helicóptero.
  • David Banister – Professor de Estudos do Transporte da Universidade de Oxford (Reino Unido).
  • Eduardo Vasconcellos – Sociólogo e Engenheiro da Associação Nacional dos Transportes Públicos.
  • Enrique Peñalosa – Economista e ex-prefeito de Bogotá, Colômbia.
  • Gilson Grilli – Gerente de Operações da CET.
  • Guillermo Calderón – Diretor Geral do Metrobus (México).
  • Jaime Lerner – Arquiteto e ex-prefeito de Curitiba.
  • John Mason – Diretor de Aplicação do Pedágio Urbano de Londres.
  • Regina Meyer – Arquiteta e Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

DADOS SOBRE O TRÂNSITO DE SÃO PAULO

§ Um carro parado interrompendo uma faixa da marginal (em São Paulo) por 15 minutos provoca lentidão de 3 km.

§ 266 km de congestionamento foi o recorde registrado em 9 de maio de 2008.

§ Uma frota diária estimada em 1 milhão de veículos circula pelas marginais Pinheiros e Tietê.

§ 30% dos trabalhadores de São Paulo perdem de 3h a 4h por dia nos congestionamentos.

§ A cidade perde R$ 15 milhões ao ano com a soma dos prejuízos causados pelos acidentes de trânsito e poluição.

§ 80% de uma via engarrafada é ocupada por carros que quase sempre transportam apenas um passageiro. 20% dos veículos são de transporte coletivo. Se apenas metade dessas pessoas usasse ônibus, já liberaria espaço.

§ O Metrô de São Paulo possui 61 km de extensão e transporta 4,5 milhões de passageiros por dia.

§ Os ônibus de São Paulo transportam 3 vezes mais passageiros por dia que o metrô.

Fontes: CET e Associação Nacional dos Transportes Públicos

SOLUÇÕES PARA O TRÂNSITO conta com o patrocínio do projeto CCR Cultura nas Estradas e foi realizado pela Mixer, sob direção de Rodrigo Astiz, para o Discovery Channel. Michela Giorelli, diretora de produção e desenvolvimento para Discovery Networks Latin America/US Hispanic, assina o projeto por parte do Discovery Channel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado