IDÉIAS PARA SALVAR O PLANETA (Project Earth) NO DISCOVERY CHANNEL.


UNIDOS PARA COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL

Cientistas e visionários se unem na nova série do Discovery Channel

na busca de saídas para salvar o planeta do aquecimento global

Alguns dos maiores cientistas do mundo encontram três visionários. Juntos, eles irão testar as idéias mais ambiciosas de geo-engenharia que solucionariam o aquecimento global em IDÉIAS PARA SALVAR O PLANETA (Project Earth), série que estréia no Discovery Channel na quinta-feira, 20 de novembro, às 23h.

Projetos audaciosos que vão desde a cobertura de grandes geleiras na Groenlândia com mantas de proteção, à construção de foguetes espaciais para que sejam colocadas em órbita pequenas lentes refletoras, até o plantio de milhares de brotos por meio de maciços lançamentos aéreos para o reflorestamento de áreas infrutíferas, são analisados e testados a cada episódio. As idéias mostradas colocam à prova os limites da ciência e da tecnologia, mas será que elas irão produzir resultados igualmente impactantes?

Trabalhando junto aos cientistas nos experimentos está a força-tarefa de IDÉIAS PARA SALVAR O PLANETA, composta por visionários que contribuem com especialidades distintas: Jennifer Languell, engenheira e construtora de casas ecológicas, conhecida pela fala dura; Basil Singer, o menino-prodígio da ciência; e finalmente, o homem de negócios que pode financiar o impossível, o capitalista de risco Kevin O'Leary.

IDÉIAS PARA SALVAR O PLANETA abrange o globo todo, apontando áreas tanto de preocupação quanto de oportunidades ao combate ao aquecimento global. As experiências incluem:

  • Interromper o Derretimento Glacial

    Dr. Jason Box, um especialista em geleiras da Ohio State University, pretende evitar que as geleiras se derretam ao cobri-las com mantas que irão refletir a energia do sol.

Florestas Tropicais

    Após a devastação causada pelos furacões Katrina e Rita, milhares de acres de florestas de mangue da Louisiana foram destruídos. A imensa faixa de terra se apresenta como o campo de provas perfeito para a idéia do cientista Mark Hodges’: utilizar um avião para lançar dezenas de milhares de tubos, cada um contendo três mudas para o reflorestamento da área.

  • Nuvens Brilhantes

    John Latham, um físico especialista em atmosfera do Centro Nacional para Pesquisas Atmosféricas no Colorado, e Stephen Salter, um engenheiro da Universidade de Edimburgo, acreditam que se alterarem o tamanho das gotas de água nas nuvens, elas poderiam refletir a luz solar e interromper o aquecimento global. Colocar a idéia em prática demanda uma pequena frota de navios que irão cruzar os oceanos do mundo.

  • Turbina

    Fred Fergussen, um engenheiro canadense especializado em aeronaves, projetou uma revolucionária turbina que utilizaria os ventos constantes que existem a 1.000 pés acima do nível do mar para produzir energia renovável. O teste consiste em permanecer no céu por 24 horas e gerar energia necessária para atender a uma unidade de purificação de água.

  • Lavando o Ar

    Que tal se pudéssemos solucionar o problema do aquecimento global com a simples remoção do dióxido de carbono antes que ele tenha a oportunidade de aderir à camada de gases de efeito-estufa que sufocam o planeta? O professor canadense David Keith – eleito Cientista Canadense Ambientalista-Geógrafo do Ano em 2006 – acredita que isso é possível com a ajuda de uma máquina que aspira o ar ambiente, pulveriza-o com uma solução de hidróxido de sódio e então o expele como ar limpo.

  • Energia Solar Espacial

    Poderíamos ter uma fonte inesgotável de energia e ao mesmo tempo reduzir nossas emissões de carbono a quase zero com o envio de milhares de satélites que coletariam a energia do sol e então a enviariam de volta à terra em forma de micro-ondas? O ex-físico da NASA, John Mankins, coloca sua teoria em prática.

  • Tubos Oceânicos

    Os oceanos cobrem 70% do nosso planeta e são o mais importante escoadouro de carbono de que dispomos, mas o fitoplâncton que converte dióxido de carbono em matéria viva está se esgotando com o aquecimento global. Dr. Brian von Herzen, do California Institute of Technology, irá empregar cinco bombas movidas pelas gigantescas ondas do Havaí numa tentativa de restaurar esse vital efeito misturador natural.

  • Toldo Espacial

    O astrônomo e professor Roger Angel acredita ser capaz de difratar a energia solar com a colocação de trilhões de lentes no espaço para a criação de um “toldo” de gigantescas dimensões. Veja como essas lentes são construídas e como o sistema de lançamento do foguete é testado.

CONHEÇA OS ESPECIALISTAS DE IDÉIAS PARA SALVAR O PLANETA

Dr. Basil Singer – O Cientista

Físico quântico obcecado por ciência, apresentador de televisão, skatetista e kite surfer, o Dr. Basil Singer é um homem de muitos talentos. Sem medo de aventuras, ele é um “cientista radical”, apaixonado tanto pelo processo de congelamento de átomos ao ponto do zero absoluto, quanto por apanhar correntes de ar com seu kite board.

Quando não está filmando programas de ciência ou explicando a física por trás da dança break, Basil pode ser encontrado no laboratório de seu negócio de família, a Singer Instruments Co. Ltd, em Somerset, Inglaterra. Tanto como Gerente quanto como Físico Sênior, o trabalho de Basil é construir e desenvolver robôs e instrumentação científica que possam ser vendidos para instituições pelo mundo todo para ajudar nas pesquisas de tratamentos de câncer.

Nerd confesso, Basil tem profunda paixão pela ciência e particularmente, pela física. Durante seu doutorado, Basil congelou átomos a três micro Kelvin, isso representa três milionésimos de grau acima do zero absoluto, a temperatura mais fria do universo. Os resultados destes experimentos poderiam algum dia ajudar a desenvolver dispositivos de tele-transporte e memórias de supercomputadores do tamanho de um grão de areia.

Kevin O'Leary – O Empreendedor

Kevin O’Leary é um verdadeiro gigante dos negócios. Um dos homens de negócios mais conhecidos do Canadá e que se transformou em astro da TV de investimentos, Kevin é atração dos populares programas de investimentos na TV ROB, ‘Squeeze Play’ e ‘Dragons’ Den’.

Como acontece com todos os empreendedores, a história de sucesso de Kevin começa com uma grande idéia e nenhum dinheiro. Um conto que mostra a sua trajetória dos trapos à riqueza, contado a partir do porão de sua casa – de onde ele lançou The Learning Company, que desenvolvia softwares para ajudar crianças na alfabetização e no aprendizado da matemática. Em 1999, Kevin vendeu sua empresa para a Mattel Toy Company por surpreendentes $3,7 bilhões de dólares, um dos maiores negócios do setor de tecnologia da história do Canadá.

Ele também é co-fundador e investidor da Storage Now, uma empresa de armazenagem, além de diretor e acionista da Environmental Management Solutions. Kevin faz parte do comitê de investimentos do prestigioso Hamilton Trust de Boston.

Dra. Jennifer L. Languell – A Engenheira

A Dra. Jennifer L. Languell não somente é engenheira, como também está liderando o caminho na revolução do setor imobiliário, de projetos e de construções, através de sua empresa, a Trifecta Construction Solutions.

Jennifer é especialista na implantação de técnicas e programas sustentáveis de construção e autora premiada que desenvolveu guias de construções residenciais verdes e de custo de materiais para construção de instalações educacionais públicas da Flórida.

Jennifer é co-fundadora e Vice-Presidente da ConstructGreen e Diretora de Planejamento do Centro de Demonstrações e de Aprendizado de Construções Verdes da Gulf Coast University na Flórida.

IDÉIAS PARA SALVAR O PLANETA é produzido para o Discovery Channel por Impossible Pictures. Tim Haines é o produtor executivo da Impossible Pictures. Paul Gasek é o produtor executivo do Discovery Channel. Gasek também atua como Editor Sênior de Ciência para o Discovery Channel.

IDÉIAS PARA SALVAR O PLANETA

Canal: Discovery Channel

Data: quinta-feira, 20 de novembro, às 23h

Classificação indicativa: 12 anos

Comentários

naverdade eu tenho um projeto na minha mente e gostaria de compartilha com o discovery , sobre o que o homem mais gasta pra fazer qualquer coisa todos os dias, todo mundo sabe que é enérgia...
mas eu preetendo mudar esse conceito para que póssamos tirar enérgia,do que mais polui no planeta .Os carros e converter seu uso em enérgia,numa forma barata e eficiente e todos podemos ganhar em todos os centidos

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado