INFLUÊNCIA! ESTRÉIA NO MULTISHOW

Série de Sonia Biondo e Pablo Uranga discute a integração cultural na América Latina

"Eu ouço músicos brasileiros e sei que talvez eles nunca vão conhecer o meu trabalho", afirma a cantora mexicana Julieta Venegas em sua entrevista para a série Influência!, que estréia no Multishow na sexta-feira, dia 14, às 22h45, no horário semanal Pensa Nisso. Com seis episódios, o programa vai questionar se há um intercâmbio cultural entre o Brasil e os outros países latino-americanos. Atrações estrangeiras consagradas da música como Jorge Drexler (Uruguai), Los Pericos (Argentina), Julieta Venegas (México) e Fito Páez (Argentina), além dos brasileiros Pato Fu, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Paulinho Moska, Paula Toller, Lenine, Otto e Vanessa da Mata compartilham suas experiências e opiniões em depoimentos à série.

O programa surgiu a partir de uma parceria do Multishow com a jornalista e produtora Sonia Biondo. A direção fica por conta do músico e ator Pablo Uranga, argentino erradicado no Brasil, que viajou sozinho com uma câmera na mão para registrar as entrevistas com os músicos.

Divididos por temas, os episódios intercalam imagens de shows com as percepções de cada artista sobre a integração latino-americana. Os capítulos da série levantam questões como a dificuldade que os artistas de língua espanhola enfrentam para atuar no mercado brasileiro, o mito das rivalidades regionais, as diferenças e semelhanças culturais entre os países vizinhos e a falta de identificação do brasileiro com o "espírito latino".

O primeiro episódio de Influência! terá como tema "A tradução das letras", seguido por "Influência americana", "O Brasil é auto-suficiente", "O brasileiro se sente latino-americano?", "A internet rompendo fronteiras" e, por último, "O futuro do intercâmbio".

Além de apresentar nomes internacionais da música latina pouco conhecidos no Brasil, como a banda Aterciopelados, da Colômbia, Influência! revela também algumas curiosidades da MPB. "Lourinha Bombril", sucesso do grupo Paralamas do Sucesso, é uma versão de uma música da banda argentina Los Pericos. Seguindo essa tendência, a banda brasileira de rock também regravou canções dos argentinos Soda Stereo e Fito Páez. Este último, inclusive, diz em depoimento à série ser um admirador da música brasileira. "Para mim, o Brasil é parte da minha família", confessa Páez.

Nem todos os entrevistados avaliam que a integração cultural latino-americana seja importante para o Brasil. O cantor Lenine, por exemplo, acredita que a riqueza da MPB transforma o Brasil em um país auto-suficiente culturalmente: "É um pecado botar a música brasileira no nicho da música latina. Porque ela é tão versátil e plural, que é um pecado dizer que é tudo latino".

Paulinho Moska e Fernanda Takai discordam. Ambos já fizeram parcerias com outros músicos latinos e se mostram favoráveis a isso. "Fronteira não existe, é o mesmo chão", diz Moska. Segundo Takai, um empecilho para a aproximação da música brasileira à latina é a valorização da cultura norte-americana: "A gente vem desde pequeno se acostumando a ouvir mais inglês do que espanhol".

Com uma hora semanal na grade de programação do Multishow, os seis episódios de Influência! serão exibidos no "Pensa Nisso", horário do canal voltado para documentários e especiais com temas do universo jovem que estimulam a reflexão. "De uma maneira sutil, Influência! gera um debate muito interessante para o jovem de hoje: a identidade. O consumo da música e da cultura em geral são elementos fundamentais para a formação de cada um", afirma Daniela Mignani, gerente de marketing do Multishow. 

Serviço: Influência! - Estréia em 14/11

Horário Pensa Nisso - sexta, às 22h45

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado