TCM SPOTLIGHT: QUASE FAMOSOS EM MARÇO.

Se muitos filmes são feitos expressamente para um astro, os atores coadjuvantes, por sua vez, são escalados com maior freqüência em função do filme e ao serviço de sua essência. Os títulos mais bem-sucedidos de Warren Oates são aqueles em que a moral é tão distorcida quanto o seu sorriso. Mesmo que só tenha protagonizado um filme de Sam Peckinpah, Oates é permanentemente identificado com a filmografia do diretor. Do mesmo modo, muitos outros atores coadjuvantes são um “clássico” de presença constante na obra de um diretor, como Walter Brennan, o hilariante veterano dos filmes de Howard Hawks, e Victor McLaglen, o infame coadjuvante das obras de John Ford.

Outros atores, longe de serem identificados com um diretor ou gênero, parecem ter o dom da ubiqüidade: é o caso de George Kennedy e Ernest Borgnine, caras amigavelmente familiares.

Alguns deles se caracterizam por uma excentricidade que não se pode permitir a um astro com todas as letras. Timothy Carey, que interpretava tipos condenados ou simplesmente dementes, era – de fato – um deles na vida real. Esse ar excêntrico colaborou na criação de um culto em torno de muitas dessas figuras, como no caso do singular e cativante Peter Lorre, e do enrugado e absolutamente querido Harry Dean Stanton, que apareceu em alguns dos melhores filmes dos anos 70 e 80.

A maioria possui uma filmografia extensa, como o genial John Carradine, que, no fim de sua vida, dizia ter aparecido em mais filmes do que qualquer outro ator, enquanto John Cazale, em somente cinco – inesquecíveis – aparições ficou estampado na história do cinema.

Ainda que tenham feito dezenas de filmes e que estejamos acostumados a ver seus rostos na tela, seus nomes, muitas vezes, não passam da ponta de nossas línguas.

Em março, o TCM reserva um lugar privilegiado para expor, em letra de forma, o nome e sobrenome de alguns dos heróis pseudo-anônimos do cinema; aqueles que se destacaram como ninguém na difícil arte de ser coadjuvante. Que se acendam as luzes para iluminar os – talvez – nunca suficientemente reconhecidos… Quase Famosos.

Todos os sábados de março, com início às 16h30

Sáb 07/03
16h30 l JOHN CARRADINE l O Último Gângster (The Last Gangster)
17h55 l GEORGE KENNEDY l Aeroporto 1975 (Airport 1975)
19h45 l WALTER BRENNAN l Río Vermelho (Red River)

Sáb 14/03
16h30 l TIMOTHY CAREY l Glória Feita de Sangue (Paths of Glory)
18h00 l VICTOR McLAGLEN l Legião Invencível (She Wore a Yellow Ribbon)
19h50 l JOHN CAZALE l Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon)

Sáb 21/03
16h30 l SIDNEY GREENSTREET l Do Outro Lado do Pacífico (Across the Pacific)
18h18 l HARRY DEAN STANTON l Pat Garret e Billy the Kid (Pat Garret and Billy the Kid)
20h05 l WARREN OATES l No Calor da Noite (In the Heat of the Night)

Sáb 28/03
16h30 l ERNEST BORGNINE l Ao Despertar da Paixão (Jubal)
18h15 l PETER LORRE l O Falcão Maltês (The Maltese Falcon)
20h00 l JACK PALANCE l Os Profissionais (The Professionals)

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