Telecine Cult faz homenagem ao cinema francês

No Ano da França no Brasil, a Rede Telecine exibirá nos próximos meses uma seleção de títulos do cinema francês. O Telecine Cult mostra o Especial Panorama de Cinema Francês, entre 28 de maio e 30 de julho, sempre às quintas-feiras, às 22h. Os assinantes do canal poderão ver obras de grandes diretores e a atuação de importantes atores franceses.

Para o primeiro dia de programação, 28 de maio, o diretor Michel Blanc deixa de lado suas usuais comédias e apresenta o drama O Acompanhante. Na história, Daniel Auteuil é Pierre, escritor que é convidado pelo gigolô Tom (Stuart Townsend) para uma festa. Os dois vão, mas mal sabe Pierre que eles estão sendo pagos para acompanharem duas senhoras. Quando descobre, Pierre toma outro rumo na vida: resolve começar a se prostituir.

Dia 4 de junho é vez de Crimes de Autor, último filme de Claude Lelouch. O cineasta é o mesmo de Um Homem, Uma Mulher, romance que levou o Oscar de filme estrangeiro e roteiro original e deu a Claude uma indicação na categoria diretor em 1967. Em Crimes de Autor, Judith (Fanny Ardant) é uma prestigiada escritora que procura inspiração para seus personagens das formas mais improváveis. Pierre (Dominique Pinon) é um homem que, durante uma viagem, conhece uma manicure chata e histérica, Huguette (Audrey Dana), deixada na beira da estrada pelo noivo. Aos poucos, o filme revela as relações entre os personagens, numa trama repleta de mistérios e mentiras.

Dominique Pinon dá as caras novamente no Telecine Cult no dia 11 de junho, desta vez em Delicatessen, de Jean-Pierre Jeunet, diretor que aposta suas fichas no ator em quase todos os seus filmes. Na história, ambientada num futuro apocalíptico, um homem se candidata a zelador no único prédio que ainda se mantém em pé. Acontece que o síndico do local, que também é dono de açougue, costuma usar seus empregados como alimento para seus clientes canibais.

Dia 18 de junho tem Cada Um Com Seu Cinema, uma comemoração ao 60º aniversário do Festival de Cannes que reúne diversos diretores num mesmo filme. Ao todo, 33 dos maiores cineastas do mundo produziram o projeto coletivo. Cada um deles mostra em cerca de três minutos sua própria visão sobre o que é o cinema.

Em 25 de junho, A Questão Humana, de Nicolas Klotz, conta as perturbações de um psicólogo de RH que é escalado para investigar a vida de um dos executivos da empresa onde trabalha.

Dia 2 de julho, vai ao ar o premiado Desde Que Otar Partiu, vencedor do Cesar de filme de estreia e indicado ao mesmo prêmio na categoria roteiro e revelação feminina (Dinara Drukarova). Atração da mostra Expectativa do Festival do Rio em 2004, o drama é o primeiro filme de ficção da diretora Julie Bertucelli. Na história, uma mulher que vive com a filha e a neta aguarda ansiosa a chegada de Otar, seu outro filho, médico que foi trabalhar como operário em Paris. Mãe e filha recebem notícias do rapaz, e precisam decidir se contam ou não o que sabem à matriarca.

Juliette Binoche e Daniel Auteuil estrelam o elogiado Caché, atração do Especial Panorama de Cinema Francês do dia 9 de julho. Com direção e roteiro de Michael Haneke, o filme conta as buscas de um casal que, depois de receber uma fita de vídeo com imagens de sua casa, tenta descobrir quem está espionando. Caché levou os prêmios de filme, diretor, ator (Auteuil) e edição no European Film Awards. Foi indicado ainda nas categorias atriz (Binoche), fotografia e roteiro.

Baseado em uma história real, A Comédia do Poder ganha sessão no dia 16 de julho. Dirigido por Claude Chabrol, o longa-metragem fala de uma poderosa juíza que deixa de lado sua vida para investigar casos de corrupção, fraudes e desvios de verbas que envolvem pessoas ligadas ao governo.

Em Ao Lado do Pianista, dia 23 de julho, Deborah François dá vida à Melanie Prouvost, uma talentosa pianista que precisa superar traumas de infância para conseguir ser aprovada para um conservatório de música francês bastante respeitado. A direção é de Denis Dercou.

Para encerrar o Especial Panorama de Cinema Francês, dia 30 de julho, tem Em Direção ao Sul, de Laurent Cantet, com as aventuras de três americanas que resolvem passar férias no Haiti e acabam se envolvendo com um morador local.

Especial Panorama de Cinema Francês

de 28 de maio a 30 de julho, sempre às quintas-feiras, às 22h. Programação completa em www.telecine.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado