A CNN INTERNATIONAL EXPLORA A RELAÇÃO DOS NEGÓCIOS COM OS DESAFIOS DO MEIO AMBIENTE
Nova cobertura da franquia GOING GREEN acontece a partir do domingo, dia 5 de julho, culminando com o especial Going Green: Green Light For Business na quinta-feira, 9 de julho, às 9h30
De 5 a 12 de julho, a CNN International volta a ficar verde - e desta vez, a cobertura da franquia GOING GREEN vai se focar no mundo dos negócios. Coincidindo com a conferência do G-8 na Itália, onde a discussão sobre as mudanças climáticas vai nortear as políticas de proteção ambiental de cada país, a emissora oferecerá uma semana de reportagens especiais vindas dos Estados Unidos, da Europa, da Ásia e da América Latina.
Entre as matérias exibidas durante a semana, estão os planos de grandes companhias como Google (que está usando 100% de materiais reciclados nos servidores, em seu plano de tornar-se neutro em carbono) e a Warner Brothers (responsável por filmes de conscientização como "A Marcha dos Pingüins" e "Fundo do Mar"). Em Paris, os habitantes da cidade são mostrados vivendo de maneira amigável com a natureza, usando mais de 300 km em ciclovias, comendo em um restaurante totalmente verde e contando com a ajuda de um prefeito comprometido em fazer tudo acontecer. Perto dali, na Inglaterra, os espectadores serão apresentados ao trabalho de Joseph Oliver, um jovem de 23 anos que fundou uma empresa cujo objetivo é organizar eventos e exibições autossustentáveis - e também a um modelo de carro, desenvolvido na Universidade Warwick, movido a restos de lixo orgânico.
Na Suécia, a CNN International abre as portas de casas que capturam o calor dos corpos de seus habitantes para gerar energia e diminuir o uso de combustíveis fósseis, permanecendo aquecidas durante os rigorosos invernos da região. E na pequena cidade de Växjö, uma usina de biomassa gera 90% do aquecimento utilizado por seus 80.000 residentes. Viajando para Hong Kong, o chef de cozinha Lau Chun se encontra no meio de um dilema culinário, forçado a escolher entre o lucro e a sustentabilidade, à medida que cresce a demanda por carnes de espécies à beira da extinção. Para completar, o repórter Brian Byrnes visita nossos vizinhos argentinos para descobrir mais detalhes sobre as criações de estilistas preocupados com a natureza, incluindo jaquetas com captadores solares para alimentar Ipods e mochilas feitas com material de velhos outdoors vistos ao longo das estradas do país.
"Quest Means Business", principal programa de economia da emissora, vai entrar na onda verde, mostrando ao longo da semana perfis de líderes que trouxeram a mudança ambiental para as suas empresas. Entre os entrevistados, nomes como Ditlev Engel (CEO da Vesta), Samuel DiPiazza (PriceWaterhouseCooper), Paul Polman (Unilever) e Zhengrong Shi. (SunTech), todos revelando ao apresentador Richard Quest os bastidores deste compromisso com o planeta.
No dia 9 de julho, às 9h30 e às 14h30, a programação chega ao ápice com a exibição de Going Green: Green Light For Business, um especial apresentado por âncoras de três continentes: Fionnuala Sweeney (Europa), Brooke Baldwin (América do Norte) e Kristie Lu Stout (Ásia). O programa pretende abordar algumas estratégias de empresas ao redor do planeta para diminuir seu impacto ambiental, indo da racionalização e diminuição do lixo à utilização eficiente, consciente e inovadora de recursos naturais.
Na internet, a CNN.com apresentará histórias de seus jornalistas trazidas por seus jornalistas diretamente das ruas, fomentando discusses com homens de negócios como Anders Eldrup (DONG Energy) e Salina Khan Fuchigami (DIAZ Fine Jewelry, de Hong Kong), além de outros que estarão presentes nos blogs. Vídeos, imagens e comentários dos espectadores complementarão a programação da TV - o conteúdo pode ser acesso no site www.cnn.com/goinggreen.
"Mais uma vez, a extensa operação da CNN International funciona a todo vapor, com nossos jornalistas ao redor do globo entrevistando CEOs, líderes de Estado e empresários do meio ambiente", diz Katherine Green, vice-presidente sênior da CNN International. "Nós queremos saber como as companhias mais avançadas do mundo estão conseguindo atingir ao mesmo tempo seus objetivos econômicos e ambientais. Nossa meta é trazer a discussão sobre o tema para os nossos inquisitivos espectadores, que se importam com o impacto das iniciativas verdes na economia", completa.
A cobertura especial GOING GREEN da CNN International começa no domingo, dia 5 de julho, durante a programação. Já o especial Going Green: Green Light For Business vai ao ar na quinta-feira, dia 9 de julho, às 9h30 e às 14h30, com reapresentações no sábado, 11, às 14h30 e às 0h, e no domingo, 12, à 0h.
Comentários