Destaque da Semana - Radio MEC

Rádio Maluca – Baile de Carnaval – Ao vivo

Em pleno sábado de Carnaval, o que já se tornou uma tradição, a Rádio Maluca recebe os pequenos foliões e suas famílias, todos fantasiados, no seu auditório-salão de festa. Neste sábado, 13 de fevereiro, às 11h, o programa vira um bailezinho carioca, pela MEC AM 800KHz.

Quem vai animar a festa carnavalesca é a cantora Marina Íris e o Grupo Coisa e Tal. Eles vão cantar sambas e muitas marchinhas, como aquelas clássicas e que as crianças adoram: Mamãe eu quero, Pirata da perna-de-pau Balancê.

O programa-baile também vai ter a participação especial do Coral Maluquinho, grupo de crianças que anima o programa ABZ do Ziraldo, da TV Brasil, todos os domingos, ao meio-dia. Eles também vão cantar algumas marchinhas do carnaval carioca.

O bailezinho da Rádio Maluca é diversão garantida para as famílias no sábado deste Carnaval 2010.

Produção e apresentação Zé Zuca.

Sábados, 11h.

Ao vivo, direto do auditório da Rádio Nacional.

MEC AM 800KHz e Rádio Nacional AM 1130 kHz


Outros Destaques

DOMINGO, 7 de fevereiro

Som Infinito – 7h
MEC GM 98,9 Mhz
Obras para órgão de Johann Sebastian Bach

Esta edição apresenta uma seleção de obras para órgão de tubos de autoria de J. S. Bach, com temas de corais expostos por cantores solistas. O organista éFrancis Jacob, com acompanhamento dos solistas Carolina Magalhães (mezzo-soprano) e Philippe Froeliger (tenor).

Produção e Apresentação Félix Ferrá


A Arte de Guiomar Novaes – 12h
MEC FM 98,9 Mhz

O sexto programa da série sobre a pianista brasileira traz a gravação de Noites dos Jardins de Espanha, obra de Manuel de Falla, na qual Guiomar Novaes é acompanhada pela Pro Musica Orchestra, de Vienna. A regência é do maestro Hans Swarowsky. E, ainda a Sonata op. 21. "Waldstein", de Beethoven.

O programa também apresenta o depoimento da pianista falando sobre sua vida e carreira.

Produção e apresentação Lauro Gomes.
Domingos, ao meio-dia.


Ópera Completa – 15h
MEC FM 98,9 Mhz
Stiffelio

O programa traz a audição da ópera de Verdi, Stiffelio. No elenco estão Angela Marambio, José Cura, Andrzej Dobber e Phillip Ens. A regência é de Plácido Domingo, que como tenor já representou o personagem principal em montagem do Metropolitan Opera House.

Stiffelio é uma ópera em três atos de Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piave. É baseda na comédia francesa Le pasteur, ou L'évangile et le foyerde Émile Souvestre e Eugène Bourgeois. Seu tema é o adultério, cometido pela esposa de um pastor protestante. O final de Stiffelio é incomum, pois cita palavras do Novo Testamento. Sua primeira representação aconteceu em 16 de novembro de 1850, no Teatro Comunale Giuseppe Verdi, em Trieste, Itália. Mas, a estreia foi um fracasso, forçando Verdi a alterar radicalmente a ópera, acrescentando um quarto ato, e levando a ação para a Idade Média.

Produção e apresentação Lauro Gomes.
Domingos, 15h.


Sala de Música – 23h
MEC FM 98,9 Mhz
Especial Aniversariantes

Esta edição traz a interpretação de José Maria de Abreu para Boa noite, amor, de Nonato Luiz; do violonista Canhoto para Abismo de rosas, também de Nonato Luiz; de Déo Rian para Marujo no choro, dele mesmo; de Antonio Adolfo para É com esse que eu vou, de Pedro Caetano.

O violonista Helio Delmiro relembra Ponteio, de Edu Lobo e Capinam; Abel Ferreira vai de Acariciando, de autoria própria; o grupo Choro de Varanda recriaSimples, de Hervê Cordovil.

Tem também, o violonista Baden Powell e sua interpretação para Linda flor, de Henrique Vogeler, Marques Porto e Luís Peixoto; a dupla Wagner Tiso e Victor Biglione traz o clássico bossanovista Samba de uma nota só, de Tom Jobim e Newton Mendonça, além de outros.

Produção e apresentação Jorge Roberto Martins.

MEC AM 800 kHz: quartas-feiras, 23h; e domingos, 16 horas.


SEGUNDA-FEIRA, 8 de Fevereiro

Caderno de Música – 11h45 
MEC FM 98,9 Mhz
Naipe de Percussão

O naipe ou família de percussão será o tema deste programa. Exemplos musicais vão explicar quais são os instrumentos que compõem o naipe e qual a importância e o papel deles em uma orquestra.

Produção Marcelo Brissac
Assistente de produção Carina Amorim
Estagiária de produção Paula Buscacio
Apresentação Sidney Ferreira


Ouvindo Música – 21h30
MEC AM 800 kHz

Na segunda, 8 de fevereiro, programa dedicado ao disco 3-63, do trio Marcos Suzano (percussão), Andréa Ernet Dias (flauta) e Paulo Braga (piano). Lançamento de 2009, o disco traz temas instrumentais e é o primeiro trabalho do trio.

Na terça, 9, o programa analisa o trabalho de Edvaldo Santana, Jussara Silveira e Maurício Pereira, três artistas da nova geração de compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira.

Na quarta, 10, uma edição para definir o termo "timbre", com diversos exemplos; as diferenças dos timbres vocais; análise de músicas interpretadas por duplas de cantores; a colocação rítmica do cantor na música (a "bossa" do cantor); o tratamento eletrônico (filtros) na voz; e a batida tecno transformada e adaptada a novos estilos.

Na quinta, 11, Ouvindo Música propõe uma percepção e reconhecimento de instrumentos musicais; o berimbau; o violoncelo; o sax alto; o piano.

Na sexta, 12, o programa é dedicado à análise da influência do samba na MPB, abordando a capacidade desse estilo de se transformar e proporcionar novos climas para os arranjos, e apresentando músicas interpretadas por Alcione, Milton Nascimento, João Nogueira entre outros.

Produção e Apresentação Marcelo Guima


A Ópera – Theatro Municipal 100 Anos – 22h
MEC FM – 98,9 Mhz

Niza de Castro Tank – 2º programa

Neste segundo programa dedicado à Niza de Castro Tank, interpretações da soprano para trechos das óperas O Rigoletto, de Verdi (continuação); A Flauta Mágica, de Mozart; A Noite no Castelo e O Guarani, de Carlos Gomes.

Natural de Limeira, São Paulo, Niza de Castro Tank estudou canto em Campinas. Desde 1957, quando iniciou sua carreira, até o presente, a cantora participou de inúmeras óperas no Brasil e no exterior.

Participou de turnês internacionais, apresentando-se em Montevidéu, Moscou, Berlim, Nápoles, Palermo, Tel Aviv, Jerusalém, Madri e Caracas e cantou sob a regência de importantes maestros.

Por cinco anos consecutivos recebeu o Troféu Roquete Pinto, além de outras premiações. Com licenciatura em Educação Artística, pela Pontifica Universidade Católica de Campinas, é Doutora em Arte, pela Unicamp e, atualmente, participa como professora convidada de vários Festivais de Música e cursos especializados em Técnica Vocal e Canto Lírico.

Produção Lauro Gomes.


Momentos de Jazz – 23h
MEC FM – 98,9 Mhz

Nesta segunda, dia 8, o programa traz gravações de Dizzy Gillespie em duetos com outros músicos norteamericanos.

Na quarta, 10, é a vez de relembrar Tony Bennett e Bill Evans.

Na sexta, 12, o programa apresenta um especial sobre os 80 anos da RCA Victor, gravadora cuja história se confunde com a história da música americana no século 20. Em 1901, em Camden, New Jersey, foi criada a Victor Talking Machine Company, uma associação entre o inventor do gramofone, Emile Berliner, e um dos inventores que desenvolveram a máquina, Eldridge R. Johnson. Sua marca – o cachorrinho no gramofone – ficou conhecida mundialmente. Em seu catálogo passaram artistas como Enrico Caruso, Elvis Presley, Arthur Rubinstein, Cesária Évora, Christina Aguilera, Duke Ellington, Benny Goodman, Glenn Miller, Tommny Dorsey. Depois de muitas mudanças, em 1986, a RCA Records foi comprada pelo gigante alemão Bertelsmann Music Group, a BMG.

Produção e apresentação Nelson Tolipan.

Segundas, quartas e sextas-feiras, 23h.


QUARTA-FEIRA, 10 de Fevereiro

Ao Vivo Entre Amigos - 17h05
MEC AM 800 kHz
Velha Guarda da Viradouro

O programa recebe em seu auditório a Velha Guarda da Viradouro, que apresenta o samba-enredo da Escola de Niterói para este Cranaval 2010: México, o paraíso das cores sob o signo do sol, de autoria de Floriano do Caranguejo, Sacadura Cabral e Gustavo da Marbela.

A Velha Guarda da Unidos do Viradouro foi fundada em 10 de dezembro de 1977, por Waltélio Marques dos Santos, mais conhecido como Telinho. Ele foi o primeiro compositor da escola, criador de grandes sucessos, entre eles Hino da Velha Guarda, Meu Viradouro e Degrau da Fama.

Composta por setenta membros, a maioria mulheres, a Velha Guarda é o orgulho da escola. Está presente em todos os eventos, com a alegria e o bom humor que lhes são característicos. Do começo do ano até o Carnaval, os compromissos se acumulam. São almoços, aniversários, comemorações, shows nas quadras das co-irmãs. Além disso, todas as semanas, a Velha Guarda se reúne para organizar a agenda e ensaiar o Grupo Musical da Viradouro. Criado em 2002, o Grupo cumpre a agenda de apresentações pela cidade de Niterói e outras localidades.

Produção Lídia Costa e Marina Barreto
Apresentação Marina Barreto


Mosaico – 0h
MEC FM 98,9 Mhz
Le carnaval d'Aix & Le carnaval de Londres, de Darius Milhaud

Já entrando no clima dos festejos de Momo, Mosaico toca duas pérolas do compositor francês Darius Milhaud (1892-1974), apaixonado pelo Brasil, mas também pelas mais variadas manifestações carnavalescas ao redor do mundo. As versões de Le carnaval d'Aix & Le carnaval de Londres são de 1992, com a The New London Orchestra, sob a regência de Ronald Corp. Ao piano, Jack Gibbons.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Quarta, à meia-noite.


sexta-feira, 12 DE Fevereiro

Tempos Modernos – 0h
MEC FM 98,9 Mhz
Missa Christi Regis Gentium, de Benoît Mernier

A atividade do jovem compositor belga Benoît Mernier demonstra que é possível conciliar a música sacra com as mais modernas técnicas composicionais. AMissa é interpretada pelo Coro de Câmara de Namur e pela Capella Sancti Michaelis, sob a regência de Olivier Opdebeeck, em gravação de 2000.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Sexta-feira, meia-noite.


SÁBADO, 13 DE Fevereiro

Música e Músicos do Brasil – 12h 
MEC FM 98,9 Mhz
Juliana Wagner

Nesta edição, depoimento da pianista Juliana Wagner, que lança o CD Juliana Wagner. No programa, suas interpretações da Suíte Inglesa n° 2, de Bach; Sonata n° 21, em Dó Maior, op. 53, "Primavera", de Beethoven; Estudos Op. 10, n°s. 1 e 3 e op. 25, nºs 3, 8 e 9, e Polonoise em Lá Bemol Maior, de Chopin; e Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Gottschalk.

Produção e apresentação Lauro Gomes.


A Grande Música – 19h
MEC FM 98,9 Mhz

Nesta edição, a gravação do concerto com o harpista Andrew Lawrence – King, realizado na Igreja Nossa Senhora do Carmo, durante o Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro. No repertório, The Tombeau of Timoteus, de G.F. Handel.

O programa apresenta, ainda, a gravação do concerto com o violoncelista Antonio Meneses e a Orquestra Petrobras Sinfônica, realizado no Theatro Municipal, além de uma entrevista com o cellista brasileiro.

Produção Maria Emília Matos e José Schiller.
Apresentação José Schiller.

Sábados, 19h.


Acervo MEC– 22h
MEC FM 98,9 MHz

O programa apresenta a primeira parte da entrevista com Paulo Santos, realizada por Lauro Gomes, em outubro de 1989.

Durante este mês de fevereiro, Acervo MEC homenageia Paulo Santos, locutor e produtor da Rádio MEC que morreu no dia 4 de dezembro de 2009. Ele foi, por quase 40 anos, a voz oficial da emissora e marcou história no rádio brasileiro com seus programas Tempo de Jazz Encontro com o Jazz. Além disto, foi a voz da série Ópera Completa e apresentou diversas transmissões ao vivo de concertos de música clássica.

Pesquisa e seleção Thiago Regotto. 
Apresentação Toni Villani.

Sábados, 22h.


Apoio Cultural 


COMO SINTONIZAR

Rádio MEC AM Rio de Janeiro – AM 800 kHz
Radio MEC AM Brasília – AM 800 kHz
Rádio MEC FM Rio de Janeiro – FM 98,9 MHz
Rádio Nacional Rio de Janeiro – AM 1.130 kHz
Rádio Nacional AM Brasília – AM 980 kHz
Rádio Nacional FM Brasília – FM 96,1 MHz
Rádio Nacional da Amazônia – OC 11.780 kHz e 6.180 kHz
Rádio Nacional do Alto Solimões – AM 670kHz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado