Rádio MEC: Destaques da programação de 26 de dezembro de 2010 a 1º jan

Destaques da programação

Domingo (26/12)

Som Infinito – 7h (MEC FM)

Oratório de Natal

Essa semana o Som Infinito apresenta trechos selecionados do "Oratório de Natal" de Johann Sebastian Bach. O oratório foi composto para o Natal de 1734, e incorpora três cantatas anteriores do compositor. A obra pertence a um grupo de três oratórios escritos no final da carreira de Bach, junto com o Oratório de Ascensão e o Oratório de Páscoa. As três obras incluem um tenor como narrador e fazem paródia de composições anteriores. No programa, o "Oratório de Natal" é interpretado pela Camerata Antiqua de Curitiba, com regência de Roberto de Regina.

Domingos, 7h

Produção e apresentação: Félix Ferrà

Saiba mais:
Página do programa

Sala de Música – 23h (MEC FM)

Especial Toninho Horta

Essa semana o Sala de Música faz uma homenagem ao compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista Toninho Horta. O programa apresenta composições do mineiro e depoimentos de parceiros como Ronaldo Bastos, Fernando Brant e J. Carlos, programador da Rádio MEC.

No repertório:

Dona Olimpia / Toninho Horta – Ronaldo Bastos / Toninho Horta

Viver de amor / Toninho Horta – Ronaldo Bastos / Toninho Horta

Durango Kid / Toninho Horta- Fernando Brant / André Mehmari

Viva Dominguinhos / Toninho Horta- Fernando Brant/ Toninho Horta

Pedra da lua / Toninho Horta – Cacaso / Toninho Horta

Aquelas coisas todas / Toninho Horta / Raul de Souza

Bons amigos / Toninho Horta – Ronaldo Bastos / Luiz Avellar

Beijo partido / Toninho Horta / Rildo Hora

Domingos, 23h

Produção e apresentação: Jorge Roberto Martins

Saiba mais:
Página do programa

A arte de Cristina Ortiz – 12h (MEC FM)

Ciclo sobre a pianista brasileira

O oitavo programa do ciclo A Arte de Cristina Ortiz traz o depoimento do oboísta Luís Carlos Justi sobre a pianista. Cristina Ortiz, por sua vez, fala de Villa-Lobos, de quem interpreta composições.

Programa:

VILLA-LOBOS

Concerto para piano e orquestra nº 2.

Piano: Cristina Ortiz.

Royal Philharmonia Orchestre.

Regente: Miguel Gomez-Martinez.

BRAHMS

Klavierstücke op. 118.

Intermezzo.

Intrermezzo.

Ballade.

Intermezzo.

Romanze.

Intermezzo,

Piano: Cristina Ortiz.

DARIUS MILHAUD

Copacabana (Saudades do Brasil nº 4).

Piano: Cristina Ortiz.

Domingos, 12h

Produção e apresentação: Lauro Gomes

Bossamoderna – 22h (MEC FM)

Nordeste

Uma das regiões matriciais da Música Popular Brasileira, o Nordeste é o tema do Bossamoderna dessa semana. O "Sanfoneiro do Deserto", de João Bosco, é tocado pelo violino do francês Nicolas Krassik. O violinista fluminense Baden Powell faz um "Tributo a Juazeiro", e a gaúcha Vanessa Longoni revisita as "Gírias do Norte" de Onildo Almeida e J. Silva.

O programa apresenta ainda o baiano Tom Zé e o santista Zé Miguel Wisnik em "Cego com cego", interpretada pela mineira Maísa Moura. Caetano Veloso volta ao regionalismo em "Esta terra", da trilha sonora do filme "O bem amado". Ainda no roteiro musical, a dupla Guinga e Paulo Sérgio Santos toca "Brasileiro", Zé Paulo Becker apresenta o "Rala Bucho", Carol Saboya interpreta "Draganjo", e Ricardo Villas traz a "Sopa de água na boca".

Domingos, 22h

Reapresentação na MEC AM: terça às 22h

Produção e apresentação: Tárik de Souza

Saiba mais:
Página do Programa

Segunda-feira (27/12)

Roda de Choro – 18h (MEC FM)

Nó em pingo d'água – Parte I

Nessa primeira parte do especial sobre o conjunto Nó em Pingo D'água, o Roda de Choro apresenta os discos do conjunto desde sua fundação nos anos 80. O conjunto toca ao lado de Antonio Adolfo e interpreta o repertório de João Pernambuco, Jacob do Bandolim, Sivuca, Cesar Camargo Mariano e Hermeto Pascoal.

Seleção Musical:

Interrogando

Grauna

Rosa Carioca

Sons de Carrilhões

Nosso Encontro

Viola Violada

Curumim

Assanhado

Biruta

Bole-Bole

Receita de samba

Segundas, 18h

Produção e apresentação: João Carlos Carino

Saiba mais:
Página do Programa

Quarta-feira (29/12)

Eletroacústicas – 0h (MEC FM)

Desdobramentos da Computer Music - Parte I

Essa semana o Eletroacústicas apresenta o primeiro de três programas sobre o uso do computador na música e suas influências. No programa dessa semana, o enfoque é no trabalho do compositor francês Tristan Murail, um dos expoentes da música espectral. No repertório temos "Désintégrations", de 1983, pela Ensemble Intercontemporain, com regência de David Robertson.

Quartas, 0h

Produção e apresentação: Rodrigo Cicchelli

Saiba mais:
Página do programa

Ao Vivo Entre Amigos – 17h (MEC AM)

Tiãozinho da Mocidade

O Ao Vivo Entre Amigos dessa quarta-feira se dedica ao lançamento do álbum "Mulekê Tião", do compositor Tiãozinho da Mocidade. Tiãozinho é diretor cultural da Velha Guarda da Mocidade , diretor artístico da Velha Guarda Musical da Escola e membro do Conselho de Samba do Rio de Janeiro. O disco apresenta um pouco da sua história e da Mocidade Independente de Padre Miguel, e será incluído no acervo do Centro de Memórias do Samba da Zona Oeste. Tiãozinho é autor de sambas de enredo antológicos, como "Como Era Verde o Meu Xingu", "Ziriguidum 2001?, "Carnaval nas Estrelas", "Vira Virou a Mocidade Chegou" e "Chê Chuá, As Águas Vão Rolar".

Quartas, 17h

Produção: Lídia Costa e Marina Barreto

Apresentação: Marina Barreto

Saiba mais:
Página do Programa

Quinta-feira (30/12)

Kinoscope – 22h (MEC FM)

Ano Novo

Na última semana do ano, Kinoscope elege a melhor trilha sonora de 2010. O trabalho escolhido é o de Alexandre Desplat, responsável pela trilha de "O Escritor Fantasma", do diretor franco-polonês Roman Polanski. O programa apresenta ainda outros destaques do ano entre filmes brasileiros e estrangeiros.

Quintas, 22h

Produção e apresentação: Fabiano Canosa

Saiba mais:
Página do Programa

Som Vocal – 22h (MEC AM)

Coral Fiocruz

O Som Vocal dessa semana recebe o Coral da Fundação Oswaldo Cruz. O grupo foi criado em 1998, e fez sua estreia na Candelária ao lado dos Canarinhos de Petrópolis na comemoração do centenário da Fiocruz.

Em 2003, o Coral da Fiocruz gravou seu primeiro álbum. No repertório, um passeio por um século de mentalidades, concepções e práticas de saúde pública, descritas em músicas ousadas e divertidas. Esse ano, o grupo tem apresentado um repertório em homenagem ao centenário de Noel Rosa. O coral tem regência de Paulo Malaguti e coordenação de Maria Clara Barbosa.

Quintas, 23h

Produção e apresentação: Livio Tragtenberg

Saiba mais:
Página do Programa

Sexta-feira (31/12)

Seresta Viva – 23h (MEC AM)

Tributo de Ivan Lins a Noel Rosa – Parte II

Nessa sexta, o Seresta Viva apresenta a segunda parte da homenagem do cantor e compositor Ivan Lins a Noel Rosa. A obra de Noel ganha novos arranjos e aparece no programa na voz de diversos interpretes além de Ivan Lins, tais como Nana Caymmi, Chico Buarque, Leila Pinheiro, Zé Renato, Arlindo Cruz, MPB4, Caetano Veloso, Emílio Santiago e Fátima Guedes.

No repertório: "Feitiço da Vila", "Boa Viagem", "Três Apitos", "Quantos Beijos", "Último Desejo", "A. B. Surdo", "Cidade Mulher", "Mentir", "Meu sofrer", "Palpite infeliz", "Pierrot Apaixonado", "Com que roupa", "Rir", "Estrela da Manhã", "Para atender a Pedidos" e "Quem ri melhor"

Sextas, 23h

Produção e apresentação: João Carlos Carino

Saiba mais:
Página do Programa

Sábado (1º/12)

Música e Músicos do Brasil – 12h (MEC FM)

"Lembranças da Serra do Orobó?

Essa semana, o Música e Músicos do Brasil se dedica ao lançamento do álbum "Lembranças da Serra do Orobó?, de Nelson Macedo com o violonista Mario Ulloa. O trabalho conta com os convidados especiais Adriana Clis (mezzo soprano), Márcio Mallard (viloncelista), Daniel Guedes (violinista) , Gabriela Queiroz (violinista), Benardo Fantini (violista) e Sandrino Santoro (contrabaixista).

Sábados, 12h

Produção e apresentação: Lauro Gomes

Saiba mais:
Página do Programa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado