TV Brasil - Expedições - Baía de Guanabara, por Elmo Amador
Baía de Guanabara. Em tupi-guarani significa "Braço de Mar", um lugar de acontecimentos históricos. Descoberta pelos portugueses em janeiro de 1502, foi confundida como a foz de um grande rio e foi então chamada de Rio de Janeiro, dando nome à cidade e ao estado. Localizada no sudeste do Brasil, a Guanabara é uma das mais conhecidas baías do país.
O programa Expedições que vai ao ar na terça (7), às 19h30, faz uma homenagem a um dos maiores especialistas em Baía de Guanabara: o geógrafo Elmo Amador que, por três décadas, estudou esse complexo sistema ecológico.
Considerado um dos mais belos sítios ecológicos do Brasil, é também um dos mais ameaçados. Em suas margens, o Rio de Janeiro foi crescendo e se tornando uma megalópole. Com o crescimento urbano desordenado, a Baía de Guanabara se tornou vítima da poluição dos esgotos domiciliares e industriais, além do entulhamento por lama e lixo. Foram diversas as tentativas e projetos de recuperação desse complexo sistema.
Elmo desenvolveu uma série de importantes estudos com recomendações urgentes, como a conclusão do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG). Para o especialista, a Baía ainda é viável, ela precisa somente de uma oportunidade e de bons projetos para sua recuperação.
Horário: 19h30 TV Brasil
Comentários