Film&Arts: Ciclo especial inédito: A ARTE E A II GUERRA MUNDIAL


Film&Arts apresenta em novembro um ciclo especial composto por uma ópera e 3 documentários que mostram, de diferentes ângulos, como a guerra afetou as criações dos artistas, suas vidas e como continua sendo uma fonte de inspiração para os criadores contemporâneos.

DOCUMENTÁRIO INÉDITO
The rape of Europe
ESTREIA:
Parte 1: Quinta-feira 7 às 21.00 h.
Parte 2: Quinta-feira 14 às 21.00 h.
Este poderoso documentário conta a épica história do roubo sistemático, da destruição deliberada e da milagrosa sobrevivência dos tesouros da Arte Européia durante o Terceiro Reich e a Segunda Guerra Mundial. Por vinte longos anos, os nazistas saquearam e destruíram arte em uma escala sem precedentes na história. Mas profissionais do ramo artístico e heróis comuns, desde caminhoneiros a funcionários de grandes lojas, lutaram para proteger, resgatar e devolver os milhões de tesouros perdidos, ocultados e roubados. Atualmente, o legado desta trágica história continua tendo como resultado famílias de colecionadores de importantes peças de arte saqueada, conservadores dedicados a reparação de danos e nações disputando o destino dos restos artísticos da guerra.

DOCUMENTÁRIO INÉDITO
Wonders Are Many
Os bastidores da ópera Dr. Atomic.
ESTREIA: Quinta-feira 21 às 20.30 h.
“Wonders are many” é um documentário que segue o compositor John Adams e o diretor Peter Sellars no transcurso do ano que trabalharam para transformar a lenda de J. Robert Oppenheimer num drama musical como nenhum outro: o estranho e maravilhoso Dr. Atomic.  A criação da ópera se desenvolve enquanto Sellars e Adams lutam para fazer arte com a mais selvagem arma da história, o documentário explora os inquietantes 60 anos da história das armas nucleares. Mostra fatos reais por trás do drama em cena e as acidentais ações (e não ações) dos homens trabalhando no primeiro dispositivo nuclear. Implicitamente ao longo da obra, num presente que convive com o terrorismo, a proliferação nuclear e a luta contra essa proliferação, surge a pergunta: Como a arte pode fazer história na atualidade política? O documentário realiza uma poderosa afirmação que, como entenderam os gregos, “a arte pública é essencial para o bem público”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio