Programa ‘Navegador’ debate a inovação e antecipa tendências na GloboNews


 

Nova atração, que estreia no sábado, dia 09, é apresentada por Alê Youssef, Hermano Vianna, José Marcelo Zacchi e Ronaldo Lemos

 

O que é inovação? Quais são as próximas tendências dos quatro cantos do planeta? Em 'Navegador', novo programa da GloboNews, os quatro amigos  Alê Youssef, Hermano Vianna, José Marcelo Zacchi e Ronaldo Lemos se juntam para debater, semanalmente, o que está acontecendo ou irá acontecer na política, na cultura, no comportamento e na tecnologia, discutindo suas consequências para a vida das pessoas. A atração vai ao ar a partir de sábado, dia 09 de novembro, às 20h30.

 

"Navegador é um programa sobre inovação e apresenta, através de um papo entre amigos de longa data, o que há de mais promissor em diferentes campos. Será um espaço para discutir com o público pequenas revoluções em nossas vidas", descreve Alê Youssef, o âncora do programa, que assume a responsabilidade de intermediar a conversa com o grupo, costurando os temas da semana. "Nosso objetivo é estimular a conversa sobre inovação e as atividades inovadoras no Brasil. Desejamos que o país seja cada vez mais inovador, que cada um dos nossos links inspire mais gente a criar coisas novas que tornem o mundo mais interessante", explica o antropólogo Hermano Vianna.  Zé Marcelo Zacchi acrescenta a importância da inovação para o bem-estar da sociedade: "Para mim, inovação é tudo o que cada um pode fazer para tornar o mundo melhor e mais belo. O 'Navegador' está aqui para tentar explorar, interpretar e curtir tudo que de novo se produz no mundo para isso".  

 

Amigos de anos, o quarteto sempre trocou ideias e novidades através da internet ou em encontros privados. A ideia de abrir estas conversas para o público foi muito bem recebida pelo canal. "De imediato, compramos a ideia do programa. Estamos animados. Essa estreia é uma das grandes apostas do canal para o final desse ano", conta a diretora da GloboNews, Eugenia Moreyra. "Sempre que descobrimos novidades que consideramos importantes e que têm pouca divulgação, trocamoslinks e comentários entre nós quatro, em um intercâmbio permanente, mesmo quando estamos separados por distâncias intercontinentais. Ficamos então com vontade de compartilhar essas descobertas com mais gente. O programa já nasce com um canal aberto para que o público possa também nos indicar o que considerada inovador e o que precisa ser mais conhecido, fazendo parte de uma conversa cada vez mais ampla", conta Hermano.

 

Além do quarteto, um novo personagem entra em cena para tornar as discussões ainda mais ricas e completas: uma moderna mesa com tecnologia touchscreen que funciona como um tablet gigante, desenvolvida pela equipe de Engenharia da emissora especialmente para o programa, de onde os apresentadores tiram os links e temas do debate e ilustram as discussões da semana. "Os quatro têm uma afinidade fabulosa, e o trabalho se desenrolou com uma grande naturalidade. O nosso maior desafio neste novo projeto foi, sem dúvida, o tecnológico. O Renato Rodrigues, da Engenharia da Globo, desenvolveu essa moderna mesa sensível ao toque, e é a primeira vez que um aparato deste tipo é usado na televisão brasileira", conta Cristina Aragão, diretora do programa.

 

A cada semana, o público encontrará no site da GloboNews, no endereço www.g1/globo.com/globonews,  os links apresentados pelo quarteto durante o programa para que possa continuar a navegação e se aprofundar nos assuntos que lhe despertam mais interesse. "A ideia do programa é fazer um convite à navegação, para que a conversa continue e frutifique depois. E também queremos ver as sugestões da audiência!", conta Ronaldo Lemos.

 

Primeiro Episódio

Na edição de estreia, que vai ao ar no sábado, dia 09, o 'Navegador'  mergulha em uma discussão sobre o consumismo contemporâneo que ameaça o planeta. Os quatro navegadores também apresentam ao telespectador algumas inovações fora do radar, como  a ideia de Evans Wadongo, um jovem queniano de 27 anos que criou um tipo de lanterna alimentada por energia solar, e o trabalho do engenheiro John Dabiri,  que, observando os movimentos de peixes, conseguiu adaptar as técnicas usadas por esses animais ao se locomover no mar para otimizar a potência de turbinas de energia eólica.

 

Os Navegadores

 

Alê Youssef

Alê Youssef é advogado, comentarista do programa 'Esquenta!', da Globo, colunista político da Revista Trip, diretor artístico e sócio do Studio RJ e Presidente do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta.

Fundou e dirigiu entre 2005 e 2013 o Studio SP, casa de shows e artes que se consolidou como importante plataforma de lançamentos para a nova cena musical brasileira, centro de referência de vanguarda das vanguardas criativas da cidade e um dos símbolos da revitalização urbana pela arte no centro de São Paulo. Em 2005, foi um dos criadores do site multicultural Overmundo, primeiro site brasileiro 100% colaborativo, que se tornou alternativa de divulgação e visibilidade para artistas de todo o Brasil e pelo qual ganhou o Golden Nica (Grande Prêmio Mundial de Arte Digital) do festival Ars Electronica na Austria.

Atuou também como curador de diversos festivais e projetos de fomento cultural pelo país, tais como Petrobrás Cultural, Natura Musical, Conexão Vivo, Planeta Terra, Campus Party, Virada Cultural de São Paulo etc.

Entre 2001 e 2004, foi Coordenador de Juventude da Prefeitura de São Paulo, período em que produziu diversos festivais e projetos de valorização da cultura jovem.

Em 1999, foi assessor especial do Ministro da Justiça José Carlos Dias.

 

Hermano Vianna

É antropólogo. Atualmente trabalha na criação do 'Esquenta!', da Globo. Na televisão já foi criador, redatorroteirista de programas e séries como 'Central da Periferia''Brasil Legal''Programa Legal''Além-Mar''Baila Caribe!''African Pop', além de consultor em novelas como 'Cheias de Charme'. Na internetfoi um dos criadores do site Overmundo e do blog Obra em Progresso, de Caetano Veloso. Realizou também o projeto Música do Brasil, que produziu série de TV, caixa de CDs e livro. Foi curador de festivais como Percpan, Carlton Artes e Tim Festival. É autor dos livros "O Mundo Funk Carioca" e "O Mistério do Samba". Escreve coluna semanal no Segundo Caderno do jornal O Globo.

 

José Marcelo Zacchi

É diretor da Associação Casa Fluminense e pesquisador associado do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade / IETS. Foi diretor do Instituto Pereira Passos / IPP, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, do site Overmundo e do Instituto Sou da Paz. Graduado em direito pela Universidade de São Paulo, foi ainda chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, assessor especial da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, e consultor do ONU-HABITAT, BID e Banco Mundial, entre outras atividades relacionadas à política social e urbana no Brasil e na América Latina. É consultor e comentarista do programa 'Esquenta!', da Globo, e colaborou ao longo do percurso com publicações variadas e outros projetos de internet e TV. Nascido e criado em Ilhéus, na Bahia, morou em São Paulo e Brasília, e vive há 10 anos no Rio de Janeiro.

 

Ronaldo Lemos

É advogado, professor e pesquisador, especialista em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual. É professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, conveniado à UERJ, e diretor do Creative Commons Brasil. É sócio do escritório Pereira Neto Macedo Advogados, coordenando a área de mídia e propriedade intelectual. Foi professor visitante na universidade de Princeton e é atualmente pesquisador visitante e representante do MIT Media Lab para o Brasil. É cofundador do Overmundo, vencedor do Golden Nica do Prix Ars Electronica na categoria Comunidades Digitais. Foi um dos fundadores da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro em 2002. Escreve semanalmente para a Folha de São Paulo e mensalmente para a Revista Trip. Publicou, dentre outros, os livros "Direito, Tecnologia e Cultura" (2005), "Tecnobrega: O Pará Reinventando o Negócio da Música" (2008) e "Futuros Possíveis" (2013).

 

Foto - Alê Youssef, Hermano Vianna, José Marcelo Zacchi e Ronaldo Lemos

Crédito - Globo / Aline Massuca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

DISNEY+ REVELA TRAILER E ARTE DE STAR WARS: HISTÓRIAS DO IMPÉRIO

Em ação inédita, Sabor & Arte desenvolve campanha publicitária para a Semorin