Tradição alagoana, o folguedo natalino Guerreiros é tema de documentário inédito no SescTV
A atração estreia no dia 07/11, quinta, às 21h30, e traz depoimento do Mestre Nivaldo,declarado Patrimônio Vivo, morto em julho deste ano
Em Maceió – AL, a série Coleções, que aborda os principais elementos da cultura brasileira, conhece um dos autos populares mais importante do estado, o Guerreiros, folguedo natalino que mistura Reisado, Auto dos Caboclinhos, Chegança, Pastoril e Quilombos. Com direção de Belisario Franca, o programa estreia no dia 07/11, quinta, às 21h30. Depoimentos de especialista, artista plástica e mestres de Guerreiros discorrem sobre esta manifestação cultural que surgiu em Alagoas entre 1927 e 1929.
O programa conversa com Mestre Nivaldo, que foi declarado Patrimônio Vivo de Alagoas e morreu em julho deste ano, aos 81. Um dos pioneiros na encenação do Guerreiros no estado de Alagoas, ele expõe sua paixão pelo Guerreiros.
Formado por grupos que usam roupas coloridas, prevalecendo o vermelho, e chapéus em formato de igreja, este ato popular é dançado ao som de acordeões, pífanos, pandeiros e tambores, principalmente no período natalino. Canções e versos improvisados acompanham a apresentação.
A produção entrevista, entre outros, o Mestre Juvenal, que conta como é encenada a dança; a artista plástica Beta Basto, que já pintou mais de 100 telas com o tema Guerreiros; e o especialista Ivan Barsand, que conversa sobre as diferentes partes dessa manifestação e sobre seus personagens.
Uma visita ao Museu Théo Brandão de Teologia e Folclore, na Universidade Federal de Alagoas, onde está a sala do Guerreiros e da Cultura, criada em 2002, também é contemplada no documentário.
Comentários