‘Cidades e Soluções’ vai à China mostrar a busca do maior poluidor do planeta por soluções sustentáveis

 

Um dia respirando em Pequim tem o mesmo efeito que fumar um maço e meio de cigarros

 

A China vive a pior tragédia ambiental de sua história. Além de liderar o ranking dos maiores poluidores do mundo, o país contabiliza aproximadamente 500 mil mortes precoces por ano causadas ou agravadas pela fumaça. O programa 'Cidades e Soluções' acompanha de perto a guerra declarada do país contra a poluição do ar e mostrar o que está sendo feito hoje em favor de um modelo de desenvolvimento mais limpo. As matérias especiais vão ao ar no programa 'Cidades e Soluções' dos dias dos dias 17 e 24 de setembro, na GloboNews.

 

No auge da poluição, no inverno, um dia respirando em Pequim tem o mesmo efeito do que fumar um maço e meio de cigarros. Os chineses se protegem como podem: com máscaras, filtros de ar em ambientes fechados e até aplicativos que informam de hora em hora a qualidade do ar em diferentes cidades. Ninguém sai de casa ou do trabalho sem consultá-lo. Dependendo do nível de poluição, as escolas são obrigadas a confinar alunos em salas de aula e ambientes internos para evitar que eles tenham contato com o ar envenenado. O programa presencia um desses momentos de confinamento compulsório em uma escola com 1.100 alunos nos arredores de Pequim.

 

Resolver esta equação não é fácil, já que há muitos fatores que dificultam o processo. Enquanto 80% da matriz energética do país é baseada no carvão mineral, o  mais poluente de todos os combustíveis fósseis, um milhão de novos veículos são licenciados por mês, consumindo milhões de toneladas de gasolina e óleo diesel por ano, contribuindo ainda mais para o aumento da poluição. Com isso, a China já ultrapassou os Estados Unidos como o maior poluidor do planeta e principal vilão do aquecimento global.

 

Mas apesar de todos esses problemas – ou justamente por conta deles – a China é também hoje referência na busca de soluções sustentáveis. O programa vai a Baoding, a 158 km de Pequim, para visitar a maior fábrica de placas solares do mundo e mostrar o que está sendo feito em favor de um modelo de desenvolvimento mais limpo, além de conferir as principais atrações da maior feira de energias renováveis da Ásia.

 

O primeiro 'Cidades e Soluções' especial sobre a China vai ao ar nesta quarta-feira, dia 17, às 23h30, na GloboNews.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado